Mulher viveu com parasita no olho durante anos após comer crocodilo

Esta infeção foi causada por um parasita que costuma infetar cobras e crocodilos. O caso de infeção no olho é inédito na literatura médica.

Um novo relatório publicado no JAMA Ophthalmology na última quinta-feira chocou ao mostrar o caso de uma mulher que viveu com um parasita no olho durante dois anos. A teoria é que esse parasita foi adquirido depois que ela comeu carne de crocodilo. A infeção rara atende pelo nome de pentastomíase ocular.

De acordo com os autores, a situação é tão rara que pode ser considerada como inédita na literatura médica. Esta infeção ocular ocorre por causa de parasitas chamados pentastomídeos.

O parasita ficou sob a conjuntiva do olho esquerdo — uma membrana mucosa, fina e transparente que recobre a parte branca do olho e também as pálpebras, internamente.

A paciente não foi identificada, mas se sabe que tem 28 anos e mora em Basankusu, no Congo. O único sintoma desse caso foi uma protuberância no canto do olho.

Com os exames, a equipe médica viu que essa protuberância podia mover-se! Depois que foi removida cirurgicamente, essa “massa” na verdade mostrou-se como uma larva, enviada então para análise em laboratório, onde se chegou à descoberta: uma espécie chamada Armillifer grandis.

Parasita no olho

É uma espécie que costuma infectar algumas pessoas na África, e de forma um pouco mais rara em outras regiões do mundo.

Normalmente, segundo o artigo, parasitas da espécie usam cobras como hospedeiros e depositam os ovos nas vias respiratórias. Esses ovos saem dos pulmões através da boca da cobra ou do trato digestivo. Veja a imagem do parasita revelada pelos médicos:

JAMA Network

Os humanos podem ser infectados quando comem alimentos ou bebem água contaminada com esses ovos. O contacto próximo com cobras infectadas (e a ingestão de carne de cobra) também pode levar à exposição aos parasitas.

Como a paciente nunca tinha comido carne de cobra, mas já tinha comido carne de crocodilo, os médicos chegaram à conclusão de que essa foi a causa da infeção, uma vez que crocodilos também podem ser infectados por pentastomídeos.

São duas possibilidades: ou o crocodilo estava infectado, ou a carne entrou em contato com carne de cobra infetada no supermercado, e acabou infetada por tabela. O caso reforça os perigos de uma alimentação exótica, como já vimos na Tanzânia, onde comer carne de tartaruga causou mortes.

Sintomas de pentastomíase

Normalmente, esses parasitas invadem órgãos internos e não causam sintomas. Ainda assim, isso não significa que essas infecções não sejam perigosas, já que podem levar à perfuração de órgãos, reações imunológicas extremas e até mesmo à morte.

Assim, essa versão do parasita no olho é ainda mais rara. As infeções oculares são uma manifestação bem menos comum da doença, mas os investigadores reconhecem que são mais fáceis de detetar porque podem causar sintomas visíveis, como vermelhidão, protuberâncias e alterações na visão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.