/

Berlim autoriza mulheres a nadar em topless nas piscinas após queixa de discriminação

2

Berlim autoriza mulheres a nadar em topless nas piscinas após queixa de discriminação

Uma cidadã queixou-se de discriminação e, por isso, o Governo do Estado de Berlim, na Alemanha, decretou que as mulheres podem nadar em tronco nu, tal como os homens, nas piscinas públicas da cidade.

O anúncio surge depois de uma queixa apresentada por uma cidadã de Berlim no gabinete do Estado responsável pela luta contra a discriminação. Esta mulher foi impedida de nadar em topless numa piscina da capital alemã.

Assim, a entidade que gere as piscinas públicas de Berlim, designada por Berliner Baederbetriebe, anunciou, em comunicado de imprensa citado pelo Los Angeles Times (LAT), que as regras vão mudar de forma a “respeitar a igualdade de género”.

“A natação em tronco nu será possível, no futuro, para mulheres ou para pessoas com um tipo de peito feminino“, realçou o organismo.

A responsável do gabinete anti-discriminação de Berlim, Doris Liebscher, já se mostrou satisfeita com a decisão, salientando que “estabelece direitos iguais para todos os berlinenses, sejam homens, mulheres ou não-binários”. Além disso, “cria segurança jurídica para os funcionários” das piscinas, acrescenta citada pelo LAT.

“Agora, é importante que o regulamento seja aplicado de forma consistente e que não ocorram mais expulsões ou interdições de acesso“, salienta Doris Liebscher.

Não se sabe ao certo quando é que estas novas regras vão entrar em vigor.

Até esta tomada de posição, as mulheres que mostrassem os seus seios nas piscinas de Berlim, eram convidadas a cobrir-se ou a sair das instalações. Em alguns casos, eram mesmo proibidas de voltar.

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.