Muro de Berlim caiu há 25 anos

antaldaniel / Flickr

A queda do Muro de Berlim junto à porta de Brandeburgo, 1989

 A Alemanha celebra este domingo os 25 anos da queda do Muro de Berlim com um programa que inclui Beethoven, exposições e uma versão de ‘Heroes’, de David Bowie, por Peter Gabriel.

As comemorações oficiais decorrem junto à porta de Brandeburgo, lugar simbólico da divisão da cidade entre 1961 e 1989.

As marcas do muro foram recuperadas na sexta-feira com uma fileira de 8.000 balões, com cerca de 15 quilómetros, instalada sobre o traçado do Muro que durante 28 anos dividiu a cidade em duas, pertencentes a dois mundos diferentes.

Nas celebrações oficiais, dissidentes da ex-RDA evocarão a vida no Leste, bem como a noite de 9 de novembro de 1989, quando o Muro foi derrubado.

“A atmosfera de festa nessa noite era autêntica e incrível”, descreveu o ator alemão Jan Josef Liefers, citado no comunicado.

Esta noite, os balões serão desatados e libertados na noite, no céu de Berlim, ao som da 9.ª Sinfonia do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Os berlinenses poderão assistir, primeiro, a um concerto da orquestra da ópera de Berlim, sob a direção do maestro argentino Daniel Barenboim.

Música mais contemporânea preencherá o resto da tarde, que terminará com a actuação do ex-vocalista dos Genesis, Peter Gabriel, que interpretará ‘Heroes’, o hino que David Bowie gravou em 1977 junto ao muro, quando residia na então Berlim ocidental.

O veterano do rock alemão Udo Lindenberg, que compôs em 1983 ‘Sonderzug nach Pankow’, canção em que gozava com o então líder da Alemanha oriental, Erich Honecker, estará também presente.

Angela Merkel irá inaugurar uma exposição no Memorial do Muro de Berlim.

Está igualmente prevista uma cerimónia paralela, na qual deverão participar o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, os prémios Nobel da Paz Mikhail Gorbatchov e Lech Walesa, respetivamente ex-presidente soviético e ex-dirigente do sindicato polaco Solidariedade que se tornou chefe de Estado da Polónia.

“Com estas celebrações, festejamos a revolução pacífica e a queda do Muro”, sublinhou o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert.

“Pensaremos nas muitas pessoas, corajosas e determinadas, que, com persistência, se manifestaram, tornando possíveis os felizes acontecimentos de 09 de novembro de 1989 e, em consequência, à reunificação da Alemanha“, em 1990, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …