Múmias e “cabeças-troféu” descobertas em antigos poços no Peru

(dr) Maria Cecilia Lozada

O clima seco sentido no sul do Peru permitiu a preservação do cabelo, mesmo após 1500 anos

Restos mortais de pelo menos 60 pessoas com quase 1500 anos e seis crânios exibidas como troféus (cabeça-troféu) foram descobertas em poços profundos em Vitor Valley, no sul do Peru.

Devido ao clima árido, alguns dos restos mortais foram naturalmente mumificados, tendo sobrevivido a sua carne sem ser necessário recorrer à mumificação artificial. Uma das “cabeças-troféu” encontradas conseguiu preservar o seu cabelo durante anos.

De acordo com a equipa de investigação, foram analisados 27 poços no total, cada um deles escavado a 3 ou 4 metros de profundidade.

Os vestígios encontrados datam de 550 a.C – época em que ainda não havia um sistema de escrita no Peru – e, provavelmente, pertencem a indivíduos a que os arqueólogos modernos chamam de cultura La Ramada, apontou Maria Cecilia Lozada, investigadora e professora de Antropologia da Universidade de Chicago, nos EUA, que liderou o estudo e a equipa de escavação.

As pessoas da cultura La Ramada vivam no Vitor Valley e em vales vizinhos e partilhavam semelhanças nos artefactos e tecidos que usavam na forma como enterravam os seus familiares e ente-queridos.

“Vimos muitos tecidos bonitos e emplumados” enterrados junto com os restos mortais, que parecem estar relacionados com a cultura La Ramada, apontou Lozada.

(dr) Maria Cecilia Lozada

Alguns dos tecidos encontrados junto dos restos mortais

Segundo os arqueólogos, cada poço continha vários copos, estando os bebés enterrados ao lado de corpos de mulheres adultas, sugerindo que as crianças possam ter sido enterradas junto das suas mães.

O mistério das cabeça-troféu

Dentro dos túmulos, os arqueólogos encontraram também crânios – “cabeças-troféu”, que foram cortadas dos corpos após a morte.

Outras “cabeças-troféu” já foram encontradas no Peru e, de acordo com os cientistas, podem ser cabeças de inimigos mortos em batalha. Contudo, Lozada acredita que esses crânios pertenciam a pessoas da comunidade que foram mortas numa batalha externa.

“As cabeças podem não pertencer a inimigos, mas antes a combatentes do mesmo grupo”, explicou a arqueóloga.

Os sobreviventes da batalha podem ter trazido as cabeças dos seus companheiros para que fosse possível enterrá-los com membros da sua própria comunidade. Trazer o corpo inteiro de volta à região onde viviam seria mais trabalhoso, disse Lolaza, relembrando, contudo, que esta é apenas uma teoria.

Alguns arqueólogos discordam da teoria de Lolaza e têm opiniões diferentes quanto à interpretação das “cabeças-troféu”.

A equipa de investigação pretende analisar o ADN e determinados isótopos – átomos de um elemento químico com diferentes números de neutrões – das “cabeças-troféu”, múmias e esqueletos encontrados. A partir destas análises, podem ser reveladas pistas sobre onde é que estas pessoas cresceram. Os investigadores esperam que os testes possam desvendar se as “cabeças-troféu” estão ligadas às múmias e aos esqueletos.

Lozada e os restantes membros da equipa apresentaram as suas descobertas em abril na reunião anual da Society for American Archaeology em Washington, nos Estados Unidos. Em breve, a investigação vai ser publicada numa revista científica. A escavação dos poços decorreu entre 2012 e 2015.

ZAP ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …

AC Milan define preço a pagar por Rafael Leão

Face ao interesse de clubes como Everton e Juventus, o AC Milan definiu a fasquia das futuras propostas por Rafael Leão: no mínimo, 50 milhões de euros. A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do …

Empresas esqueceram-se de levantar 72 milhões do fundo de compensação

Empresas deixaram 72 milhões de euros por reclamar relativos a dinheiro descontado para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), mas ainda o podem fazer. Desde 2013, as novas contratações exigem que seja descontado 1% do …

Boris terá recusado cimeira para estabilizar situação na Irlanda do Norte

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, terá recusado a realização de uma cimeira de urgência com o seu congénere da Irlanda. De acordo com o The Guardian, a proposta do Governo de Dublin para uma …

Murros na parede e banho rápido. Ronaldo fica em branco e perde a cabeça

Cristiano Ronaldo reagiu mal ao facto de não ter conseguido marcar no último encontro da Juventus e terá descarregado a sua insatisfação no balneário. Este domingo, a Juventus venceu o Génova por 3-1, mas a vitória …