Mulheres afegãs rompem a tradição e carregam o caixão de jovem linchada

O caixão de Farkhunda, a jovem afegã espancada e apedrejada até a morte em Cabul, foi carregado por um grupo de mulheres, rompendo a tradição dos funerais no Afeganistão.

Centenas de pessoas marcaram presença no funeral de Farkhunda, exigindo que os autores do selvático crime sejam punidos.

Na quinta-feira, uma multidão composta principalmente por homens, atacou a jovem com paus e pedras, espancando-a até a morte, após o que atearam fogo ao corpo.

Segundo alguns relatos, a polícia terá testemunhado a acção, sem intervir para defender Farkhunda da multidão em fúria.

O ataque à jovem mulher, de 27 anos, bem como a falta de intervenção policial, foram duramente criticados.

O presidente afegão Ashraf Ghani disse ter ordenado uma investigação sobre o episódio.

Imagens do ataque filmadas em telemóveis circularam nas redes sociais em todo o mundo.

Completamente inocente

Testemunhas dizem que o grupo acusava a mulher de ter queimado uma cópia do Corão, o livro sagrado do islamismo.

No entanto, um funcionário do Ministério do Interior, encarregado de investigar o caso, disse não ter encontrado provas que confirmassem a acusação.

Farkhunda era completamente inocente“, afirmou o general Mohammad Zahir à imprensa local.

Segundo o general Zahir, 13 pessoas, incluindo agentes da policia, foram presas.

No funeral da jovem, este domingo, o seu caixão foi carregado por activistas afegãs dos direitos das mulheres, papel que costuma ser desempenhada por homens.

As mulheres choravam e gritavam “queremos justiça para Farkhunda”.

O irmão de Farkhunda, citado pela BBC, revelou que a jovem se preparava para ser professora de estudos religiosos.

As mulheres ainda sofrem de discriminação na maior parte do Afeganistão, país onde frequentemente os ataques violentos contra as mulheres ficam por punir.

Mesmo assim, este ataque, que aconteceu junto à mesquita de Shah-Du-Shamshaira, terá sido o primeiro deste tipo no Afeganistão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Piores que bichos da selva, pois estes só matam para comer, realmente esta crueldade é demoníaca este “esterco” devia ser dizimado da superfície da terra.

RESPONDER

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …

Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …