Mulher negra e ex-refugiada eleita deputada estadual nos EUA

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

Ilhan Omar, a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual nos Estados Unidos

No meio da polémica da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, uma ex-refugiada foi recentemente eleita deputada no estado do Minnesota.

Ilhan Omar nasceu na Somália e viveu durante quatro anos num campo de refugiados no Quénia. Aos 14 anos de idade, teve a oportunidade de emigrar para os EUA onde aprendeu inglês e se licenciou em ciência política.

Hoje, aos 34 anos de idade e mãe de três crianças, Ilhan é a primeira mulher de origem somali a ser eleita deputada estadual, escreve o The Guardian.

“Hoje celebramos esta vitória mas o nosso trabalho não acaba aqui. Vamos continuar a construir um distrito, um estado e um país mais próspero e igualitário onde todas as pessoas possam ter oportunidades para que juntos possamos andar para a frente”, afirmou, quando soube que tinha sido eleita.

A sua vitória aconteceu menos de uma semana antes de Donald Trump, durante um comício, se ter referido aos imigrantes somalis como um “desastre”.

“Aqui no Minnesota, podemos ver os problemas causados com os refugiados, com um grande número de somalis a entrar sem o vosso conhecimento, apoio ou autorização”, afirmou o recentemente eleito Presidente.

“Alguns deles estão a juntar-se ao Estado Islâmico e a espalhar as suas visões extremistas por todo o país e pelo mundo”, cita o jornal britânico.

(dr) Nitika Gupta / Neighbors for Ilhan / Nicholas French Portraiture

-

Além da visão partilhada pelo novo Presidente, a deputada conta que fica muito dececionada ao saber que o povo americano é tão intolerante e desigual a nível religioso, racial e social.

Segundo o The Guardian, depois da eleição, Ilhan foi acusada por sites conservadores de ser uma imigrante ilegal e de estar a divorciar-se de um homem por este ser, na verdade, seu irmão.

A nossa democracia é incrível mas é frágil. Aconteceu através de muitos progressos mas precisamos de continuar a lutar para torná-la, de facto, justa para todos”, afirma a deputada.

O seu primeiro projeto de lei será uma proposta que exige o registo eleitoral automático a partir do momento em que uma pessoa faça 18 anos ou quando tenha carta de condução.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …