Myanmar proíbe minorias de votar, incluindo 1,1 milhões de Rohingya

European Parliament / VisualHunt

Aung San Suu Kyi no Parlamento Europeu

Myanmar prepara-se para a segunda eleição geral do país desde o fim do regime militar, numa votação que deve devolver o poder a Aung San Suu Kyi, mas que excluirá cerca de 2,6 milhões de eleitores de minorias étnicas.

Diferente do que aconteceu em 2015, as eleições deste ano no Myanmar estão ofuscadas pela pandemia do coronavírus, por uma crise económica e pelos intensos conflitos em algumas zonas do país – com militares acusados ​​de atrocidades, semelhantes às infligidas aos Rohingya em 2017, noticiou esta sexta-feira o Guardian.

Embora seja esperado que a Liga Nacional para a Democracia (NLD) fique no poder, devido à popularidade da líder do partido, Aung San Suu Kyi, existe uma apatia crescente e um profundo ressentimento entre as minorias étnicas.

Estima-se que 1,5 milhões de eleitores desses grupos, residentes em áreas afetadas pelos conflitos, não terão permissão para participar das eleições, aparentemente por motivos de segurança. Entre esses estão os budistas Rakhine, que puderam votar em 2015, mas que estão agora privados desse direito. Além disso, cerca de 1,1 milhões de Rohingya, a quem foi negada a cidadania e os direitos de voto, serão excluídos.

A decisão de proibir as votações em muitas das comunidades provavelmente alimentará os confrontos ali existentes, frisou o Guardian, numas eleições em que aproximadamente 38 milhões de pessoas serão elegíveis para ir às urnas – incluindo cinco milhões de jovens que votarão pela primeira vez – e 90 partidos vão competir com a NLD.

Segundo a constituição, um quarto dos assentos parlamentares é reservado aos militares. Esta semana, o chefe do Exército, Min Aung Hlaing, afirmou o seu poder numa rara entrevista, acusando o governo civil de “erros inaceitáveis” na corrida para as eleições, descrevendo os militares como os “guardiões” do país.

A participação eleitoral deverá ser menor do que em 2015, em parte devido ao aumento da apatia civil. A Federação de Sindicatos de Estudantes convocou um boicote, acusando o governo de não conseguir realizar reformas democráticas, com alguns dos seus membros a enfrentar até cinco anos de prisão por envolvimento em protestos antigovernamentais.

O medo do coronavírus também pode impedir algumas pessoas de irem às urnas. Aung San Suu Kyi decidiu avançar com uma eleição, apesar do aumento de casos em agosto.

“Muitas pessoas, inclusive eu, gostariam que ela [Aung San Suu Kyi] adiasse as eleições por apenas um mês”, disse Khin Zaw Win, diretor do Instituto Tampadipa, em Yangon. As restrições impostas para conter o surto tornaram a campanha mais difícil para os partidos menores, de base étnica, que não têm acesso à media estatal.

Moe Thuzar, coordenadora do programa de estudos sobre Myanmar no Instituto ISEAS-Yusof Ishak, em Singapura, disse que a eleições foram um momento importante na transição do regime militar. “Apesar das falhas, as eleições de 2020 em Myanmar ainda são um marco no esforço de democratização”, acrescentou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …