Mulheres afegãs rompem a tradição e carregam o caixão de jovem linchada

O caixão de Farkhunda, a jovem afegã espancada e apedrejada até a morte em Cabul, foi carregado por um grupo de mulheres, rompendo a tradição dos funerais no Afeganistão.

Centenas de pessoas marcaram presença no funeral de Farkhunda, exigindo que os autores do selvático crime sejam punidos.

Na quinta-feira, uma multidão composta principalmente por homens, atacou a jovem com paus e pedras, espancando-a até a morte, após o que atearam fogo ao corpo.

Segundo alguns relatos, a polícia terá testemunhado a acção, sem intervir para defender Farkhunda da multidão em fúria.

O ataque à jovem mulher, de 27 anos, bem como a falta de intervenção policial, foram duramente criticados.

O presidente afegão Ashraf Ghani disse ter ordenado uma investigação sobre o episódio.

Imagens do ataque filmadas em telemóveis circularam nas redes sociais em todo o mundo.

Completamente inocente

Testemunhas dizem que o grupo acusava a mulher de ter queimado uma cópia do Corão, o livro sagrado do islamismo.

No entanto, um funcionário do Ministério do Interior, encarregado de investigar o caso, disse não ter encontrado provas que confirmassem a acusação.

Farkhunda era completamente inocente“, afirmou o general Mohammad Zahir à imprensa local.

Segundo o general Zahir, 13 pessoas, incluindo agentes da policia, foram presas.

No funeral da jovem, este domingo, o seu caixão foi carregado por activistas afegãs dos direitos das mulheres, papel que costuma ser desempenhada por homens.

As mulheres choravam e gritavam “queremos justiça para Farkhunda”.

O irmão de Farkhunda, citado pela BBC, revelou que a jovem se preparava para ser professora de estudos religiosos.

As mulheres ainda sofrem de discriminação na maior parte do Afeganistão, país onde frequentemente os ataques violentos contra as mulheres ficam por punir.

Mesmo assim, este ataque, que aconteceu junto à mesquita de Shah-Du-Shamshaira, terá sido o primeiro deste tipo no Afeganistão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Piores que bichos da selva, pois estes só matam para comer, realmente esta crueldade é demoníaca este “esterco” devia ser dizimado da superfície da terra.

RESPONDER

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …