Mulher negra e ex-refugiada eleita deputada estadual nos EUA

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

No meio da polémica da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, uma ex-refugiada foi recentemente eleita deputada no estado do Minnesota.

Ilhan Omar nasceu na Somália e viveu durante quatro anos num campo de refugiados no Quénia. Aos 14 anos de idade, teve a oportunidade de emigrar para os EUA onde aprendeu inglês e se licenciou em ciência política.

Hoje, aos 34 anos de idade e mãe de três crianças, Ilhan é a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual, escreve o The Guardian.

“Hoje celebramos esta vitória mas o nosso trabalho não acaba aqui. Vamos continuar a construir um distrito, um estado e um país mais próspero e igualitário onde todas as pessoas possam ter oportunidades para que juntos possamos andar para a frente”, afirmou, quando soube que tinha sido eleita.

A sua vitória aconteceu menos de uma semana antes de Donald Trump, durante um comício, se ter referido aos imigrantes somalis como um “desastre”.

“Aqui no Minnesota, podemos ver os problemas causados com os refugiados, com um grande número de somalis a entrar sem o vosso conhecimento, apoio ou autorização”, afirmou o recentemente eleito Presidente.

“Alguns deles estão a juntar-se ao Estado Islâmico e a espalhar as suas visões extremistas por todo o país e pelo mundo”, cita o jornal britânico.

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

-

Além da visão partilhada pelo novo Presidente, a deputada conta que fica muito dececionada ao saber que o povo americano é tão intolerante e desigual a nível religioso, racial e social.

Segundo o The Guardian, depois da eleição, Ilhan foi acusada por sites conservadores de ser uma imigrante ilegal e de estar a divorciar-se de um homem por este ser, na verdade, seu irmão.

A nossa democracia é incrível mas é frágil. Aconteceu através de muitos progressos mas precisamos de continuar a lutar para torná-la, de facto, justa para todos”, afirma a deputada.

O seu primeiro projeto de lei será uma proposta que exige o registo eleitoral automático a partir do momento em que uma pessoa faça 18 anos ou quando tenha carta de condução.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …