Mais de 500 mulheres são vítimas de agressões físicas por hora no Brasil

Mais de 16 milhões de mulheres maiores de 16 anos sofreram algum tipo de violência durante o último ano no Brasil, sendo que 536 foram vítimas de uma agressão física a cada hora, segundo um estudo divulgado esta terça-feira.

O estudo, realizado em conjunto pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a plataforma de sondagens Datafolha, indica que o número corresponde a 27,4% das brasileiras daquela idade e que 76,4% dos ataques foram perpetrados por alguém conhecido das vítimas, como o marido, vizinho ou ex-parceiro.

De acordo com o trabalho, a cada minuto três mulheres foram espancadas ou vítimas de tentativa de estrangulamento, e nove foram apalpadas ou agredidas fisicamente por razões sexuais nos últimos 12 meses. Os dados indicam que, dessas 16 milhões de vítimas, 42% tinham entre 16 e 24 anos de idade.

As mais afetadas foram as mulheres negras, com 28,4% dos casos registados, seguidas pelas mulatas, com 27,5%. Em terceiro lugar ficou o grupo das mulheres de raça branca, com 24,7%.

Ainda segundo o estudo, ao longo do último ano, 1,6 milhões de mulheres sofreram espancamentos ou tentativas de estrangulamento e 1,7 milhões foram ameaçadas com armas brancas ou armas de fogo no Brasil.

Os números praticamente que triplicam para mulheres que foram apalpadas ou agredidas fisicamente por razões sexuais (4,6 milhões), ou seja, sob essas circunstâncias.

O mesmo acontece com o número de mulheres que foram empurradas, pontapeadas ou espancadas, que, segundo a análise, foram 4,7 milhões durante o último ano, numa média de 536 mulheres agredidas dessa forma por hora. Outras 12,5 milhões de mulheres foram vítimas de ofensas verbais, como insultos e humilhações no mesmo período.

O estudo concluiu que a maioria dos ataques ocorreu em casa (42%), enquanto que 29% tiveram lugar nas ruas. Os outros 19% são distribuídos entre a Internet, local de trabalho e bares.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …