Mulheres gastam duas vezes mais tempo que os homens nas tarefas domésticas

bella mia2010 / Flickr

-

Resultados de um estudo indicam que mesmo nos países desenvolvidos as mulheres passam quase duas vezes mais tempo que os homens a desempenhar tarefas domésticas e actividades não remuneradas.

O estudo foi realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) a propósito da comemoração neste sábado do Dia Internacional da Mulher. O estudo retrata 26 dos 34 países pertencentes à organização, indica a BBC.

A entidade somou o tempo que as mulheres passam a efectuar trabalhos remunerados e actividades não pagas (que incluem tanto o serviço doméstico propriamente dito como cuidar de membros da família, fazer compras para a casa ou serviço voluntário).

A conclusão apontou para uma média de oito horas diárias de trabalho realizada pelas mulheres enquanto que para os homens, a média de tempo é de sete horas e 45 minutos.

As jornadas totais de trabalho dos dois géneros têm portanto praticamente a mesma duração. Contudo, as mulheres realizam uma quantidade maior de trabalho não remunerado e por isso têm menores rendimentos, segundo o estudo.

Das oito horas diárias de trabalho das mulheres, quatro horas e 30 minutos são dedicadas a actividades não remuneradas (sendo quase três horas apenas para serviço doméstico propriamente dito).

Já os homens dedicam duas horas de 21 minutos para actividades não remuneradas (sendo uma hora e 15 minutos destinados a cuidar da casa).

A pesquisa refere-se a pessoas com idades entre 25 e 64 anos.

“Nos últimos 50 anos, as mulheres reduziram as horas de actividades não remuneradas e aumentaram as horas de trabalho pago. Os homens têm feito mais afazeres domésticos e cuidam mais dos filhos, mas ainda não assumiram isso por completo e, por isso, a desigualdade em relação à utilização do tempo é ainda grande em todos os países”, afirmou a OCDE.

Segundo a organização, as diferenças no acesso a carreiras profissionais de homens e mulheres encontram-se a ser lentamente reduzidas.

“Existe ainda, contudo, uma grande lacuna em relação ao trabalho não remunerado, o que mostra claramente que os homens ainda relutam em participar nas actividades domésticas em muitos países”, disse a organização.

Diferenças entre países

Há diferenças nas características do trabalho entre os países estudados.

Os homens japoneses são os que menos realizam trabalhos não remunerados, sendo apenas 62 minutos por dia ( e 24 minutos para serviço doméstico).

Por outro lado, os  holandeses e canadianos são os que mais dedicam tempo à casa: uma hora e 20 minutos.

As mulheres mexicanas e turcas, de acordo com a pesquisa, despendem a maior parte da sua jornada em actividades não remuneradas: mais de seis horas por dia, sendo quase cinco horas em afazeres do lar.

Os homens mexicanos, por sua vez, fazem pouco mais de uma hora de trabalhos domésticos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.