Múmia egípcia com cabeças de princesa e de crocodilo exibida pela primeira vez

Uma antiga múmia egípcia com duas cabeças, uma de uma princesa e outra de um crocodilo, foi exibida pela primeira vez na Turquia, depois de ter sido escondida do público durante mais de um Século por ordem do Sultão otomano Abdulhamid II.

O jornal Hurriyet salienta que, segundo especialistas turcos, a múmia é composta por restos de uma princesa do Antigo Egipto não identificada e pelo corpo e o crânio de um crocodilo do Nilo.

A explicar esta estranha múmia, há uma lenda que conta que a menina morreu atacada por um destes répteis. Por isso, os governantes daquela época decidiram juntar os corpos, acreditando que assim a jovem herdeira do Faraó ressuscitaria, transformando-se num crocodilo.

Inicialmente, a múmia permaneceu no Palácio de Yildiz, em Istambul, a capital da Turquia, depois de ter sido trazida do Egipto pelo Sultão Abdulaziz, em meados do Século XIX. E foi uma situação anedótica que levou à transferência da múmia para outro palácio, como escreveu na década de 1950 o historiador turco Ibrahim Hakki Konyali.

Aparentemente, um dos servos do Palácio de Yildiz queria que o confeiteiro da corte lhe desse doces. Como o pedido foi recusado, ele decidiu então fazer uma brincadeira, colocando a cabeça do crocodilo sobre as pilhas de sacos de açúcar do armazém do palácio.

À noite, o criado começou a reproduzir sons no depósito para chamar a atenção. Assustados, os moradores do Palácio foram até ao local de onde vinha o barulho, e descobriram horrorizados a cabeça do réptil e acreditaram que ela era a fonte dos barulhos.

De seguida, o empregado apareceu e disse que retiraria a cabeça com a condição de que o confeiteiro aceitasse as suas exigências.

Depois disso, o Sultão decidiu que a múmia fosse transferida para a sua actual residência no Palácio de Topkapi, também em Istambul, para aliviar as tensões.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Precisamente senhores “jornalistas”, se Istambul é a capital da Turquia, Ancara é o quê?
    Quanto à notícia já tentei perceber nas fontes mas não cheguei a nenhuma conclusão… é que as duas fotos parecem de múmias distintas (uma da princesa e outra do crocodilo separados) caso sejam do mesmo corpo mas referentes a diferentes estados de decomposição também não faz sentido pois teríamos de estar a falar de dezenas ou centenas de anos e a qualidade das fotos é idêntica.

    • Caro “Pedro Sousa”,
      Tecnicamente, é mais correcto dizer que Ancara é a capital da Turquia. Istambul é considerada a capital financeira.
      No que diz respeito à notícia, a múmia das duas cabeças é a da foto da esquerda (ou seja, a que está no tweet do Hurriyet no fim do texto)

      • Eh eh eh… Ó ZAP… por amor de Deus!!! Quando se erra reconhece-se e a vida continua… Agora dizer… “é mais correto”…
        Isto é quase como aquela equipa quer perdeu 7 a 0 e no final diz que foi um quase empate. Não, não foi. Foi uma derrota das grandes.

    • Caro Pedro. Obrigado pelo seu reparo. O ZAP está a antecipar-se às intenções do Erdogan em mudar a capital para Istambul, acabando assim a supremacia política de Ancara.
      Quanto ao resto do seu comentário reconhecemos que o caro amigo não terá compreendido porque o seu intelecto não lhe permite mais. Contente-se em ser quem é e aceite-se assim mesmo. É um primeiro passo para a felicidade.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …