Musk oferece 43 mil milhões de dólares para comprar Twitter e “transformar” rede social

1

O dono da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, fez uma proposta de 43 mil milhões de dólares para comprar o Twitter e “transformar” a rede social.

No início deste mês, Elon Musk comprou 9,2% das ações do Twitter, tornando-se no maior acionista da empresa. Ainda assim, o fundador da Tesla não se juntou ao conselho de administração.

“A nomeação de Elon para a direção devia ser oficialmente efetiva a 9 de abril, mas Elon partilhou nessa mesma manhã que já não se juntará à direção”, escreveu o presidente do conselho de administração do Twitter, Parag Agrawal.

O bilionário, que detém quase 73,5 milhões de ações da empresa, tinha-se tornado um crítico da rede social e tinha questionado se as regras “aderiam rigorosamente” ao princípio da liberdade de expressão.

Estas críticas tinham levantado dúvidas em alguns quadrantes, incluindo entre os próprios funcionários do Twitter, que estavam preocupados por Musk estar alegadamente a exercer um poder excessivo na empresa para alterar as regras de publicação, incluindo a proibição do antigo Presidente dos EUA, Donald Trump, cujas mensagens terão supostamente instigado o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

Agora, Elon Musk apresentou uma proposta para comprar as restantes ações da rede social por 43 mil milhões de dólares — cerca 37,6 mil milhões de euros.

“A minha oferta é a minha melhor e última oferta”, escreveu Musk ao chairman do Twitter, Bret Taylor, segundo o documento publicado esta quinta-feira, citado pelo Público.

“Investi no Twitter porque acredito no seu potencial de ser a plataforma para a liberdade de expressão em todo o mundo, e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia em funcionamento”, disse Musk, segundo o documento.

“No entanto, desde que fiz o meu investimento, agora percebo que a empresa não prosperará nem atenderá a esse imperativo social na sua forma atual. O Twitter precisa de ser transformado numa empresa privada”, lê-se ainda na proposta.

Após o anúncio, as ações do Twitter valorizaram 18% antes da abertura do mercado bolsista.

O presidente da Tesla e da SpaceX disse ainda que “se o negócio não resultar, teria de reconsiderar” a sua posição como acionista, por não confiar na gestão da empresa.

Todavia, Adam Crisafulli, da Vital Knowledge, disse à Bloomberg que a oferta é “demasiado baixa” para ser aceite pelos acionistas ou pela administração.

O Twitter vai “examinar com atenção” a oferta de Elon Musk para comprar a empresa por 54,2 dólares por ação, segundo anunciado esta quinta-feira.

Num comunicado, a rede social indica “ter recebido a oferta não solicitada e não vinculativa de Elon Musk para adquirir o conjunto das ações ordinárias em circulação da empresa ao preço de 54,2 dólares em numerário”.

“O Conselho de Administração da Twitter vai examinar com atenção a oferta para determinar a linha de conduta que considera melhor servir os interesses da empresa e de todos os acionistas”, adianta o grupo.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.