Mulher teve de amputar mãos e pernas por causa das lambidelas do seu cão

Uma norte-americana teve que amputar as mãos e os braços por causa da bactéria Capnocytophaga canimorsus, que pode ser transmitida por mordidas, arranhões e lambidelas de cães e gatos.

Após umas férias em Punta Cana, Marie Trainer começou a sentir dores nas costas e náuseas e a ter febres altas que a levaram às urgências de um hospital em Ohio, nos Estados Unidos. Nove dias depois, a norte-americana acordou numa cama de hospital, com as mãos e pernas amputadas, escreve a CNN.

Os médicos demoraram uma semana para descobrir que a mulher sofria não de uma doença de viagem “tropical”, como tinham suspeitado, mas de uma infeção grave causada pelas lambidelas do seu pastor-alemão, que provavelmente lambeu uma ferida aberta.



Esta rara infeção é provocada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, encontrada na boca de cães e gatos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). Pode espalhar-se através de mordidas, arranhões e lambidelas de animais de estimação.

Em declarações ao jornal, Margaret Kobe, a médica que tratou Trainer, recorda que a paciente estava em “estado de delírio” quando entrou na unidade de saúde e, pouco depois, ficou inconsciente, tendo-lhe sido induzido o coma. Além disso, a sua pele começou a ficar vermelho-arroxeada, tendo evoluído para gangrena.

A maioria dos humanos em contacto com cães e gatos não fica doente, e é raro que esta bactéria cause doenças. As pessoas com maior risco são aquelas com um sistema imunitário fraco como, por exemplo, pacientes com cancro, diabetes ou VIH.

Segundo o CDC, os pacientes infetados podem apresentar sintomas dentro de três a cinco dias, embora alguns possam apresentar sinais mais cedo ou mais tarde e, em casos raros, podem desenvolver sépsis. De acordo com as estatísticas, três em cada dez pessoas que desenvolvem esta infeção grave morrem e a Capnocytophaga foi detetada em 74% dos cães. Os animais podem ser testados, mas os resultados podem mudar com o tempo.

Até agora, a norte-americana já passou por oito cirurgias e em breve vai ser transferida do hospital para um centro de reabilitação, onde vai aprender como usar próteses.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Isso aconteceu pq teve uma ferida aberta e o animal ficava lambendo, jamais acontece só pelas lambeduras estando saudável a pessoa.

  2. Não tenho nada contra cães e gatos, mas prefiro manter distância deles. Tenho uma irmã que quase morreu com Toxoplasmose, transmitida por esses animais. O que mais me incomoda é ver as pessoas tratando bichos como se fossem gente!!! Fico enojada ao ver pessoas comendo junto com animais e até beijam eles!!! Deus nos acuda!!!

    • Realmente é preciso muito cuidado. Podemos amar os animais e manter a higiene. A toxoplasmose é sobretudo transmitida por gatos e principalmente a gravidas e às crianças. Vi na tv o caso duma menininha que beijou um gato e ao fazê-lo inalou um pelo do animal que se lhe alojou no cérebro o que fez com que a menina perdesse muitas das suas capacidades . Nunca mais aquela pobre criança será a mesma. Casos destes sao raros mas acontecem .

  3. Acho que o problema não está nos animais, ou no cão …. e sim na ferida que ela tinha, que ao ser lambida pelo mesmo, provocou uma infeção.

    • do que li antes de ti encontrei asneiras enormes mas a tua deixa-os a todos a anos luz. só espero que na vida social e laboral sejas um mero zé ninguém porque se não essas pessoas estão em risco de vida iminente.

  4. Antigamente,dizia-se que as lambidelas de cão ( e só as de cão ) tinham poder curativo…parece que na minha havia um senhor que tinha uma ferida num pé ou perna ( ja nao me recordo bem ) cuja infeção nao passava com nada,o médico ja nao sabia o que fazer para curar -lhe a ferida,então o cão do vizinho desse senhor começou a lamber-lhe a ferida e esta finalmente cicatrizou! talvez o cao da notícia estivesse realmente infectado com essa bactéria. Agora ,são só bactérias por todo o lado .Uma vez,um familiar meu contraiu uma no hospital que o deixou à beira da morte.

  5. A toxoplasmose não é transmitida dessa forma…Só se vc ingerir fezes do animal. É mais provável q tenha ingerido por alimentos mal cozidos e mal lavados, q de alguma forma foram contaminados e grávidas e crianças podem conviver perfeitamente com gatos.

  6. Parabéns a todos comentários que se indignaram com tamanho disparate. O que realmente deveria ser cortado era a língua daquele que divulgou a bestial reportagem

RESPONDER

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …