/

Centenas de mulheres “coletes amarelos” saíram às ruas em França

Ian Langsdon / EPA

Quiseram provar que as manifestações dos “coletes amarelos” não têm de ser violentas. Assim, centenas de mulheres saíram às ruas este domingo, em França, para mostrar a abrangência do movimento.

Várias manifestações de mulheres “coletes amarelos” decorreram este domingo sem incidentes em diferentes cidades francesas, um dia depois de 50 mil “coletes amarelos” terem saído à rua e do registo de vários incidentes.

Em Paris, centenas de mulheres reuniram-se na praça da Bastilha e marcharam até à praça da Ópera, onde ao início da tarde se mantinha um forte dispositivo de segurança, com mais de uma dezena de viaturas policiais. Outras marchas semelhantes registaram-se em Toulouse (sul), com 300 participantes, Caen (norte), Saint Nazaire à La Rochelle (oeste).

Algumas mulheres estavam acompanhadas de crianças para mostrar que na origem do protesto está a incerteza pelo futuro, além de insistirem em desmentir a associação que se tem feito entre violência e “coletes amarelos”.

“Precisamos de coisas concretas, precisamos de poder de compra, precisamos de baixar os impostos sobre bens de necessidade básica”, disse uma manifestante à Euronews.

“Há bandidos que se infiltram nos protestos e nós queremos dizer-lhes que nós, as mulheres de coletes amarelos, queremos protestar de forma pacífica“, adiantou outra manifestante, afirmando que as mulheres “são determinadas e fortes”. “Estamos aqui em peso e não vamos desistir.”

No oitavo sábado consecutivo de protestos e exigência de mudança de políticas foi registado um recorde de manifestantes – 50 mil pessoas – em toda a França, segundo os números do Ministério do Interior.

Foram registados incidentes em Paris, incluindo uma tentativa de entrada forçada no Ministério dos Assuntos Parlamentares, Bordéus, Toulouse e Ruão.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.