“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Joseph Martin Kronheim / Wikimedia

Assassinato de Thomas Becket

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso é recordado através de uma exposição no Museu Britânico.

A morte de Thomas Becket gerou grande controvérsia no país, mas o impacto do seu assassinato também se refletiu na Europa, e isso será agora demonstrado através de uma exposição que poderá ser vista pela primeira vez no Museu Britânico.

Becket foi uma das figuras mais poderosas do seu tempo, tendo sido conselheiro real e mais tarde arcebispo de Cantuária. Envolvido num conflito com Henrique II de Inglaterra, pelos direitos e privilégios da Igreja, Becket foi assassinado pelos seguidores do rei na Catedral de Cantuária.



“Não é exagero dizer que este foi o crime do século”, refere Naomi Speakman, uma das co-curadoras da exposição.

No entanto, Becket não era apenas um clérigo sénior, pois tinha várias ligações a governantes e figuras da Igreja em toda a Europa, incluindo o papa. Talvez por isso, refere Speakman, a sua morte tenha sido alvo de uma grande controvérsia, não só no seu país de origem, como nos vários cantos da Europa.

“O nosso principal objetivo era pegar no que é considerado uma história britânica insular e reorientá-la e dizer que se trata de uma história europeia”, explicou Lloyd de Beer, outro co-curador.

Segundo o The Guardian, duas das exposições mais marcantes são provenientes da Suécia e da Noruega, onde o culto a São Tomás de Cantuária rapidamente se estabeleceu após a sua morte trágica, embora também se tenha espalhado pela Europa continental.

Entre as peças que vão estar em exibição, está uma fonte dramática, feita duas décadas após a sua morte e que retrata o assassinato numa série de cenas vivas – incluindo uma imagem do rei a dar aos seus soldados instruções explícitas para matar Becket.

Durante 850 anos, a fonte esteve numa igreja paroquial rural na vila de Lyngsjö, no sul da Suécia. Embora os paroquianos de hoje em dia ainda batizem os seus filhos na antiga fonte, muitos mal conhecem a história de Becket.

A exposição de Londres vai também mostrar uma caixa de relicário de ouro de Hedalen, proveniente da Noruega, que também irá deixar a sua casa pela primeira vez.

A caixa, em forma de igreja montada por duas cabeças de dragão, retrata a adoração dos Magos e o assassinato de Becket – uma posição que ilustra o significado do martírio do santo na época.

O Museu Britânico também irá expor uma série de outros caixões de ouro e esmalte feitos em Limoges, França, para homenagear o santo.

De Beer sugere que a popularidade de Becket na época também é justificada nos dias de hoje, pois este “representa uma pessoa que se ergue contra a autoridade real. É uma figura extremamente atraente como santo e como defensor dos direitos da igreja, mas também como defensor do povo contra a tirania real“, sustenta o curador.

A exposição em homenagem dos 850 anos do assassinato de Becket vai poder ser visitada no Museu Britânico entre 20 de maio e 22 de agosto.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …