Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Khaled Elfiqi / EPA

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava.

Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na McGovern Medical School, na Universidade do Texas, já estuda a evolução das doenças cardíacas há mais de 20 anos. Durante todo esse tempo, sempre quis ver respondida uma questão: “Estas são doenças dos dias modernos ou algum processo inerente aos seres humanos?”.

Para isso, escreve o Live Science, Madjid e a sua equipa recolheram amostras arteriais de cinco múmias datadas de 2000 A.C. a 1000 d.C., da América do Sul e do Antigo Egipto. Os restos mortais representavam três homens e duas mulheres, entre os 18 e os 60 anos.

A análise revelou lesões de colesterol acumulado, precursores da acumulação de placas que bloqueiam as artérias e levam a doenças como ataques cardíacos (aterosclerose). Esta é a primeira evidência de lesões num estágio inicial em múmias de diferentes partes do mundo, escreveram os autores do estudo publicado, este mês, na American Heart Journal.

Uma amostra de tecido da aorta abdominal de múmia de 2000 A.C.

Depósitos de colesterol nas paredes arteriais “são essencialmente um mecanismo de cicatrização do corpo que deu para o torto”, explicou Madjid ao mesmo site. “É uma resposta a vários traumas como infeções, colesterol alto, exposição ao fumo e outros problemas que podem danificar o revestimento interno das artérias, chamado endotélio”.

A resposta inflamatória do corpo é uma parte normal da cicatrização de feridas, mas as paredes arteriais danificadas são suscetíveis à acumulação de glóbulos brancos, o que pode levar à acumulação de colesterol. Esse acumular aparece primeiro como estrias e lesões e, mais tarde, pode engrossar o suficiente para bloquear o fluxo sanguíneo arterial.

“Esses são processos muito bem conhecidos que encontramos na era moderna. Agora, também vimos padrões semelhantes nos nossos ancestrais. Parece que este processo inflamatório e a resposta é uma parte inerente da nossa vida”, conclui.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …

Advogados apontam falhas à investigação da morte de Giovani Rodrigues

Alguns advogados de defesa dos acusados do homicídio de Giovani Rodrigues apontaram, esta quarta-feira, falhas à investigação, desde o apuramento dos factos à condição clínica, com a revelação de que o jovem foi também vítima …

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …

TAP com novo voo do Brasil para Portugal a 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou, esta quarta-feira, que se irá realizar, a 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida …

Campos de reeducação servem para reduzir o número de uigures, diz estudo chinês

Um relatório chinês confirma que os campos de reeducação para onde o Governo envia os uigures da província de Xinjiang têm como objetivo diminuir a população uigur. O documento foi publicado acidentalmente online Depois de uma …

Merkel cede e aceita levantamento progressivo das medidas. França estima que situação melhore em abril

A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas. Ao …

Não tem de "haver culpados" no incêndio que matou cães em Santo Tirso, diz Governo

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, defendeu ontem que “não tem de haver culpados” no incêndio de julho de 2020 que vitimou mais de 70 animais em dois abrigos ilegais em Santo …

Diagnóstico de grupo de peritos confirma cenário negro na Saúde Pública

A Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e Sua Implementação pinta um retrato negro do estado da Saúde Pública em Portugal. Em fevereiro do ano passado, a ministra Marta Temido nomeou …