Múmia egípcia com cabeças de princesa e de crocodilo exibida pela primeira vez

Uma antiga múmia egípcia com duas cabeças, uma de uma princesa e outra de um crocodilo, foi exibida pela primeira vez na Turquia, depois de ter sido escondida do público durante mais de um Século por ordem do Sultão otomano Abdulhamid II.

O jornal Hurriyet salienta que, segundo especialistas turcos, a múmia é composta por restos de uma princesa do Antigo Egipto não identificada e pelo corpo e o crânio de um crocodilo do Nilo.

A explicar esta estranha múmia, há uma lenda que conta que a menina morreu atacada por um destes répteis. Por isso, os governantes daquela época decidiram juntar os corpos, acreditando que assim a jovem herdeira do Faraó ressuscitaria, transformando-se num crocodilo.

Inicialmente, a múmia permaneceu no Palácio de Yildiz, em Istambul, a capital da Turquia, depois de ter sido trazida do Egipto pelo Sultão Abdulaziz, em meados do Século XIX. E foi uma situação anedótica que levou à transferência da múmia para outro palácio, como escreveu na década de 1950 o historiador turco Ibrahim Hakki Konyali.

Aparentemente, um dos servos do Palácio de Yildiz queria que o confeiteiro da corte lhe desse doces. Como o pedido foi recusado, ele decidiu então fazer uma brincadeira, colocando a cabeça do crocodilo sobre as pilhas de sacos de açúcar do armazém do palácio.

À noite, o criado começou a reproduzir sons no depósito para chamar a atenção. Assustados, os moradores do Palácio foram até ao local de onde vinha o barulho, e descobriram horrorizados a cabeça do réptil e acreditaram que ela era a fonte dos barulhos.

De seguida, o empregado apareceu e disse que retiraria a cabeça com a condição de que o confeiteiro aceitasse as suas exigências.

Depois disso, o Sultão decidiu que a múmia fosse transferida para a sua actual residência no Palácio de Topkapi, também em Istambul, para aliviar as tensões.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Precisamente senhores “jornalistas”, se Istambul é a capital da Turquia, Ancara é o quê?
    Quanto à notícia já tentei perceber nas fontes mas não cheguei a nenhuma conclusão… é que as duas fotos parecem de múmias distintas (uma da princesa e outra do crocodilo separados) caso sejam do mesmo corpo mas referentes a diferentes estados de decomposição também não faz sentido pois teríamos de estar a falar de dezenas ou centenas de anos e a qualidade das fotos é idêntica.

    • Caro “Pedro Sousa”,
      Tecnicamente, é mais correcto dizer que Ancara é a capital da Turquia. Istambul é considerada a capital financeira.
      No que diz respeito à notícia, a múmia das duas cabeças é a da foto da esquerda (ou seja, a que está no tweet do Hurriyet no fim do texto)

      • Eh eh eh… Ó ZAP… por amor de Deus!!! Quando se erra reconhece-se e a vida continua… Agora dizer… “é mais correto”…
        Isto é quase como aquela equipa quer perdeu 7 a 0 e no final diz que foi um quase empate. Não, não foi. Foi uma derrota das grandes.

    • Caro Pedro. Obrigado pelo seu reparo. O ZAP está a antecipar-se às intenções do Erdogan em mudar a capital para Istambul, acabando assim a supremacia política de Ancara.
      Quanto ao resto do seu comentário reconhecemos que o caro amigo não terá compreendido porque o seu intelecto não lhe permite mais. Contente-se em ser quem é e aceite-se assim mesmo. É um primeiro passo para a felicidade.

RESPONDER

Cirurgião brasileiro também já foi suspeito da morte do namorado da mãe

O cirurgião brasileiro, conhecido como “Doutor Bumbum”, e a mãe também já foram suspeitos do assassinato do namorado da progenitora, assassinado a tiro em 1997. Denis Furtado, de 45 anos, e a mãe Maria de Fátima, …

Estar de mau humor pode torná-lo mais produtivo

Estar de mau humor pode ajudar a aumentar a sua produtividade. Uma investigação recente mostrou que, para algumas pessoas, estar de mau humor pode ajudar na concentração e a priorizar melhor as tarefas. Tudo depende do …

Bem-vindos à Idade de Meghalaya, a nova era geológica da Terra

Especialistas dizem que já estamos a viver numa nova era geológica, batizada de Idade de Meghalaya, que começou há 4.250 anos. Esta nova era, batizada de Idade de Meghalaya começou há 4.250 anos, quando aquilo que terá …

NASA vai lançar uma sonda para tocar no Sol

A NASA espera lançar nas próximas semanas uma sonda que deverá aproximar-se do Sol mais do que nenhuma outra até agora. A sonda Parker - batizada em homenagem a Eugene Parker, astrofísico que desenvolveu a teoria …

Este é o julho mais frio dos últimos 30 anos (e a culpa é de um anticiclone)

O mês de julho foi até ao dia 18 o que teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais baixo dos últimos 30 anos. “Verifica-se que o valor médio da temperatura máxima do ar …

"Quando trazem um copo de água a Juncker todos sabemos que é gin"

Um jornalista francês, um dos veteranos especialistas em assuntos europeus, levanta dúvidas sobre a capacidade de Jean-Claude Juncker governar, falando abertamente sobre o alegado "alcoolismo" do presidente da Comissão Europeia. "Quando um oficial de justiça lhe …

Pablo Casado é o novo presidente do PP espanhol

O congresso extraordinário do Partido Popular espanhol elegeu, este sábado, em Madrid, Pablo Casado, de 37 anos, para suceder a Mariano Rajoy na presidência. Pablo Casado foi o mais votado pelos 3.082 delegados ao congresso, segundo …

Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, …

Professores só podem ter férias depois de entregarem as notas

O Ministério da Educação enviou orientações às escolas para que concluam as avaliações finais dos alunos "impreterivelmente até 26 de julho", pedindo aos diretores escolares que apenas autorizem férias aos professores depois de entregarem as …

3 polícias franceses detidos em caso de colaborador que agrediu manifestante

Três polícias foram detidos, este sábado, por terem mostrado imagens de videovigilância ao colaborador do Presidente francês, filmado a agredir um manifestante durante o desfile do 1º de Maio, informou a procuradoria de Paris. Os três …