Diálogo sobre o muro é “perda de tempo”. Trump quer avançar sozinho em fevereiro

Oliver Contreras / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Em entrevista ao New York Times, Donald Trump afirmou que as negociações com o Partido Democrata são “uma perda de tempo”. O prazo para a decisão final termina no dia 15 de fevereiro e a declaração de emergência nacional parece ser o cenário mais provável.

O Presidente norte-americano deu a entender que vai declarar estado de emergência nacional dentro de duas semanas para, desta forma, avançar com a construção do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México.

É certo que Donald Trump aceitou a proposta do Partido Democrata para voltar a discutir e a negociar a segurança na fronteira até dia 15 de fevereiro, a data do prazo para a decisão final. No entanto, numa entrevista ao New York Times, o Presidente norte-americano disse que essas conversações são “uma perda de tempo”.

Na sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, Trump prometeu a construção de um muro na fronteira com o México, uma das suas propostas de combate à imigração ilegal. Dois anos depois de assumir o controlo da Casa Branca, Trump ainda não conseguiu cumprir essa promessa.

Esta incapacidade de Donald Trump fazer jus à sua palavra tem-lhe valido duras críticas, nomeadamente de Ann Coulter, uma influente comentadora conservadora. Quando Trump cedeu à proposta do Partido Democrata para pôr fim ao mais longo shutdown da história dos EUA, Coulter chamou ao Presidente o maior “banana” de sempre na Presidência do país.

A mais poderosa carta na manga de Donald Trump é a emergência nacional. Se o Presidente a decretar poderá deslocar verbas do orçamento militar para iniciar a construção do muro.

Esta solução evita um novo shutdown e mostra aos apoiantes de Trump que o Presidente cumpriu a sua promessa. Todavia, o problema chega mais tarde: a decisão vai ser contestada nos tribunais e, enquanto não há uma decisão definitiva, é possível que cheguem as eleições presidenciais de 2020 e que um candidato do Partido Democrata entre na Casa Branca.

Além disso, o Público destaca que é também necessário expropriar muitos terrenos privados ao longo da fronteira, um processo que poderá demorar bastante tempo.

No entanto, não é espectável que haja um consenso no dia 15 de fevereiro. Por esse motivo, durante a entrevista ao jornal norte-americano, Donald Trump indicou que vai mesmo avançar para a declaração de emergência nacional.

“Preparei o caminho para fazer o que vou fazer”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas então não era o México que ia pagar o muro?!
    Pois… andou a dizer palermices com a bíblia na mão durante a campanha e agora bate de frente com a realidade…

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …