Museu francês descobre que mais de metade do seu acervo é falso

Wikimedia

“Vue d’Elne” (1900), trabalho do pintor francês Étienne Terrus

Mais de 80 obras expostas no museu dedicado ao pintor francês Étienne Terrus, em Elne, nunca foram pintadas pelo artista. Segundo um especialista, alguns quadros retratavam edifícios construídos após a morte do pintor.

O museu Étienne Terrus, no sul da França, descobriu que metade das obras da sua colecção é falsa, segundo revelou o site do canal de TV francês France 3. De acordo com o site, a polícia investiga um caso de tráfico alargado de obras de pintores locais, depois da descoberta de 82 falsificações no museu, que fica na pequena cidade de Elne, nos Pireneus.

O escândalo foi descoberto pelo historiador de arte Eric Forcada, que, após um obras de restauro no museu francês, começou a suspeitar da autenticidade de algumas das pinturas da colecção.

O elemento-chave, segundo a emissora de rádio local France Bleu, foi o facto de alguns desses quadros retratarem edifícios construídos após a morte de Terrus, em 1922.

Perante a suspeita, uma comissão de especialistas foi criada para analisar todo o acervo do museu, vindo a concluir que 82 das obras do museu – cerca de 60% do total – não poderiam ser atribuídas ao pintor.

A Câmara Municipal de Elne, uma pequena cidade na Catalunha francesa, apresentou uma denúncia por falsificação e estimou que o prejuízo causado pelas obras ilegítimas tenha sido de 160 mil euros.

As pinturas, desenhos e aguarelas foram adquiridos pelo município, ao longo de duas décadas, para integrarem o museu Terrus, dedicado ao artista que nasceu e morreu na cidade.

Coloco-me no lugar dos visitantes que pagaram pelo bilhete e viram obras falsas. É inaceitável”, declarou o autarca de Elne, Yves Barniol. A entrada no museu custa 3 euros.

Segundo a France Bleu, a investigação aberta pelas autoridades francesas contra o tráfico de obras de arte inclui outros artistas, e o prejuízo pode estender-se a toda a região.

Étienne Terrus nasceu em 1857 e morreu em 1922 em Elne, embora tenha vivido a maior parte da vida em Roussillon, também nos Pirineus Orientais. Amigo próximo do pintor Henri Matisse, as suas obras retratam habitualmente as paisagens da região.

PARTILHAR

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …