Múmia egípcia foi enterrada com uma língua de ouro (para conseguir falar no Além)

(dr) Egyptian Antiquities Ministry

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma múmia de 2 mil anos com uma língua de ouro num antigo local egípcio chamado Taposiris Magna. 

Os arqueólogos, liderados por Kathleen Martinez, da República Dominicana, descobriram a múmia num dos 16 túmulos em Taposiris Magna, que tem templos dedicados a Osíris e Ísis, deusa que era esposa e irmã de Osíris.

Anteriormente, conta o LiveScience, os arqueólogos encontraram um tesouro de moedas decorado com o rosto de Cleópatra VII, sugerindo que os templos estavam em uso durante o reinado da rainha.



Os embalsamadores terão colocado a língua de ouro na múmia para garantir que o falecido pudesse falar na vida após a morte, segundo disse o ministério egípcio de antiguidades num comunicado divulgado a 29 de janeiro. Se a múmia de língua dourada encontrasse, por exemplo, Osíris, o deus do submundo, na vida após a morte, precisaria de ser capaz de falar com o deus.

Não é claro se a múmia teria um problema de fala quando estava viva, nem a razão para a língua ser feita especificamente de ouro.

Os outros 15 enterros também datam de há cerca de 2 mil anos e contêm um tesouro notável. Num deles, uma múmia feminina usa uma máscara mortuária que cobre grande parte do seu corpo.

Duas das múmias foram encontradas com os restos de pergaminhos, que os estudiosos estão atualmente a analisar e decifrar. As camadas de gesso que envolvem uma dessas múmias têm decorações douradas de Osíris.

Os cientistas também encontraram várias estátuas que retratam as pessoas que foram enterradas no local. As estátuas estão tão bem preservadas que ainda se consegue distinguir os penteados e cocares de cada indivíduo. As estátuas dão às pessoas uma aparência formal, sem sorrisos nos rostos.

Embora os arqueólogos não tenham certeza de quando os indivíduos morreram, podem dizer que o povo vivia numa época em que o Egito era governado pelos Ptolomeus (304 a.C a 30 a.C), que eram descendentes de um dos generais de Alexandre o Grande, ou pelo Império Romano, que assumiu o controlo do país após a morte de Cleópatra VII em 30 a.C.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CBS anuncia um reality show para ativistas. E alguns já o odeiam

O anúncio de um novo programa de televisão, apresentado como uma competição entre ativistas, cujo vencedor será o que tiver mais impacto nas redes sociais, causou polémica este fim de semana nos Estados Unidos. O novo …

A poesia moderna pode ter surgido muito antes do que se pensava

Descoberta feita por professor da Universidade de Cambridge vem colocar os inícios da poesia moderna no século II e não no século V, como se acreditava, quando os Bizantinos começaram a introduzi-las nos seus cânticos …

Agricultora com raízes portuguesas quer cultivar plantações com água salgada

Camila Reveles é nascida e criada no Brasil, mas há quatro gerações, o tetravô de Reveles deixou Portugal e mudou-se para a região de Praia Seca, perto do Rio de Janeiro. Com ele trouxe a …

BMW apresenta dois novos conceitos de veículos elétricos de duas rodas

No passado fim de semana, a BMW apresentou dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante. A Vision AMBY e a i …

Dono de empresa de crio-preservação acusa a ex-mulher de roubar corpos congelados

  Duas empresas russas de crio-preservação, administradas respetivamente por ex-cônjuges, estão em conflito aberto. Na passada quarta-feira, a empresa do ex-marido acusou a empresa da sua antiga esposa de tentar roubar corpos congelados e equipamentos de um …

"Papel do orgasmo como descongestionante nasal" vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da …

Rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos, este ginásio de boxe está a definhar com a covid

O East Coast Boxing Club tira jovens lutadores da rua e dá-lhes uma casa para praticar boxe. Agora, o ginásio atravessa sérias dificuldades devido à covid-19. Em Kampala, a capital do Uganda, encontra-se o East Coast …

Minerais, drogas e China. Como os talibãs planeiam financiar o novo governo afegão

Agora que o talibãs supostamente assumiram o controlo total do Afeganistão e começaram a formar um governo, um desafio iminente aguarda-os: como é que eles manterão o seu país e economia à tona? Nos últimos 20 …

"Dragão voador pré-histórico". Cientistas identificam um pterossauro no Chile

Uma equipa de cientistas chilenos identificou pela primeira vez no deserto do Atacama os restos fósseis de um pterossauro, um "dragão voador" que habitou esta região do norte do país durante o período Jurássico, há …

Portugal com oito mortes, 911 novas infeções e mais 17 internamentos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 911 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes atribuídas à covid-19, com subida nos internamentos em enfermaria e descida nos cuidados intensivos. De acordo com o boletim …