Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Khaled Elfiqi / EPA

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava.

Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na McGovern Medical School, na Universidade do Texas, já estuda a evolução das doenças cardíacas há mais de 20 anos. Durante todo esse tempo, sempre quis ver respondida uma questão: “Estas são doenças dos dias modernos ou algum processo inerente aos seres humanos?”.

Para isso, escreve o Live Science, Madjid e a sua equipa recolheram amostras arteriais de cinco múmias datadas de 2000 A.C. a 1000 d.C., da América do Sul e do Antigo Egipto. Os restos mortais representavam três homens e duas mulheres, entre os 18 e os 60 anos.

A análise revelou lesões de colesterol acumulado, precursores da acumulação de placas que bloqueiam as artérias e levam a doenças como ataques cardíacos (aterosclerose). Esta é a primeira evidência de lesões num estágio inicial em múmias de diferentes partes do mundo, escreveram os autores do estudo publicado, este mês, na American Heart Journal.

Uma amostra de tecido da aorta abdominal de múmia de 2000 A.C.

Depósitos de colesterol nas paredes arteriais “são essencialmente um mecanismo de cicatrização do corpo que deu para o torto”, explicou Madjid ao mesmo site. “É uma resposta a vários traumas como infeções, colesterol alto, exposição ao fumo e outros problemas que podem danificar o revestimento interno das artérias, chamado endotélio”.

A resposta inflamatória do corpo é uma parte normal da cicatrização de feridas, mas as paredes arteriais danificadas são suscetíveis à acumulação de glóbulos brancos, o que pode levar à acumulação de colesterol. Esse acumular aparece primeiro como estrias e lesões e, mais tarde, pode engrossar o suficiente para bloquear o fluxo sanguíneo arterial.

“Esses são processos muito bem conhecidos que encontramos na era moderna. Agora, também vimos padrões semelhantes nos nossos ancestrais. Parece que este processo inflamatório e a resposta é uma parte inerente da nossa vida”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …