Múmia de adolescente com 800 anos (a múmia) encontrada no Peru

Ministério da Cultura do Peru

Uma múmia de uma criança com 800 anos foi descoberta nos arredores de Lima, no Peru. Estima-se que seja de adolescente com cerca de 13 anos.

De acordo com a CBS News, a múmia foi encontrada num túmulo no subsolo, enrolada em tecidos funerários. À sua volta foram encontrados vários artefactos de cerâmica e cordas.

Os restos mumificados encontravam-se “em bom estado de conservação”, referiu a arqueóloga Yomira Huaman, da Universidade Nacional Maior de San Marcos.

O jovem terá vivido há 800 a 1200 anos e terá pertencido à cultura de Lima ou de Ichma. Segundo os arqueólogos, os restos do jovem apresentavam alguma pele nos braços e pernas, cabelo e partes da dentição. A mumificação natural do adolescente terá sido realizada através de areia grossa e elevados níveis de sal.

A múmia foi encontrada no mesmo local onde outras oito múmias de crianças e 12 de adultos sacrificados tinham sido descobertas. Localizado a cerca de 20 quilómetros, o complexo de Cajamarquilla apresenta ruínas de quatro pirâmides e vários restos de edifícios construídos à base de barro, noticiou a agência Reuters.

O Peru albergou diversas civilizações antes da chegada dos marinheiros espanhóis e do auge do império Inca. Os arqueólogos acreditam que o complexo de Cajamarquilla terá sido um importante centro mercantil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.