Município italiano em quarentena após centenas terem ido ao funeral do autarca

Ciro Fusco / EPA

O município italiano de Saviano, nos arredores de Nápoles, foi colocado, este domingo, em quarentena obrigatória depois de centenas de habitantes terem participado no funeral do presidente da Câmara.

O presidente da região napolitana, Vicenzo De Luca, emitiu uma ordem que impede a entrada ou saída do município e o encerramento de todos os escritórios e espaços comerciais. A circulação foi cortada em todas as estradas secundárias de acesso ao município, situado na base do vulcão Vesúvio.

“Esta foi uma decisão inevitável para impedir um foco de contaminação e proteger a saúde dos habitantes de Saviano e das localidades próximas, num território de grande densidade populacional”, justificou.

No sábado, mais de 200 pessoas acompanharam pelas ruas o cortejo fúnebre do presidente da câmara, o médico Carmine Sommese, falecido aos 66 anos, vítima de covid-19, violando o confinamento imposto pelo Governo em todo o país.

Com 175 mil contagiados e 23.227 mortos, Itália está sob confinamento geral, com restrição de circulação que impedem as pessoas de circularem entre povoações, exceto por questões laborais, urgências ou motivos de saúde.

No caso de Saviano, as autoridades de saúde recomendaram o encerramento total da população e a identificação e despistagem dos participantes no funeral. “É possível ver em vídeos publicados que o funeral expôs claramente a povoação a um risco sanitário, que pode contaminar os habitantes das localidades vizinhas”, refere a Unidade de Crise da região da Campania.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta Pandemia está para ficar. Esta situação nesta vila de Itália, infelizmente não é única. Mesmo no nosso pequeno Portugal, a inconsciência no comportamento de certos Cidadãos é verificável diariamente, o levantar das restrições só irá dar largas a novos casos de contagio. Por minha parte, continuarei com as maximas precauções, não vou facilitar a tarefa a Ceifeira !..

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …