Black Lives Matter. Há um mural contra o racismo visível do Espaço

Um mural icónico em homenagem ao movimento #BlackLivesMatter em Washington DC, nos Estados Unidos, apareceu recentemente numa imagem de satélite.

A Planet, uma empresa de observação da Terra que geralmente tira fotografias de fenómenos como mudanças ambientais, mostrou o novo mural de Washington DC numa fotografia que publicou na rede social Twitter.

A fotografia foi publicada sem qualquer texto a acompanhar, mas foi publicada alguns dias depois de o Planet ter publicado uma declaração a dizer que “se solidarizam” com aqueles que protestam contra o tratamento desigual da comunidade negra em manifestações em todo o país e, de facto, em toda a Terra, depois da morte de George Floyd sob custódia policial.

Um dos astronautas mais famosos do mundo aplaudiu a fotografia do Planet. “Que coisa soberba, esperançosa e humana de se ver do Espaço”, escreveu o astronauta canadiano aposentado Chris Hadfield.

Milhares de pessoas têm protestado, escrito artigos e pedido ações nas redes sociais para mostrar o seu apoio à igualdade racial. Vários outros astronautas também publicaram sobre o movimento #BlackLivesMatter nas suas próprias contas do Twitter.

“Eu também! Isso aconteceu hoje na minha pequena cidade americana”, escreveu a astronauta da NASA, Jeanette Epps, juntamente com uma fotografia de manifestantes ajoelhados. “Ajoelhamo-nos durante 8 minutos e 56 segundos. Um jovem local da escola de ensino médio Clear Brook organizou. Estou muito orgulhosa dele!”

A astronauta da NASA, Jessica Meir, que participou nas primeiras caminhadas espaciais no início deste ano, publicou uma imagem em preto no #BlackOutTuesday na semana passada.

Victor Glover, astronauta da NASA, escreveu vários tweets sobre #BlackLivesMatter.

Leland Melvin, astronauta aposentada da NASA, impulsionou um tweet de Danielle Gunn, da Planetary Society, sobre uma queixa sobre brutalidade policial que a astronauta da NASA Mae Jemison (agora aposentada) apresentou em 1996, quatro anos depois de Jemison ter sido a primeira mulher negra a voar no espaço. “Eu não sabia disto”, disse Melvin.

Jemison também escreveu: “Hoje exige que tenhamos orgulho não só de alcançar o céu, mas também de alturas sustentadas de decência, verdade, compaixão e justiça para todos, agora!”.

A morte de Floyd, que contava 46 anos, aconteceu depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de a vítima dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Mais de 10.000 pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três outros agentes foram, entretanto, acusados por cumplicidade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …