Múmia de criança do século XVI tinha hepatite B

Gino Fornaciari / Universitdade de Pisa

Uma estirpe viral da hepatite B foi encontrada no corpo mumificado de uma criança que morreu no século XVI, permitindo aos cientistas confirmar que o agente patogénico afeta a Humanidade há séculos.

Cientistas sequenciaram o genoma de uma estirpe do vírus da hepatite B, encontrada no corpo mumificado de uma criança que terá morrido no século XVI.

A equipa conseguiu, assim, confirmar que este agente patogénico afeta a Humanidade há muitos séculos. A investigação foi publicada, esta quinta-feira, na revista científica norte-americana PLOS Pathogens.

Os investigadores da Universidade McMaster, no Canadá, analisaram amostras de pede e de tecido ósseo e foram capazes de identificar fragmentos de ADN viral, contrariando assim as anteriores análises aos restos da criança que sugeriam que tivesse sido infetado com o vírus da varíola.

A análise do genoma viral presente nos restos mumificados da criança – que se encontram enterrados na Basílica de São Domingos Maior, em Nápoles, Itália – revelou que, afinal, se tratava do vírus da hepatite B.

Segundo o Público, este vírus afeta o fígado e pode também causar erupção cutânea da cara, mais conhecida como a síndrome de Gianotti-Crosti.

Com esta investigação, fica assim confirmado que a hepatite B afeta a Humanidade há muito mais tempo do que imaginávamos, e que o vírus pouco se alterou nos últimos 450 anos, afirmou Hendrik Poinar, geneticista evolutivo da Universidade de McMaster e o principal autor do estudo.

“Os dados mostram a importância das análises moleculares para identificar a presença de agentes patogénicos do passado, permitindo determinar há quanto tempo infetam os humanos”, disse o investigador, citado num comunicado da sua universidade.

“Quanto maior for a nossa compreensão sobre o comportamento das pandemias e os surtos infecciosos no passado, melhor compreenderemos como é que esses vírus funcionam e como se propagam hoje, ajudando-nos a controlá-los melhor”, concluiu o investigador.

Afetando cerca de 350 milhões de pessoas, a hepatite B provoca quase um milhão de mortes todos os anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …