Artistas japoneses fazem música eletrónica com leitores de código de barras

O projeto tem como principal objetivo dar uma nova vida aos equipamentos eletrónicos desatualizados, transformando-os em verdadeiros instrumentos musicais.

O código de barras chegou às lojas e aos supermercados para dar início a um grande passo tecnológico na indústria. Nestas superfícies comerciais, o sensor do scanner interpreta a luz refletida das linhas, transforma-a em texto que um computador traduz e, de seguida, o sistema de códigos de barras emite um sinal sonoro para confirmar uma digitalização bem sucedida.

Agora, o grupo japonês “Electronicos Fantasticos” revelou mais uma utilidade das conhecidas barras pretas e brancas: a criação de música.

Este grupo encontrou uma forma inovadora de criar música eletrónica, tornando os scanners de código de barras em verdadeiros instrumentos musicais. Ao passar o scanner nos variados padrões de linhas pretas e brancas, os dispositivos modificados tocam uma variedade de batidas percussivas e eletrónicas.

Ei Wada, mais conhecido como Crab Feet, é um artista e músico japonês que se dedica a transformar aparelhos eletrónicos antigos em instrumentos musicais. Além disso, é o cérebro por trás deste grupo de arte, música e tecnologia.

Este projeto dos códigos de barras deu o primeiro passo em 2018 e, desde então, os artistas têm vindo a apresentar as mais variadas interações, sem revelar muitos detalhes sobre o seu funcionamento.

O grupo explica apenas que o scanner “gera o som conectando o sinal digitalizado a uma saída de áudio”. Desta forma, os padrões dos códigos de barras tornam-se ondas sonoras.

Segundo o Boing Boing, o objetivo de Ei Wada é criar uma orquestra inteira com instrumentos reciclados. “Vamos poder ver DJs com uma caixa registadora durante o dia e códigos de barras à noite”, escreveu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …