Musk revela montanha-russa dolorosa no Twitter — e avança com nova “super app”

Elon Musk deu uma entrevista à BBC que não queria que acabasse, revelando os tempos difíceis vividos no Twitter. A X Corp dá os primeiros passos.

Não têm sido tempos propriamente fáceis para Elon Musk desde que comprou o Twitter. Numa entrevista concedida à BBC, o bilionário diz que tem sido “bastante doloroso” e “uma montanha-russa” gerir a rede social.

Não é por acaso que Musk admite vender a rede social cerca de meio ano depois de a ter comprado por um negócio avaliado em mais de 40 mil milhões de euros.

“Se estivesse confiante de que iriam perseguir rigorosamente a verdade, então suponho que ficaria contente por passar a empresa a outra pessoa”, atirou Musk. O magnata só vende à pessoa certa e admite que não o fará pelo valor que pagou. “Não quero saber do dinheiro”.

“O nível de dor tem sido extremamente alto, não tem sido nenhuma festa”, disse o CEO do Twitter em declarações à BBC, numa entrevista que foi transmitida em direto online.

A carga de trabalho faz com que às vezes durma no escritório, disse, acrescentando que tem um lugar num sofá de uma biblioteca “onde ninguém vai”.

O próprio admite que, por vezes, os seus tweets são polémicos: “Dei um tiro no pé com tweets várias vezes? Sim”.

Em tom de brincadeira, Musk disse que não é o CEO do Twitter, mas sim Floki, o seu cão. “Eu não sou o CEO do Twitter. O meu cão é o CEO do Twitter”, disse.

Em relação às finanças da empresa, Musk disse que a empresa está agora a conseguir lucro, depois de a maioria dos seus anunciantes voltar. Além disso, confessou que diminuir o número de trabalhadores de cerca de 8.000 para sensivelmente 1.500 não foi uma decisão fácil.

A conversa com o jornalista da BBC durou várias horas e o repórter, por várias vezes, tentou colocar um ponto final. “Normalmente o entrevistado abandona a entrevista. Elon Musk está a responder a questões no [Twitter] Spaces”, escreveu o jornalista James Clayton no Twitter.

X Corp, uma nova “super app”

Paralelamente, Elon Musk vai levando a cabo uma revolução silenciosa. A sua ideia é transformar o Twitter numa “super app” e o bilionário começa a dar os primeiros sinais disso.

De acordo com o jornal espanhol El Economista, documentos de um processo judicial em que a empresa está envolvida revelam que o Twitter deixou de ser uma empresa registada e passou a chamar-se X Corp.

“A compra do Twitter é um acelerador para criar o X, a aplicação para tudo”, disse Musk após a compra da rede social, em outubro do ano passado.

A ambição de Elon Musk passa por transformar a rede social numa aplicação em algo semelhante à app chinesa WeChat. Além de permitir chamadas, mensagens, fotos e vídeos, a “super app” permitiria ainda fazer compras, solicitar empréstimos, reservar e organizar viagens, pedir um táxi ou até assistir a um filme, entre outras coisas.

Entretanto, Musk já registou o domínio “x.com” e mais novidades podem estar para breve.

Daniel Costa, ZAP //

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