Muro de Berlim caiu há 25 anos

antaldaniel / Flickr

A queda do Muro de Berlim junto à porta de Brandeburgo, 1989

 A Alemanha celebra este domingo os 25 anos da queda do Muro de Berlim com um programa que inclui Beethoven, exposições e uma versão de ‘Heroes’, de David Bowie, por Peter Gabriel.

As comemorações oficiais decorrem junto à porta de Brandeburgo, lugar simbólico da divisão da cidade entre 1961 e 1989.

As marcas do muro foram recuperadas na sexta-feira com uma fileira de 8.000 balões, com cerca de 15 quilómetros, instalada sobre o traçado do Muro que durante 28 anos dividiu a cidade em duas, pertencentes a dois mundos diferentes.

Nas celebrações oficiais, dissidentes da ex-RDA evocarão a vida no Leste, bem como a noite de 9 de novembro de 1989, quando o Muro foi derrubado.

“A atmosfera de festa nessa noite era autêntica e incrível”, descreveu o ator alemão Jan Josef Liefers, citado no comunicado.

Esta noite, os balões serão desatados e libertados na noite, no céu de Berlim, ao som da 9.ª Sinfonia do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Os berlinenses poderão assistir, primeiro, a um concerto da orquestra da ópera de Berlim, sob a direção do maestro argentino Daniel Barenboim.

Música mais contemporânea preencherá o resto da tarde, que terminará com a actuação do ex-vocalista dos Genesis, Peter Gabriel, que interpretará ‘Heroes’, o hino que David Bowie gravou em 1977 junto ao muro, quando residia na então Berlim ocidental.

O veterano do rock alemão Udo Lindenberg, que compôs em 1983 ‘Sonderzug nach Pankow’, canção em que gozava com o então líder da Alemanha oriental, Erich Honecker, estará também presente.

Angela Merkel irá inaugurar uma exposição no Memorial do Muro de Berlim.

Está igualmente prevista uma cerimónia paralela, na qual deverão participar o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, os prémios Nobel da Paz Mikhail Gorbatchov e Lech Walesa, respetivamente ex-presidente soviético e ex-dirigente do sindicato polaco Solidariedade que se tornou chefe de Estado da Polónia.

“Com estas celebrações, festejamos a revolução pacífica e a queda do Muro”, sublinhou o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert.

“Pensaremos nas muitas pessoas, corajosas e determinadas, que, com persistência, se manifestaram, tornando possíveis os felizes acontecimentos de 09 de novembro de 1989 e, em consequência, à reunificação da Alemanha“, em 1990, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …