Musk revela equação para avaliar se uma ideia de negócio é viável

2

Elon Musk revelou as três perguntas a fazer de forma a tentar perceber se uma ideia de negócio é viável ou não. Tempo, recursos e matérias-primas estão na base.

Quando o assunto é inovação, Elon Musk é um verdadeiro mestre. Musk abriu em 2002 a sua primeira empresa, a Zip2. Vendeu-a à Compaq cinco anos mais tarde por 340 milhões de dólares, que usou para fundar o primeiro banco online do mundo. Este deu origem ao famoso PayPal, que vendeu ao eBay por 1,5 mil milhões de dólares. Além disso, fundou as já mundialmente conhecidas Tesla e SpaceX.

Como uma espécie de toque de Midas, Musk parece que consegue transformar qualquer ideia numa empresa viável.

Apesar das inúmeras empresas que ajudou a fundar e em que investiu, o controverso bilionário nascido na África do Sul não segue todas as ideias que lhe aparecem à frente. Em vez disso, escolhe-as criteriosamente através da sua “equação de inovação”, escreve a revista Inc.

“O que importa é o ritmo de inovação, acesso a recursos e matérias-primas”, disse Elon Musk em entrevista com Lex Fridman, investigador de Inteligência Artificial no MIT.

Seguem-se então três questões básicas:

  1. Quanto tempo é que lhe vai demorar a construir?
  2. Você tem acesso aos recursos certos?
  3. Você consegue obter as matérias-primas necessárias?

Esta é a resposta de Musk ao chamado “O Dilema do Fundador”, livro da autoria de Noam Wasserman, da Harvard Business School.

Por outras palavras, a “equação de inovação” de Elon Musk pode traduzir-se por: tempo mais pessoas mais materiais é igual a capacidade de inovar.

ZAP //

2 Comments

  1. O Musk tem que começar a usar essa equação nos projectos que está constantemente a anunciar e que depois ficam prai 90% pelo caminho…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.