Mulher teve de amputar mãos e pernas por causa das lambidelas do seu cão

Uma norte-americana teve que amputar as mãos e os braços por causa da bactéria Capnocytophaga canimorsus, que pode ser transmitida por mordidas, arranhões e lambidelas de cães e gatos.

Após umas férias em Punta Cana, Marie Trainer começou a sentir dores nas costas e náuseas e a ter febres altas que a levaram às urgências de um hospital em Ohio, nos Estados Unidos. Nove dias depois, a norte-americana acordou numa cama de hospital, com as mãos e pernas amputadas, escreve a CNN.

Os médicos demoraram uma semana para descobrir que a mulher sofria não de uma doença de viagem “tropical”, como tinham suspeitado, mas de uma infeção grave causada pelas lambidelas do seu pastor-alemão, que provavelmente lambeu uma ferida aberta.

Esta rara infeção é provocada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, encontrada na boca de cães e gatos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). Pode espalhar-se através de mordidas, arranhões e lambidelas de animais de estimação.

Em declarações ao jornal, Margaret Kobe, a médica que tratou Trainer, recorda que a paciente estava em “estado de delírio” quando entrou na unidade de saúde e, pouco depois, ficou inconsciente, tendo-lhe sido induzido o coma. Além disso, a sua pele começou a ficar vermelho-arroxeada, tendo evoluído para gangrena.

A maioria dos humanos em contacto com cães e gatos não fica doente, e é raro que esta bactéria cause doenças. As pessoas com maior risco são aquelas com um sistema imunitário fraco como, por exemplo, pacientes com cancro, diabetes ou VIH.

Segundo o CDC, os pacientes infetados podem apresentar sintomas dentro de três a cinco dias, embora alguns possam apresentar sinais mais cedo ou mais tarde e, em casos raros, podem desenvolver sépsis. De acordo com as estatísticas, três em cada dez pessoas que desenvolvem esta infeção grave morrem e a Capnocytophaga foi detetada em 74% dos cães. Os animais podem ser testados, mas os resultados podem mudar com o tempo.

Até agora, a norte-americana já passou por oito cirurgias e em breve vai ser transferida do hospital para um centro de reabilitação, onde vai aprender como usar próteses.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Isso aconteceu pq teve uma ferida aberta e o animal ficava lambendo, jamais acontece só pelas lambeduras estando saudável a pessoa.

  2. Não tenho nada contra cães e gatos, mas prefiro manter distância deles. Tenho uma irmã que quase morreu com Toxoplasmose, transmitida por esses animais. O que mais me incomoda é ver as pessoas tratando bichos como se fossem gente!!! Fico enojada ao ver pessoas comendo junto com animais e até beijam eles!!! Deus nos acuda!!!

    • Realmente é preciso muito cuidado. Podemos amar os animais e manter a higiene. A toxoplasmose é sobretudo transmitida por gatos e principalmente a gravidas e às crianças. Vi na tv o caso duma menininha que beijou um gato e ao fazê-lo inalou um pelo do animal que se lhe alojou no cérebro o que fez com que a menina perdesse muitas das suas capacidades . Nunca mais aquela pobre criança será a mesma. Casos destes sao raros mas acontecem .

  3. Acho que o problema não está nos animais, ou no cão …. e sim na ferida que ela tinha, que ao ser lambida pelo mesmo, provocou uma infeção.

    • do que li antes de ti encontrei asneiras enormes mas a tua deixa-os a todos a anos luz. só espero que na vida social e laboral sejas um mero zé ninguém porque se não essas pessoas estão em risco de vida iminente.

  4. Antigamente,dizia-se que as lambidelas de cão ( e só as de cão ) tinham poder curativo…parece que na minha havia um senhor que tinha uma ferida num pé ou perna ( ja nao me recordo bem ) cuja infeção nao passava com nada,o médico ja nao sabia o que fazer para curar -lhe a ferida,então o cão do vizinho desse senhor começou a lamber-lhe a ferida e esta finalmente cicatrizou! talvez o cao da notícia estivesse realmente infectado com essa bactéria. Agora ,são só bactérias por todo o lado .Uma vez,um familiar meu contraiu uma no hospital que o deixou à beira da morte.

  5. A toxoplasmose não é transmitida dessa forma…Só se vc ingerir fezes do animal. É mais provável q tenha ingerido por alimentos mal cozidos e mal lavados, q de alguma forma foram contaminados e grávidas e crianças podem conviver perfeitamente com gatos.

  6. Parabéns a todos comentários que se indignaram com tamanho disparate. O que realmente deveria ser cortado era a língua daquele que divulgou a bestial reportagem

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …