/

Múmia egípcia foi enterrada com uma língua de ouro (para conseguir falar no Além)

(dr) Egyptian Antiquities Ministry

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma múmia de 2 mil anos com uma língua de ouro num antigo local egípcio chamado Taposiris Magna. 

Os arqueólogos, liderados por Kathleen Martinez, da República Dominicana, descobriram a múmia num dos 16 túmulos em Taposiris Magna, que tem templos dedicados a Osíris e Ísis, deusa que era esposa e irmã de Osíris.

Anteriormente, conta o LiveScience, os arqueólogos encontraram um tesouro de moedas decorado com o rosto de Cleópatra VII, sugerindo que os templos estavam em uso durante o reinado da rainha.

Os embalsamadores terão colocado a língua de ouro na múmia para garantir que o falecido pudesse falar na vida após a morte, segundo disse o ministério egípcio de antiguidades num comunicado divulgado a 29 de janeiro. Se a múmia de língua dourada encontrasse, por exemplo, Osíris, o deus do submundo, na vida após a morte, precisaria de ser capaz de falar com o deus.

Não é claro se a múmia teria um problema de fala quando estava viva, nem a razão para a língua ser feita especificamente de ouro.

Os outros 15 enterros também datam de há cerca de 2 mil anos e contêm um tesouro notável. Num deles, uma múmia feminina usa uma máscara mortuária que cobre grande parte do seu corpo.

Duas das múmias foram encontradas com os restos de pergaminhos, que os estudiosos estão atualmente a analisar e decifrar. As camadas de gesso que envolvem uma dessas múmias têm decorações douradas de Osíris.

Os cientistas também encontraram várias estátuas que retratam as pessoas que foram enterradas no local. As estátuas estão tão bem preservadas que ainda se consegue distinguir os penteados e cocares de cada indivíduo. As estátuas dão às pessoas uma aparência formal, sem sorrisos nos rostos.

Embora os arqueólogos não tenham certeza de quando os indivíduos morreram, podem dizer que o povo vivia numa época em que o Egito era governado pelos Ptolomeus (304 a.C a 30 a.C), que eram descendentes de um dos generais de Alexandre o Grande, ou pelo Império Romano, que assumiu o controlo do país após a morte de Cleópatra VII em 30 a.C.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.