Multinacionais da Ásia já são os maiores investidores do planeta

As empresas multinacionais da Ásia tornaram-se os maiores investidores do mundo, ultrapassando a América do Norte e a Europa, indica um estudo da ONU citado esta quinta-feira na imprensa oficial chinesa.

Os Estados Unidos da América continuam no primeiro lugar, mas os três lugares seguintes são ocupados por Hong Kong, China Continental e Japão.

Singapura integra também a lista dos dez maiores investidores mundiais apurada pela Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), refere o jornal China Daily.

No conjunto, em 2014, as multinacionais das quatro economias asiáticas investiram 440 mil milhões de dólares – mais do dobro do Produto Interno Bruto português.

Entre os países europeus, a Alemanha aparece em primeiro lugar, com 112 mil milhões de dólares, seguida da França e Holanda.

Rússia e Canadá fazem igualmente parte dos dez maiores investidores, com 56 mil milhões de dólares e 53 mil milhões de dólares, respetivamente.

Segundo a mesma fonte, em 2014, o investimento das multinacionais norte-americanas somou 337.000 milhões de dólares – mais do que a China Continental e o Japão juntos, que são a segunda e terceira economias do planeta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.