Múmia egípcia foi enterrada com uma língua de ouro (para conseguir falar no Além)

(dr) Egyptian Antiquities Ministry

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma múmia de 2 mil anos com uma língua de ouro num antigo local egípcio chamado Taposiris Magna. 

Os arqueólogos, liderados por Kathleen Martinez, da República Dominicana, descobriram a múmia num dos 16 túmulos em Taposiris Magna, que tem templos dedicados a Osíris e Ísis, deusa que era esposa e irmã de Osíris.

Anteriormente, conta o LiveScience, os arqueólogos encontraram um tesouro de moedas decorado com o rosto de Cleópatra VII, sugerindo que os templos estavam em uso durante o reinado da rainha.

Os embalsamadores terão colocado a língua de ouro na múmia para garantir que o falecido pudesse falar na vida após a morte, segundo disse o ministério egípcio de antiguidades num comunicado divulgado a 29 de janeiro. Se a múmia de língua dourada encontrasse, por exemplo, Osíris, o deus do submundo, na vida após a morte, precisaria de ser capaz de falar com o deus.

Não é claro se a múmia teria um problema de fala quando estava viva, nem a razão para a língua ser feita especificamente de ouro.

Os outros 15 enterros também datam de há cerca de 2 mil anos e contêm um tesouro notável. Num deles, uma múmia feminina usa uma máscara mortuária que cobre grande parte do seu corpo.

Duas das múmias foram encontradas com os restos de pergaminhos, que os estudiosos estão atualmente a analisar e decifrar. As camadas de gesso que envolvem uma dessas múmias têm decorações douradas de Osíris.

Os cientistas também encontraram várias estátuas que retratam as pessoas que foram enterradas no local. As estátuas estão tão bem preservadas que ainda se consegue distinguir os penteados e cocares de cada indivíduo. As estátuas dão às pessoas uma aparência formal, sem sorrisos nos rostos.

Embora os arqueólogos não tenham certeza de quando os indivíduos morreram, podem dizer que o povo vivia numa época em que o Egito era governado pelos Ptolomeus (304 a.C a 30 a.C), que eram descendentes de um dos generais de Alexandre o Grande, ou pelo Império Romano, que assumiu o controlo do país após a morte de Cleópatra VII em 30 a.C.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …