/

Diálogo sobre o muro é “perda de tempo”. Trump quer avançar sozinho em fevereiro

1

Oliver Contreras / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Em entrevista ao New York Times, Donald Trump afirmou que as negociações com o Partido Democrata são “uma perda de tempo”. O prazo para a decisão final termina no dia 15 de fevereiro e a declaração de emergência nacional parece ser o cenário mais provável.

O Presidente norte-americano deu a entender que vai declarar estado de emergência nacional dentro de duas semanas para, desta forma, avançar com a construção do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México.

É certo que Donald Trump aceitou a proposta do Partido Democrata para voltar a discutir e a negociar a segurança na fronteira até dia 15 de fevereiro, a data do prazo para a decisão final. No entanto, numa entrevista ao New York Times, o Presidente norte-americano disse que essas conversações são “uma perda de tempo”.

Na sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, Trump prometeu a construção de um muro na fronteira com o México, uma das suas propostas de combate à imigração ilegal. Dois anos depois de assumir o controlo da Casa Branca, Trump ainda não conseguiu cumprir essa promessa.

Esta incapacidade de Donald Trump fazer jus à sua palavra tem-lhe valido duras críticas, nomeadamente de Ann Coulter, uma influente comentadora conservadora. Quando Trump cedeu à proposta do Partido Democrata para pôr fim ao mais longo shutdown da história dos EUA, Coulter chamou ao Presidente o maior “banana” de sempre na Presidência do país.

A mais poderosa carta na manga de Donald Trump é a emergência nacional. Se o Presidente a decretar poderá deslocar verbas do orçamento militar para iniciar a construção do muro.

Esta solução evita um novo shutdown e mostra aos apoiantes de Trump que o Presidente cumpriu a sua promessa. Todavia, o problema chega mais tarde: a decisão vai ser contestada nos tribunais e, enquanto não há uma decisão definitiva, é possível que cheguem as eleições presidenciais de 2020 e que um candidato do Partido Democrata entre na Casa Branca.

Além disso, o Público destaca que é também necessário expropriar muitos terrenos privados ao longo da fronteira, um processo que poderá demorar bastante tempo.

No entanto, não é espectável que haja um consenso no dia 15 de fevereiro. Por esse motivo, durante a entrevista ao jornal norte-americano, Donald Trump indicou que vai mesmo avançar para a declaração de emergência nacional.

“Preparei o caminho para fazer o que vou fazer”, concluiu.

ZAP //

1 Comment

  1. Mas então não era o México que ia pagar o muro?!
    Pois… andou a dizer palermices com a bíblia na mão durante a campanha e agora bate de frente com a realidade…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.