Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Khaled Elfiqi / EPA

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava.

Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na McGovern Medical School, na Universidade do Texas, já estuda a evolução das doenças cardíacas há mais de 20 anos. Durante todo esse tempo, sempre quis ver respondida uma questão: “Estas são doenças dos dias modernos ou algum processo inerente aos seres humanos?”.

Para isso, escreve o Live Science, Madjid e a sua equipa recolheram amostras arteriais de cinco múmias datadas de 2000 A.C. a 1000 d.C., da América do Sul e do Antigo Egipto. Os restos mortais representavam três homens e duas mulheres, entre os 18 e os 60 anos.

A análise revelou lesões de colesterol acumulado, precursores da acumulação de placas que bloqueiam as artérias e levam a doenças como ataques cardíacos (aterosclerose). Esta é a primeira evidência de lesões num estágio inicial em múmias de diferentes partes do mundo, escreveram os autores do estudo publicado, este mês, na American Heart Journal.

Uma amostra de tecido da aorta abdominal de múmia de 2000 A.C.

Depósitos de colesterol nas paredes arteriais “são essencialmente um mecanismo de cicatrização do corpo que deu para o torto”, explicou Madjid ao mesmo site. “É uma resposta a vários traumas como infeções, colesterol alto, exposição ao fumo e outros problemas que podem danificar o revestimento interno das artérias, chamado endotélio”.

A resposta inflamatória do corpo é uma parte normal da cicatrização de feridas, mas as paredes arteriais danificadas são suscetíveis à acumulação de glóbulos brancos, o que pode levar à acumulação de colesterol. Esse acumular aparece primeiro como estrias e lesões e, mais tarde, pode engrossar o suficiente para bloquear o fluxo sanguíneo arterial.

“Esses são processos muito bem conhecidos que encontramos na era moderna. Agora, também vimos padrões semelhantes nos nossos ancestrais. Parece que este processo inflamatório e a resposta é uma parte inerente da nossa vida”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …