Múmia de criança do século XVI tinha hepatite B

Gino Fornaciari / Universitdade de Pisa

Uma estirpe viral da hepatite B foi encontrada no corpo mumificado de uma criança que morreu no século XVI, permitindo aos cientistas confirmar que o agente patogénico afeta a Humanidade há séculos.

Cientistas sequenciaram o genoma de uma estirpe do vírus da hepatite B, encontrada no corpo mumificado de uma criança que terá morrido no século XVI.

A equipa conseguiu, assim, confirmar que este agente patogénico afeta a Humanidade há muitos séculos. A investigação foi publicada, esta quinta-feira, na revista científica norte-americana PLOS Pathogens.

Os investigadores da Universidade McMaster, no Canadá, analisaram amostras de pede e de tecido ósseo e foram capazes de identificar fragmentos de ADN viral, contrariando assim as anteriores análises aos restos da criança que sugeriam que tivesse sido infetado com o vírus da varíola.

A análise do genoma viral presente nos restos mumificados da criança – que se encontram enterrados na Basílica de São Domingos Maior, em Nápoles, Itália – revelou que, afinal, se tratava do vírus da hepatite B.

Segundo o Público, este vírus afeta o fígado e pode também causar erupção cutânea da cara, mais conhecida como a síndrome de Gianotti-Crosti.

Com esta investigação, fica assim confirmado que a hepatite B afeta a Humanidade há muito mais tempo do que imaginávamos, e que o vírus pouco se alterou nos últimos 450 anos, afirmou Hendrik Poinar, geneticista evolutivo da Universidade de McMaster e o principal autor do estudo.

“Os dados mostram a importância das análises moleculares para identificar a presença de agentes patogénicos do passado, permitindo determinar há quanto tempo infetam os humanos”, disse o investigador, citado num comunicado da sua universidade.

“Quanto maior for a nossa compreensão sobre o comportamento das pandemias e os surtos infecciosos no passado, melhor compreenderemos como é que esses vírus funcionam e como se propagam hoje, ajudando-nos a controlá-los melhor”, concluiu o investigador.

Afetando cerca de 350 milhões de pessoas, a hepatite B provoca quase um milhão de mortes todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a primeira mulher portuguesa a integrar um Governo

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária de Estado da Saúde em agosto de 1970 por Marcelo Caetano. Morreu este mês no Rio de Janeiro, no Brasil, aos 89 anos. A notícia da morte de Maria …

Putin, o espião soviético, tinha cartão de identificação da secreta alemã

Quando era membro do KGB, o Presidente russo estava colocado em Dresden, na Alemanha. Agora, descobriu-se nos arquivos que tinha também identidade da Stasi. Foi encontrado nos arquivos da polícia secreta, em Dresden, um cartão de …

Ataque em Estrasburgo. Número de vítimas mortais sobe para quatro

Um dos feridos do atentado de terça-feira em Estrasburgo morreu esta sexta-feira, elevando para quatro o número total de vítimas mortais, anunciou a Procuradoria de Paris. Duas pessoas morreram no próprio dia do ataque, depois de …

Preço do pão pode aumentar no próximo ano

O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima, disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares do …

Auditorias sobre fogos de 2017 ainda não estão prontas

Quase um ano e meio depois dos incêndios que assolaram o país em 2017, as inspeções e processos disciplinares destinados a apurar responsabilidades que correm na Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) não estão ainda …

PJ detém suspeito de 160 crimes informáticos por tentar clonar cartões multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para …

Falhas do piloto na origem da queda de avioneta na praia da Caparica

Falhas na gestão da emergência e quebra de procedimentos pelo piloto instrutor levaram à aterragem do Cessna 152 numa praia da Costa de Caparica, Almada, em agosto de 2017, causando a morte a duas pessoas, …

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro. A greve dos profissionais …

Parlamento aprova benefícios fiscais para arrendamento de longa duração

O parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento, destacando-se a atribuição de benefícios fiscais a contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão …

Moção de censura contra governo francês foi rejeitada

A Assembleia Nacional francesa rejeitou a moção de censura das esquerdas contra o governo de Édouard Philippe, pela gestão da crise dos "coletes amarelos", votada apenas por 70 deputados. Com esta moção, os três grupos de …