Mutação genética pode ser a culpada por não conseguir deixar de fumar

Uma mutação presente em 35% dos europeus não só aumenta o risco de dependência da nicotina, como também de ter uma recaída, de acordo com uma equipa de cientistas franceses.

Porque é que algumas pessoas têm recaídas meses depois de deixar de fumar? Um grupo de cientistas franceses crê ter encontrado a resposta numa mutação genética, depois de realizar uma investigação em cobaias.

O estudo foi levado a cabo por investigadores do Intituto Pasteur e do Centro Nacional de Investigações Científicas (CNRS), em colaboração com a Universidade de Sorbonne e o Instituto Nacional de Saúde e da Investigação Médica (Inserm). Os resultados da investigação foram publicados, na passada quinta-feira, na revista Current Biology.

Os autores explicam que a nicotina causa vício ao unir-se aos recetores nicotínicos no cérebro, pelo que o consumo de tabaco de um determinado indivíduo está estreitamente relacionado com a sensibilidade de estes recetores, compostos por cinco subunidades (α1, α2, α3, α4 e α5).

Nos últimos anos, vários estudos genéticos demonstraram que uma mutação no gene CHRNA5 que codifica a subunidade α5 aumenta de forma significativa o risco de dependência da nicotina. Esta mutação está muito presente na população a nível mundial (por exemplo, em 35% dos europeus e até 50% da população do Médio Oriente).

Os cientistas tentaram determinar que etapa desta dependência se vê afetada por esta mutação e qual é o seu mecanismo de ação. Para isso, introduziram a mutação em cobaias e avaliaram o seu efeito sobre diversos comportamentos associados com a dependência da nicotina.

A pesquisa demonstrou que a mutação provoca um maior consumo de nicotina em doses muito altas, assim como um aumento na taxa de recaída. Da mesma forma, a investigação mostrou que este efeito está associado com uma redução da atividade neuronal no núcleo interpeduncular, uma estrutura cerebral com a maior concentração de subunidades de recetores nicotínicos α5.

Estes resultados sugerem que uma substância capaz de aumentar a atividade dos recetores nicotínicos que contêm a subunidade α5 “poderia reduzir o consumo de tabaco e diminuir o risco de recaída depois de deixar de fumar”, explica Uwe Maskos, um dos investigadores deste estudo.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …