Múmias e “cabeças-troféu” descobertas em antigos poços no Peru

(dr) Maria Cecilia Lozada

O clima seco sentido no sul do Peru permitiu a preservação do cabelo, mesmo após 1500 anos

Restos mortais de pelo menos 60 pessoas com quase 1500 anos e seis crânios exibidas como troféus (cabeça-troféu) foram descobertas em poços profundos em Vitor Valley, no sul do Peru.

Devido ao clima árido, alguns dos restos mortais foram naturalmente mumificados, tendo sobrevivido a sua carne sem ser necessário recorrer à mumificação artificial. Uma das “cabeças-troféu” encontradas conseguiu preservar o seu cabelo durante anos.

De acordo com a equipa de investigação, foram analisados 27 poços no total, cada um deles escavado a 3 ou 4 metros de profundidade.

Os vestígios encontrados datam de 550 a.C – época em que ainda não havia um sistema de escrita no Peru – e, provavelmente, pertencem a indivíduos a que os arqueólogos modernos chamam de cultura La Ramada, apontou Maria Cecilia Lozada, investigadora e professora de Antropologia da Universidade de Chicago, nos EUA, que liderou o estudo e a equipa de escavação.

As pessoas da cultura La Ramada vivam no Vitor Valley e em vales vizinhos e partilhavam semelhanças nos artefactos e tecidos que usavam na forma como enterravam os seus familiares e ente-queridos.

“Vimos muitos tecidos bonitos e emplumados” enterrados junto com os restos mortais, que parecem estar relacionados com a cultura La Ramada, apontou Lozada.

(dr) Maria Cecilia Lozada

Alguns dos tecidos encontrados junto dos restos mortais

Segundo os arqueólogos, cada poço continha vários copos, estando os bebés enterrados ao lado de corpos de mulheres adultas, sugerindo que as crianças possam ter sido enterradas junto das suas mães.

O mistério das cabeça-troféu

Dentro dos túmulos, os arqueólogos encontraram também crânios – “cabeças-troféu”, que foram cortadas dos corpos após a morte.

Outras “cabeças-troféu” já foram encontradas no Peru e, de acordo com os cientistas, podem ser cabeças de inimigos mortos em batalha. Contudo, Lozada acredita que esses crânios pertenciam a pessoas da comunidade que foram mortas numa batalha externa.

“As cabeças podem não pertencer a inimigos, mas antes a combatentes do mesmo grupo”, explicou a arqueóloga.

Os sobreviventes da batalha podem ter trazido as cabeças dos seus companheiros para que fosse possível enterrá-los com membros da sua própria comunidade. Trazer o corpo inteiro de volta à região onde viviam seria mais trabalhoso, disse Lolaza, relembrando, contudo, que esta é apenas uma teoria.

Alguns arqueólogos discordam da teoria de Lolaza e têm opiniões diferentes quanto à interpretação das “cabeças-troféu”.

A equipa de investigação pretende analisar o ADN e determinados isótopos – átomos de um elemento químico com diferentes números de neutrões – das “cabeças-troféu”, múmias e esqueletos encontrados. A partir destas análises, podem ser reveladas pistas sobre onde é que estas pessoas cresceram. Os investigadores esperam que os testes possam desvendar se as “cabeças-troféu” estão ligadas às múmias e aos esqueletos.

Lozada e os restantes membros da equipa apresentaram as suas descobertas em abril na reunião anual da Society for American Archaeology em Washington, nos Estados Unidos. Em breve, a investigação vai ser publicada numa revista científica. A escavação dos poços decorreu entre 2012 e 2015.

PARTILHAR

RESPONDER

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o jornal espanhol ABC, que …

Diogo Leite a caminho do Valência. Acordo está quase fechado

O defesa-central do FC Porto está na porta de saída do clube azul e branco. O acordo com o Valência está quase fechado. De acordo com o jornal Record, que cita o jornal espanhol Super Deporte, …

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem dos Médicos. O relatório da …

Relação cada vez mais azeda. Zidane diz que Bale "preferiu não jogar" contra o City

O treinador do Real Madrid revelou, esta quinta-feira, que o futebolista galês "preferiu não jogar", esta sexta-feira, contra o Manchester City, jogo que decide quem passa aos quartos de final da Liga dos Campeões. "Dizem-se muitas …