Múmia egípcia com cabeças de princesa e de crocodilo exibida pela primeira vez

Uma antiga múmia egípcia com duas cabeças, uma de uma princesa e outra de um crocodilo, foi exibida pela primeira vez na Turquia, depois de ter sido escondida do público durante mais de um Século por ordem do Sultão otomano Abdulhamid II.

O jornal Hurriyet salienta que, segundo especialistas turcos, a múmia é composta por restos de uma princesa do Antigo Egipto não identificada e pelo corpo e o crânio de um crocodilo do Nilo.

A explicar esta estranha múmia, há uma lenda que conta que a menina morreu atacada por um destes répteis. Por isso, os governantes daquela época decidiram juntar os corpos, acreditando que assim a jovem herdeira do Faraó ressuscitaria, transformando-se num crocodilo.

Inicialmente, a múmia permaneceu no Palácio de Yildiz, em Istambul, a capital da Turquia, depois de ter sido trazida do Egipto pelo Sultão Abdulaziz, em meados do Século XIX. E foi uma situação anedótica que levou à transferência da múmia para outro palácio, como escreveu na década de 1950 o historiador turco Ibrahim Hakki Konyali.

Aparentemente, um dos servos do Palácio de Yildiz queria que o confeiteiro da corte lhe desse doces. Como o pedido foi recusado, ele decidiu então fazer uma brincadeira, colocando a cabeça do crocodilo sobre as pilhas de sacos de açúcar do armazém do palácio.

À noite, o criado começou a reproduzir sons no depósito para chamar a atenção. Assustados, os moradores do Palácio foram até ao local de onde vinha o barulho, e descobriram horrorizados a cabeça do réptil e acreditaram que ela era a fonte dos barulhos.

De seguida, o empregado apareceu e disse que retiraria a cabeça com a condição de que o confeiteiro aceitasse as suas exigências.

Depois disso, o Sultão decidiu que a múmia fosse transferida para a sua actual residência no Palácio de Topkapi, também em Istambul, para aliviar as tensões.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Precisamente senhores “jornalistas”, se Istambul é a capital da Turquia, Ancara é o quê?
    Quanto à notícia já tentei perceber nas fontes mas não cheguei a nenhuma conclusão… é que as duas fotos parecem de múmias distintas (uma da princesa e outra do crocodilo separados) caso sejam do mesmo corpo mas referentes a diferentes estados de decomposição também não faz sentido pois teríamos de estar a falar de dezenas ou centenas de anos e a qualidade das fotos é idêntica.

    • Caro “Pedro Sousa”,
      Tecnicamente, é mais correcto dizer que Ancara é a capital da Turquia. Istambul é considerada a capital financeira.
      No que diz respeito à notícia, a múmia das duas cabeças é a da foto da esquerda (ou seja, a que está no tweet do Hurriyet no fim do texto)

      • Eh eh eh… Ó ZAP… por amor de Deus!!! Quando se erra reconhece-se e a vida continua… Agora dizer… “é mais correto”…
        Isto é quase como aquela equipa quer perdeu 7 a 0 e no final diz que foi um quase empate. Não, não foi. Foi uma derrota das grandes.

    • Caro Pedro. Obrigado pelo seu reparo. O ZAP está a antecipar-se às intenções do Erdogan em mudar a capital para Istambul, acabando assim a supremacia política de Ancara.
      Quanto ao resto do seu comentário reconhecemos que o caro amigo não terá compreendido porque o seu intelecto não lhe permite mais. Contente-se em ser quem é e aceite-se assim mesmo. É um primeiro passo para a felicidade.

RESPONDER

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …