Na dúvida, museu holandês retém colecção de ouro da Crimeia

Uma colecção de ouro dos Citas pertencente a quatro museus da Crimeia e apresentada na exposição “Crimeia: Ouro e Segredos do Mar Negro” vai permanecer na Holanda, e só será devolvida após uma decisão judicial, informou o director do Museu Central Tauris, na Crimeia, Andrei Malgin.

A colecção de ouro cita foi enviada pelos museus da Crimeia ao Allard Pierson Museum, o museu arqueológico da Universidade de Amsterdão, no início de fevereiro, antes da declaração de independência da Crimeia e sua posterior integração na Federação Russa.

A colecção conta com objectos arqueológicos de cinco museus, incluindo quatro da Crimeia, um dos quais o Museu Central Tauris.

Após o encerramento da exposição, no passado dia 18, o Ministério da Cultura da Ucrânia declarou que os objectos da exposição deveriam ser devolvidos a Kiev, visto que foram registados como propriedade da Ucrânia.

Segundo a RVR, o museu arqueológico holandês decidiu não vai enviar a colecção de ouro Cita, nem à Ucrânia nem à Crimeia, até que haja uma decisão de um juiz competente ou acordo entre as partes.

Os Citas foram um grupo misterioso de povos que habitou um vasto território onde se inclui a atual Crimeia e que dominou as estepes da Eurásia (Romênia, Moldávia, Ucrânia e Rússia meridional) entre o ano 700 AC e 300 AC. Quando um guerreiro Cita morria, o seu cavalo era morto e recebia um enterro honroso.

ZAP / RVR

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.