//

Black Lives Matter. Há um mural contra o racismo visível do Espaço

1

Um mural icónico em homenagem ao movimento #BlackLivesMatter em Washington DC, nos Estados Unidos, apareceu recentemente numa imagem de satélite.

A Planet, uma empresa de observação da Terra que geralmente tira fotografias de fenómenos como mudanças ambientais, mostrou o novo mural de Washington DC numa fotografia que publicou na rede social Twitter.

A fotografia foi publicada sem qualquer texto a acompanhar, mas foi publicada alguns dias depois de o Planet ter publicado uma declaração a dizer que “se solidarizam” com aqueles que protestam contra o tratamento desigual da comunidade negra em manifestações em todo o país e, de facto, em toda a Terra, depois da morte de George Floyd sob custódia policial.

Um dos astronautas mais famosos do mundo aplaudiu a fotografia do Planet. “Que coisa soberba, esperançosa e humana de se ver do Espaço”, escreveu o astronauta canadiano aposentado Chris Hadfield.

Milhares de pessoas têm protestado, escrito artigos e pedido ações nas redes sociais para mostrar o seu apoio à igualdade racial. Vários outros astronautas também publicaram sobre o movimento #BlackLivesMatter nas suas próprias contas do Twitter.

“Eu também! Isso aconteceu hoje na minha pequena cidade americana”, escreveu a astronauta da NASA, Jeanette Epps, juntamente com uma fotografia de manifestantes ajoelhados. “Ajoelhamo-nos durante 8 minutos e 56 segundos. Um jovem local da escola de ensino médio Clear Brook organizou. Estou muito orgulhosa dele!”

A astronauta da NASA, Jessica Meir, que participou nas primeiras caminhadas espaciais no início deste ano, publicou uma imagem em preto no #BlackOutTuesday na semana passada.

Victor Glover, astronauta da NASA, escreveu vários tweets sobre #BlackLivesMatter.

Leland Melvin, astronauta aposentada da NASA, impulsionou um tweet de Danielle Gunn, da Planetary Society, sobre uma queixa sobre brutalidade policial que a astronauta da NASA Mae Jemison (agora aposentada) apresentou em 1996, quatro anos depois de Jemison ter sido a primeira mulher negra a voar no espaço. “Eu não sabia disto”, disse Melvin.

Jemison também escreveu: “Hoje exige que tenhamos orgulho não só de alcançar o céu, mas também de alturas sustentadas de decência, verdade, compaixão e justiça para todos, agora!”.

A morte de Floyd, que contava 46 anos, aconteceu depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de a vítima dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Mais de 10.000 pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três outros agentes foram, entretanto, acusados por cumplicidade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.