Mulher mais velha do mundo tem 115 anos – e revela o segredo da sua longevidade

1

Guinness World Records

Maria Branyas Morera

Maria Branyas Morera tem 115 anos e é apontada pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo. O segredo para a sua longevidade? Evitar pessoas tóxicas.

Nascia em São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), Maria mudou-se para Espanha quando tinha apenas oito anos.

Há 22 anos a viver num lar de idosos, passou pelas duas guerras mundiais e pela pandemia de gripe de 1918.

Maria manteve a sua longevidade graças à “ordem, tranquilidade, boa relação com a família e com amigos, contacto com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, muita positividade e mantendo-se afastada de pessoas tóxicas”, refere o site do Guinness World Records.

Às vezes, Maria publica palavras de sabedoria na sua conta do Twitter, gerida em parte pela filha.

“Penso que a longevidade também é ter sorte. Sorte e boa genética”, refere ainda na página oficial do Guinness World Records, citada pelo Insider.

Embora a investigação tenha demonstrado que a manutenção de relações sociais é uma parte importante para uma vida longa, manter pessoas tóxicas por perto pode fazer mais mal do que bem.

“Um dos maiores indicadores de que a sua relação está a afetar negativamente a sua saúde emocional, é que está a afetar uma área da sua vida como o trabalho, amizades, família, saúde, finanças, espiritualidade ou tempo de descanso”, disse ao Insider Carolyn McNulty, uma conselheira de saúde mental.

Um estudo de 2020, no qual participaram 3.000 pessoas de meia-idade e idosas, os investigadores constataram que a qualidade da relação com o parceiro teve mais impacto no risco de mortalidade do que o facto de não ter um parceiro – sugerindo que estar sozinho pode ser mais saudável do que manter um parceiro muito crítico.

Outros estudos relacionaram relações tóxicas com depressão e hipertensão. De acordo com a terapeuta Shannon Thomas, também citada pelo Insider, os seus pacientes em relações abusivas tinham normalmente problemas digestivos e de memória.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.