Mulheres preferem homens com humor (e atraentes, de preferência)

Quatro estudos mostram que as mulheres vêem o humor como um sinal de potencial investimento, especialmente em relações de longo prazo.

O que preferem as mulheres no momento de escolher um companheiro?

Esse foi o foco de um estudo – ou quatro estudos, na verdade – publicado na revista Evolutionary Behavioral Sciences.

No geral, a conclusão não é surpreendente: as mulheres preferem homens engraçados, com humor, especialmente os que são fisicamente atraentes.

O humor, acrescenta o portal PsyPost, é visto pelas mulheres como um sinal de potencial investimento, especialmente para relações a longo prazo.

Estudo 1

O primeiro estudo envolveu 162 mulheres com menos de 40 anos. Foram avaliados 6 homens em rondas hipotéticas de speed dating.

As participantes avaliaram uma imagem facial com uma expressão neutra emparelhada com uma piada engraçada ou não engraçada, ou uma declaração de controlo.

Viram duas piadas engraçadas e duas não engraçadas, além de duas declarações de controlo, apresentadas em ordens aleatórias e contrabalançadas.

Deram uma classificação de 7 pontos para a piada de cada afirmação, o sucesso do homem em atrair parceiras, a sua simpatia e a probabilidade de a participante partilhar o seu número de telefone com ele.

Estudo 2

Incluiu 81 mulheres. Foram apresentadas a 8 homens que foram emparelhados com uma declaração engraçada ou não engraçada numa ordem aleatória e contrabalançada.

Os alvos foram descritos como tendo partilhado a piada em conversa em cada sessão de speed date.

As participantes forneceram classificações de 7 pontos para a graça de cada piada, o sucesso do homem em namorar, bem como a sua inteligência, a capacidade de lidar com crianças e o potencial de rendimento.

Estudo 3

Participaram 109 mulheres e seguiu o mesmo esquema que as duas experiências anteriores.

Além de classificarem a  piada e o sucesso de primeiro contacto com o alvo, as participantes também classificaram o quão desejáveis achavam o alvo para uma relação a curto e longo prazo numa escala de 9 pontos.

Estudo 4

Com 141 mulheres, mas com processo semelhante ao estudo 3.

Diferença: os participantes foram apresentados com as faces brancas mais e menos atraentes entre os 18-30 ano – vindas da Chicago Faces Database.

As participantes avaliaram dois alvos atraentes que contaram piadas engraçadas, dois alvos não atraentes com piadas engraçadas, dois alvos atraentes a contar piadas não engraçadas, e dois alvos não atraentes a contar piadas não engraçadas.”

Conclusões

Uma mera amostra de humor no homem é sinónimo de simpatia e de um potencial parceiro; há uma evidência contínua para o modelo de indicador de interesse do humor.

Se o homem tenta ser engraçado mas não consegue, não suscita maior atracção do que uma declaração de controlo que não tem intenção de ser engraçada.

Um momento de humor realmente engraçado origina, tanto percepções de simpatia, quanto atração por parte das mulheres.

Homens engraçados são vistos pelas mulheres como mais inteligentes e com maior potencial de rendimento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.