//

“Mulheres devem ganhar menos porque são mais fracas e menos inteligentes”, diz eurodeputado

31

Aargambit / Wikimedia

O eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke

O eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke

Um eurodeputado polaco afirmou, esta quarta-feira, num debate no Parlamento Europeu, que as mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são “mais fracas e menos inteligentes”.

O eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke, já conhecido pelos seus polémicos comentários racistas, xenófobos e anti-semitas, voltou a dar que falar esta quarta-feira, escreve o El País.

Durante um debate no Parlamento Europeu sobre a desigualdade salarial, o polaco defendeu que as mulheres devem ganhar menos porque são inferiores aos homens.

Recorde-se que as mulheres na UE ganham em média menos 16% do que os homens.

“Sabem que posição ocupavam as mulheres nas Olimpíadas gregas? A primeira mulher, digo-vos eu, ocupou a posição 800”, disse aos colegas.

“Sabem quantas mulheres há entre os primeiros cem jogadores de xadrez? Eu digo: nenhuma. Então, é óbvio que as mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes“, cita o jornal espanhol.

Para contestar as declarações do polaco, que é independente desde 2014, a eurodeputada do PSOE Iratxe García pediu de imediato a palavra.

“Segundo as suas teorias, eu não teria o direito de aqui estar como deputada. Sei que lhe dói e que o preocupa que hoje as mulheres possam representar cidadãos em direitos de igualdade. Venho aqui defender as mulheres europeias de homens como o senhor“, afirmou a eurodeputada espanhola.

Também o eurodeputado italiano Gianni Pittella pediu, esta quinta-feira, que o colega levasse “uma sanção exemplar”, por causa das “vergonhosas declarações que vão contra os princípios de igualdade de género desta casa”, cita o El País.

O presidente do Parlamento Europeu, o também italiano Antonio Tajani, já anunciou uma investigação ao político polaco.

De acordo com o diário espanhol, este comentário não é um caso isolado. Em 2012, foi sancionado por comentários ofensivos contra os negros e, em 2015, por entrar no hemiciclo a fazer a saudação nazi, o que lhe custou uma multa de três mil euros e a perda de dez dias do seu salário.

O candidato de extrema-direita também chamou aos refugiados “lixo humano”, já lamentou que as mulheres pudessem votar uma vez que, na sua perspetiva, têm menos conhecimentos políticos do que os homens, pôs em dúvida denúncias de violação e já questionou se Hitler saberia mesmo dos planos para exterminar os judeus.

Korwin-Mikke, defensor da monarquia e da pena de morte, já foi candidato à presidência do seu país em 2015. A sua chegada ao Parlamento Europeu, em 2014, aconteceu com 7,2% de votos e um surpreendente apoio de eleitores mais jovens: 28,5% dos polacos que votaram em si tinham entre 18 e 25 anos.

ZAP //

31 Comments

  1. Este deve arrastar a mulher pelos cabelos e exigir dela que seja sua servente, à maneira de um bom australopiteco que é, vindo do fundo (mas bem là do fundo) dos tempos obscuros… Mas esta criatura é deputado européu? Como é possível?

  2. Em muitas coisas que ele disse é de facto UM FACTO. No Xadrez por exemplo, os melhores 100 jogadores constam de força de elo entre 2838 (o 1º colocado) e 2659 (100º colocado). A primeira colocada das mulheres vai de 2649 a 2365 (100ª colocada). O problema é que o feminismo está também presente nos eurodeputados. Tanto nas mulheres como nos homens (a estes chamam-se os MANGINAS de MAN+vagina). O feminismo despiu do homem a sua masculinidade e dá às mulheres demasiado poder político e social. Homens e mulheres nunca serão iguais em momento algum da história. Uma coisa é valorização e outra é função. Dizer-se que a cabeça ocupa o lugar mais em cima que o coração não faz deste elemento mais importante que o último. E é isso que a maioria das mulheres não entende a ponta de um corno. Lá por o coração estar mais abaixo não implica menos valor mas sim funções diferentes. É por estas e outras razões que o feminismo conduziu ao estado da Europa. Mais violações cometidas pelos “refugiados coitadinhos”, pois temos que os abraçar ninguém lhes deu amor… pois a Suécia é um dos países mais feministas da Europa e vejam só, aumentou 1400% os casos de violação. Eu poderia citar muito mais verdades e factos. Ainda bem que esta criatura é deputado euopeu. Faz falta mais homens assim.

    • Se quer continuar a comentar primeiro infirme-se! Não há mais violações na Suécia. Há sim leis e formas de contabilizar também diferentes. Passo a explicar: Se uma mulher alegar violação por parte do seu companheiro no decurso do relacionamento (como exemplo prático poderemos considerar casos de violência doméstica), de todas as vezes em que ocorrer acto sexual não consentido, tal contará como um crime separado. Logo, um mesmo perpetrador cometera, hipotecamente vários crimes. E será julgado de acordo com o número de abusos.

      • Caríssima Marta. 1º “Se uma mulher alegar violação por parte do seu companheiro no decurso do relacionamento” (o que acontece não raras vezes) “como exemplo prático poderemos considerar casos de violência doméstica ” (…) É evidente que uma violação não é bonita mas esquece-se de uma coisa também fundamental: as falsas acusações de violação são tão horríveis quanto a violação propriamente dita. São formas de violação psicológica que podem destruir uma pessoa emocionalmente, socialmente e economicamente mesmo se não houver condenação. O estigma fica atribuído ao falso acusado para o resto da vida. Poucos acreditam neles e poucos se importam. E os defensores das “vítimas” se recusam a ver os homens falsamente acusados como vítimas, e ao invés disso se esforçam para minimizar e esconder o problema.
        2º Está a esquecer-se de outra coisa: 80% dos violadores motivados por raiva deslocada são filhos de mãe solteira. (Se me disser que não existe mãe “solteira” porque não está de acordo com nenhum estado civil… bom.. terá razão, mas não obstante isso, ainda assim, trato neste exemplo de “mãe solteira”) Pode ver em “Criminal Justice & Behavior, Vol 14, p. 403-26, 1978.” E continuando, 72% dos homicidas adolescentes e 60% dos violadores americanos são filhos de mãe solteira. Pode consultar em: D. Cornell (et al.), Behavioral Sciences and the Law, 5. 1987. And N. Davidson, “Life Without Father,” Policy Review. 1990. O seu argumento é propagado por feministas “ad extremum”, que não faz mais nada do que papaguear os resultados segundo as suas conveniências. 3º Para o mesmo tipo de crime, de violência doméstica considera-se que à mulher deve ser sempre recebida pena menor. Porquê? Ignoro. Mas é um facto. Se uma mulher apontar uma arma ao peito de um homem e este não morrer, naturalmente que a mulher vai alegar defesa. E portanto das duas uma: ou se safa impunemente ou simplesmente terá uma pena de 1 ou 2 anos. Simples quanto isso. Se for o homem na mesma situação irá ter uma pena muitíssimo mais pesada que a mulher. Tem dúvidas? Pesquise. Pense pela sua cabeça. Não faltam factos que demonstram exactamente isso que eu estou a explicar-lhe. Se tiver mesmo “muita vontade” de aprender a enxergar a realidade das coisas , aconselho-a a fazer uma pesquisa com base em factos. Procure que encontrará certamente.
        Daqui se percebe que faz falta um homem e que o feminismo mata todos os dias, muito mais do que aquilo que possa pensar.

      • Bom…
        Neste comentário, tenho que reconhecer que produziu alguma coisa com alguma coerência… ao contrário dos outros…

    • Realmente és uma aberração… e juntamente com o dito “deputado” formais uma parelha dos diabos…
      Por acaso estás com azar… é que por acaso defendo a igualdade de direitos entre homens e mulheres… obviamente onde eles podem existir e ser iguais… tirando os que têm a ver com as diferenças anatómicas e fisiológicas… Mas detesto quer o machismo, quer o feminismo, quer qualquer outra forma de extremismo…
      Há gente que em vez de ter nascido de mulheres, deve ter nascido de vacas… com todo o respeito que os bovinos me merecem…
      Mas até nem preciso de dizer muito mais… porque um tipo aramado em trump acabou de levar uma ensaboadela da Marta…
      E já agora… repare com atenção qual é a maioria da população estudantil universitária que existe na atualidade…

      • E o que é ainda mais curioso é que este meu último comentário ao PauloSr… apareceu primeiro do que a resposta que eu tinha endereçado à Marta… que por sinal ainda não vi publicado aqui… será que o/a moderador(a) tem preguiça de ler um texto bem fundamentado…?

      • Realmente os teus comentários não são de estranhar… pois não… não produzes nem textos bem fundamentados, nem inteligentes…
        Qual foi a parte do que eu escrevi, de que “…detesto quer o machismo, quer o feminismo, quer qualquer outra forma de extremismo…”, que tu não percebeste???!!!…
        Realmente não é de admirar o que “vomitas” nos comentários…

  3. Espectáculo. O meu primeiro comentário tão bem concebido (às 10 da matina) ainda não foi aprovado? Ah tá! Não foi aprovado porque quem aprova é uma mulher!! Logo está explicado AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAHAHAHAHAHAHAH Não aguentou com as duras verdades do meu comentário que não foi aceite a priori. E Curioso! Só aprovou comentários femininos! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    • Eu sou mulher e digo-lhe uma coisa,você tem razão sim senhor. Não se pode comparar nem igualar homens e mulheres porque são diferentes. Cada um com a sua fisionomia, cada um com o seu papel. Quanto ao nível da inteligência, é o único ponto que não concordo.
      Falando agora nas “teorias” da conspiração, sabe que o feminismo faz parte de um plano para destruição dos valores morais da sociedade, mais concretamente a destruição da vida familiar, conforme os “protocolos dos sábios de Sião”, muito convenientemente considerado “fake” LOL O que é certo é que tudo o que lá está, tem acontecido. TUDO!
      Aconselho também toda a gente a ler Suzanne Venker, “The Flipside of Feminism” onde a autora explica como o feminismo tem prejudicado as mulheres.
      Quanto ao senhor da notícia, exagerado e ignorante em certos pontos.

  4. É! É verdade.
    As mulheres têm diferentes funções!
    Porque o limiar de dor dos homens, faria com que morressem de dor, no parto! E nascem criancinhas todos os dias!

    Pois fique informado, Caríssimo, que a estimativa evolucionária, é de que a cerca de 10 milhões de anos, (pena não estar cá pra ver) os “homens” nem para reprodução… Sabe: é que já não são precisos! Nem pra isso!
    Somos tão pouco, de coisa nenhuma (não é?!) que a espécie humana eliminará um membro – um “apêndice”

    aha… e sabe porque é que temos um tronco cerebral (eu explico, está bem?- a “ponte” que une os 2 hemisférios do cérebro) é 4 vezes maior que o dos “ditos inteligentes”? É que processamos 4 vezes mais informação que vocês.
    Vocês são bons – é a V/ função – mas só numa coisa de cada vez… temos pena!

    aha… e sabe porque falámos?!? Homens também!
    porque na caça, estão estrategas e calados -em casa, cultivasse, criam-se os futuros de nós mesmos e ensinasse!
    Ensinasse o que se deve ou não fazer, como, o que comer, onde apanhar, em que altura…
    Foram as Mães e as Avós que permitiram o V/ silêncio heróico, pela carne – mas sabe que também se vive sem essas proteínas, correcto?!

    Valha-nos a ignorância que é a engenheira da sabedoria!

    Sabe porque não somos campeãs de xadrez – porque não temos tempo a casa pra tratar, ou viviam todos (quase) no meio da porcaria!

    Espero que as Mulheres da sua vida aqui não o venham ler!

    • Embora odeie a resposta do “Patife das moitas” e as ideias do dito “deputado”… tal como também já disse atrás também odeio todos os tipos de extremismos… feminismo incluido…
      Se tem inteligência para escrever o que escreveu no seu comentário… também tem inteligência para saber que todos os pontos que escreveu podem ser rebatidos e bem rebatidos… e já nem falando e uma estupidez evolutiva/biológica que referiu… por isso quando se cai nos extremos é sempre mau… seja para um lado ou para o outro…
      Mas nem vale a pena perder tempo a rebate-los… porque quer um extremo, quer o outro, não são merecedores de perda de tempo… ainda…

    • Para a nossa ilustradíssima MMnica (será que é diminutivo para mnemónica?) “Porque o limiar de dor dos homens, faria com que morressem de dor, no parto! E nascem criancinhas todos os dias!” God.. que treta… mais um pseudo-estudo feito… Então só porque as mulheres vão parir automaticamente têm mais resistẽncia à dor? “O homem é mais resistente. “Em estudos, mulheres apresentaram menor tolerância à dor”, diz o dentista Roger Fillingim, da Universidade da Flórida. Um experimento do psicólogo Ed Keogh, da Universidade de Bath, no Reino Unido, concluiu que elas sentem dor por mais tempo, com mais frequência e maior intensidade. O mito começou provavelmente porque os homens são mais chorões. “Por uma questão cultural, as mulheres reclamam menos e sofrem caladas”, explica a anestesiologista Fabíola Minson, da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.” Trabalho para casa: Estudo da Dor.
      Tenho pena do seu argumento. Carece realmente de bases científicas. A sua falta de lógica de facto fez-me rir… Se “os homens nem para reprodução” nas suas palavras.. gostava então de saber como faz filhos sem homem… A não ser que tenha os dois sexos no seu corpo… LOLOL …Que raio de atitude misândrica… também gostava de saber essa lógica de processar mais informação que os homens. Um computador processa e memoriza bancos de dados facilmente. Uma coisa é memorizar. Qualquer idiota sabe isso. Outra é fazer funcionar a inteligência que pelos vistos você não tem. Sugiro que, em primeira análise, vá processar as suas fontes de “4 vezes mais poderosamente assimiláveis” informações para : 1º aprender a escrever correctamente português. 2º Aprender a aceitar que o que eu escrevi e volto a reiterar: funções diferentes. Nunca vamos ser iguais. Meta isso na sua cabeça. No momento que fossemos iguais a espécie humana dispensaria dois sexos. 3º Mesmo que as mulheres só quisessem saber de xadrez… não chegariam lá na mesma, porque mais uma vez, a biologia tem alguma coisa a dizer. Lembra-se de eu ter dito funções diferentes? Memorize essa com o seu fantástico poder de absorção de informação.
      Para Augusto Carreira. Eu prefiro Patife das Moitas. Acho engraçado. Se eu pusesse Paulo Severino ou Maria da Lurdes daria no mesmo. Você ficaria a saber o mesmo. Não é por ter ou não colocado o meu nome que irá ser diferente. O seu argumento pauta por ser Ad Hominem. Julgue pelas afirmações das pessoas. Não pelo nick que usam. Se não gosta do argumento simplesmente ignore. Fácil assim.
      Para o nosso compadre Jaime https://www.youtube.com/watch?v=TzkeFwfjOF8 . É claro que as fontes “oficiais” não vão dizer nada contra os refugiados porque isso seria politicamente “incorrecto” xenófobo, racista e bla bla bla. Mas o que é certo é que pessoas oriundas desses lados onde existe uma cultura diferente querem impôr os seus costumes nos países de destino. E é isso que Trump tenciona combater. Aliás o 1º Ministro da Austrália já avisou isso mesmo: se não querem submeter-se à cultura dos países para onde tencionam trabalhar, viver, fazer filhos , etc, então que voltem para trás, para donde vieram. Eu não estou a ver em lado nenhum do planeta, os portugueses fazerem reinvindicações deste tipo. Não. Os portugueses aceitam as regras nos outros países. Não se fazem de vítimas.
      Os comentário mais inteligentes que li até agora foram os meus, da Mulher e Miguel Queiroz.
      E para rematar em jeito de conclusão: “A maior fraqueza dos homens é a sua fachada de força, a maior força das mulheres é a sua fachada de fraqueza (Warren Farrell)” Só isso diz tudo.
      De qualquer dos modos a minha missão aqui está cumprida: quer gostem ou não esse tema ganhou vida 😉

      • Tal como respondi à MMnica… bem como todos os pontos que ela apontou podem ser rebatidos… também os que tu apontaste podem ser rebatidos… E mais… apesar de ambos dizerem o contrário… ambos podem ser cientificamente e socialmente rebatidos… como já disse, quando se cai nos extremos é sempre mau… Mas em ambos os casos, rebater-vos, seria uma perda de tempo…
        E depois de ter visto a partilha do vídeo que fizeste é que dá para ter mesmo a certeza de que estás armado em trump…
        Mas agora… considerares o teu comentário inteligente… e pior ainda, pores-te ao nível do Miguel Queiroz (que teve um comentário muito mais inteligente e que não defendeu o que tu defendeste)… foi a “cereja no topo do bolo”…

    • 10 milhões de anos? Nem pense nisso, vai ser mto mais cedo e não vai durar mto. Realmente por certas respostas que aqui li, há grandes crâneos que pertencem a grandes cromos, que não valem nada… só têm é mania, mais nada. Há um velho ditado que diz que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Se mtos chegam onde chegam, devem-no a mulheres. Este eurodeputado, que devia andar a guardar ovelhas e não estar a dormir e ganhar balúrdios para largar bacoradas no PE. E quem o apoia é pior que ele. Esses comentários deviam ser todos censurados.

  5. aha… e passo a explicar:
    Não sou sequer feminista – o feminismo é o machismo, mas de saias!
    Sou casada, mãe de,por acaso, uma menina!

    Detesto qualquer tipo de extremismos – religiosos, políticos, idealistas, morais!

    Sabe porque é que temos 2 rins? Porque para bom funcionamento “desta máquina maravilhosa” a natureza achou que precisamos deles.

    Para já, precisamos uns dos outros! Devemos potenciar o que cada um tem de melhor – não temer, domar ou dominar.
    Somos melhor Juntos, que separados. Pior ainda, um contra o outro!

    Sabe, na Mesopotamia, havia um ritual de “passagem” – saltar por cima de um Touro, mas bem de frente pra eles!
    Era pra ambos os sexos- pois eram iguais. E estes (a Mesopotamia) são mais antigos que os Gregos (berço da civilização como a conhecemos – mas não da “Humanidade na sua maior plenitude” – eram… políticos… e passavam o tempo a matarem-se uns aos outros… – pouco inteligente!)

    • Apesar de neste comentário ter tomado uma outra posição… concorde ou não… no outro foi demasiado feminista… talvez levada pela “raiva” do momento…
      Quanto a este último comentário estou muito mais de acordo… para não dizer mesmo, totalmente de acordo…

  6. Tudo isto é conversa para o boi dormir. Pouco interessa aqui atitudes e movimentos idiotas como feminismos ou machismos. Sejamos sensatos: Na natureza existe equilíbrio. Nem o homem nem a mulher são superiores. São criaturas diversas e que se complementam, cada um com seus pontos fracos e fortes. Equivalentes sim, porque complementares… Iguais, nunca. A sociedade ideal será aquela que, não impedindo nenhum dos sexos de participar em qualquer sector de actividade, compreende que as mulheres são melhores nalgumas coisas e os homens noutras… E tira partido disso não só para melhorar a eficiência do sistema, como para ir ao encontro da realização pessoal de cada indivíduo.

    Fala-se muito em “paridade”… Não tem qualquer sentido. Vai-se agora querer obrigar qualquer sector de actividade a ter igual número de mulheres e homens? Um absurdo! Experimentem lá ir dizer ao corpo de Comandos que tem de admitir nas tropas igual número de homens e mulheres, e verão a resposta. Vão dizer à Companhia Nacional de Bailado que os espectáculos deles a partir de agora têm de ter tantos bailarinos como bailarinas… E verão igualmente a resposta. Todos sabemos que se o Homem é naturalmente mais forte, a mulher é naturalmente mais flexível, por exemplo.
    Mentalmente a mulher é melhor em multi-tasking e o homem é melhor a visualizar a 3 dimensões… Etc… Há sempre diferenças e coisas em que tendencialmente um sexo é melhor do que o outro. É o Yin-Yang da mãe natureza a manifestar-se.

    Claro que agora está na moda andar cada sexo a puxar a braza à sua sardinha. Não faltam por aí artigos de pseudo-ciência feminista a dizer que a mulher é mais inteligente, que dá melhores gerentes, que dá melhores programadores, têm melhores notas na Escola, são mais organizadas, enfim… Tudo melhor. Os mesmos estudos geralmente dizem que os homens são melhores a beber (uma mentira, basta ir a uma discoteca e ver estudantes a apanhar bebedeiras para ver que a percentagem é igual), que os homems são melhores a ficar carecas, a não ser alvos de piropos, a urinar de pé… E outras parvoices de humor bacôco feminista. do mesmo modo há a resposta masculina, que diz que as mulheres são melhores a bater nos maridos sem ser penalizadas por lei, a dormir com menores sem serem punidas por lei, a fazer falsas alegações de violência e violação, a ficar com aguarda dos filhos e pensões de divórcio, a serem esponjas da sociedade e dos homens, com jantares gratuitos, bebidas gratuitas, subsídios do estado, etc… Mas tudo isto são bocas da reacção também. Certo? Certo.

    A verdade é que devemos ter uma sociedade justa em que há equivalência de direitos e privilégios, de uma forma equilibrada e aplicada às diferenças e diversidades de género. Uma sociedade que não discrimine nem objectifique a mulher mas que também não trate os homens como “descartáveis” enviando-os sistemáticamente para a guerra e salvando sempre mulheres e crianças primeiro. É inconcebível que uma besta como este eurodoputedo venha a público dizer alarvidades misoginistas deste calibre. É inconcebível que os homems façam uso e abuso da sua força física para maltratar as mulheres. É inconcebível que não sa abram as mesmas portas e se dêm as mesmas oportunidades a ambos os sexos. No entanto há que compreender que dadas as diferenças, deve ser natural mulheres serem preferidas para certas funções e homens pra outras… Mas nunca pagar de modo diferente para trabalhos idênticos, com base no sexo. Isso nunca. Assim como não se pode continuar a deixar hábitos culturais darem tratamento preferencial a mulheres, sem base científica para o legitimizar. Senão depois… Ninguém se queixe de desequilíbrios.

    • Tirando um ou outro pequenino ponto onde diria as coisas de forma ligeiramente diferentes… Este foi um dos comentários mais inteligente que por aqui vi…

  7. A MULHER SENDO FISICAMENTE MAIS FRACA QUE O HOMEM SEMPRE USO MAIS INTELIGÊNCIA.
    MAIOR SINAL DE INTELIGÊNCIA DE MULHER É QUE SI METE MENOS NA POLITICA.
    HOMEM E MULHER SÃO COMO DUAS ASAS DE UM POMBO QUE PODE VOAR BEM SOMENTE NO
    CASO DE ASAS COM MESMO FORÇA ESPIRITUAL.
    ACOMPANHAR E EDUCAR AS CRIANÇAS PARA FUTURA HUMANIDADE ,MAIS AO CARGO DO MULHER
    É O MAIS PRECIOSA EMPREGO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.