Anúncios enganadores da Tesla originam multa milionária

Tesla

Tesla Model S

Autoridade da Coreia do Sul alega que a empresa de carros eléctricos enganou os interessados, nas informações sobre autonomia e carregamento.

2022 não correu como o esperado para a Tesla e 2023 não está a começar melhor.

Logo no segundo dia do ano, segunda-feira, foram anunciadas as vendas carros eléctricos no quarto trimestre – e os números ficaram abaixo das expectativas de Wall Street.

Os investidores e analistas previram a venda de 431 mil veículos entre Outubro e Dezembro, mas foram entregues 405 mil carros (mesmo assim, o maior número trimestral de sempre).

Há problemas de logística e ainda uma menor procura por estes carros nos últimos tempos.

A XTB reforça o mau início de ano da Tesla, que já nesta quarta-feira viu as suas acções caírem 14% na bolsa.

Comparando com os máximos históricos da empresa de Elon Musk, as acções já desceram 75%.

Multa coreana

Na Coreia do Sul, outra notícia que não ajuda a melhorar a imagem da Tesla: uma multa por “anúncios enganadores”.

A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul aplicou uma multa de pouco mais de 2 milhões de euros porque considera que a empresa exagerou nas informações sobre a autonomia e a velocidade de carregamento dos seus carros eléctricos.

A autoridade sul-coreana realizou testes e reparou que, sob temperaturas baixas, a duração da bateria do Tesla cai para menos de metade (comparando com o que é anunciado).

A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul sublinha que a empresa não deixou qualquer aviso sobre essa diferença quando está mais frio.

Depois destas acusações, a Tesla acrescentou um aviso (em letras muito pequenas) aos seus anúncios: “O desempenho e a quilometragem podem variar de acordo com o modelo. A distância dirigível exibida pode variar, dependendo de factores externos, como velocidade, condições climáticas e condições da estrada”, cita o portal Electrek. Esta alteração só é visível na versão coreana do site.

Além disto, a empresa de Musk é acusada de estar, desde 2019, a anunciar estimativas exageradas de desempenho do seu super-carregador e de ter falhado na comparação com os gastos de combustíveis em carros antigos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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