Mulheres afegãs rompem a tradição e carregam o caixão de jovem linchada

O caixão de Farkhunda, a jovem afegã espancada e apedrejada até a morte em Cabul, foi carregado por um grupo de mulheres, rompendo a tradição dos funerais no Afeganistão.

Centenas de pessoas marcaram presença no funeral de Farkhunda, exigindo que os autores do selvático crime sejam punidos.

Na quinta-feira, uma multidão composta principalmente por homens, atacou a jovem com paus e pedras, espancando-a até a morte, após o que atearam fogo ao corpo.

Segundo alguns relatos, a polícia terá testemunhado a acção, sem intervir para defender Farkhunda da multidão em fúria.

O ataque à jovem mulher, de 27 anos, bem como a falta de intervenção policial, foram duramente criticados.

O presidente afegão Ashraf Ghani disse ter ordenado uma investigação sobre o episódio.

Imagens do ataque filmadas em telemóveis circularam nas redes sociais em todo o mundo.

Completamente inocente

Testemunhas dizem que o grupo acusava a mulher de ter queimado uma cópia do Corão, o livro sagrado do islamismo.

No entanto, um funcionário do Ministério do Interior, encarregado de investigar o caso, disse não ter encontrado provas que confirmassem a acusação.

Farkhunda era completamente inocente“, afirmou o general Mohammad Zahir à imprensa local.

Segundo o general Zahir, 13 pessoas, incluindo agentes da policia, foram presas.

No funeral da jovem, este domingo, o seu caixão foi carregado por activistas afegãs dos direitos das mulheres, papel que costuma ser desempenhada por homens.

As mulheres choravam e gritavam “queremos justiça para Farkhunda”.

O irmão de Farkhunda, citado pela BBC, revelou que a jovem se preparava para ser professora de estudos religiosos.

As mulheres ainda sofrem de discriminação na maior parte do Afeganistão, país onde frequentemente os ataques violentos contra as mulheres ficam por punir.

Mesmo assim, este ataque, que aconteceu junto à mesquita de Shah-Du-Shamshaira, terá sido o primeiro deste tipo no Afeganistão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Piores que bichos da selva, pois estes só matam para comer, realmente esta crueldade é demoníaca este “esterco” devia ser dizimado da superfície da terra.

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …