Mulher negra e ex-refugiada eleita deputada estadual nos EUA

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

No meio da polémica da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, uma ex-refugiada foi recentemente eleita deputada no estado do Minnesota.

Ilhan Omar nasceu na Somália e viveu durante quatro anos num campo de refugiados no Quénia. Aos 14 anos de idade, teve a oportunidade de emigrar para os EUA onde aprendeu inglês e se licenciou em ciência política.

Hoje, aos 34 anos de idade e mãe de três crianças, Ilhan é a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual, escreve o The Guardian.

“Hoje celebramos esta vitória mas o nosso trabalho não acaba aqui. Vamos continuar a construir um distrito, um estado e um país mais próspero e igualitário onde todas as pessoas possam ter oportunidades para que juntos possamos andar para a frente”, afirmou, quando soube que tinha sido eleita.

A sua vitória aconteceu menos de uma semana antes de Donald Trump, durante um comício, se ter referido aos imigrantes somalis como um “desastre”.

“Aqui no Minnesota, podemos ver os problemas causados com os refugiados, com um grande número de somalis a entrar sem o vosso conhecimento, apoio ou autorização”, afirmou o recentemente eleito Presidente.

“Alguns deles estão a juntar-se ao Estado Islâmico e a espalhar as suas visões extremistas por todo o país e pelo mundo”, cita o jornal britânico.

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

-

Além da visão partilhada pelo novo Presidente, a deputada conta que fica muito dececionada ao saber que o povo americano é tão intolerante e desigual a nível religioso, racial e social.

Segundo o The Guardian, depois da eleição, Ilhan foi acusada por sites conservadores de ser uma imigrante ilegal e de estar a divorciar-se de um homem por este ser, na verdade, seu irmão.

A nossa democracia é incrível mas é frágil. Aconteceu através de muitos progressos mas precisamos de continuar a lutar para torná-la, de facto, justa para todos”, afirma a deputada.

O seu primeiro projeto de lei será uma proposta que exige o registo eleitoral automático a partir do momento em que uma pessoa faça 18 anos ou quando tenha carta de condução.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …