Uma música de Taylor Swift pode salvar a sua vida

1

JABMW14 / Flickr

Taylor Swift

A música “The Man” tem as batidas ideais para guiar uma pessoa que esteja a fazer suporte básico de vida manual.

Quando os fãs dizem que Taylor Swift lhes salvou a vida, não costumam estar a falar no sentido literal. Mas de acordo com a Associação Americana do Coração, uma música em particular da cantora pode mesmo ajudar a salvar vidas.

A organização revelou no Instagram que a canção “The Man“, lançada em 2019 no álbum “Lover”, tem a batida ideal para quem estiver a fazer a reanimação cardiorrespiratória manual a outra pessoa.

“Se vir um adolescente ou adulto desmaiar, telefone ao 911 (versão americana do 112), depois faça uma pressão forte e rápida no centro do peito”, lê-se na publicação, que aconselha a que se use uma canção com entre 100 e 120 batidas por minuto para marcar o ritmo da massagem cardíaca.

A canção “The Man”, que relata a experiência da cantora com sexismo na indústria da música e imagina como seria a sua carreira e imagem mediática se fosse um homem, tem o ritmo perfeito para quem estiver a fazer o suporte básico de vida.

De acordo com o INEM, no caso de estar na presença de alguém que pode estar em paragem cardiorrespiratória, deve primeiramente verificar se a pessoa está consciente e se há algo, como um engasgamento, que possa ter causado o desmaio.

Se a vítima não acordar, deve deitá-la de costas em cima de uma superfície rígida e colocar as mãos sobrepostas com os dedos entrelaçados em cima do seu peito. Deve depois pressionar o peito com os braços esticados e perpendiculares, podendo usar a batida da canção “The Man” como um indicador do ritmo.

Taylor Swift junta-se assim a vários outros artistas que também têm canções que podem ajudar a salvar vidas em casos de paragem cardiorrespiratória.

Stayin’ Alive”, dos Bee Gees, “Crazy in Love”, de Beyoncé, “Dancing Queen”, dos ABBA, “Sorry”, de Justin Bieber, “Just Dance” de Lady Gaga ou “I Will Survive”, de Gloria Gaynor também estão na lista de canções com as batidas ideias para quem está a fazer o suporte básico de vida. Há inclusivamente uma playlist no Spotify com várias canções com este ritmo.


Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

  1. Não faça isto em Portugal! Pode vir a ser processado judicialmente por não ter qualificação para fazer a massagem cardíaca!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.