Mulher que nasceu homem é a primeira transgénero a amamentar o seu bebé

 

Uma mulher transgénero norte-americana, de 30 anos, tornou-se a primeira a ser capaz de amamentar um bebé. Ela passou por um tratamento experimental de três meses e meio, incluindo hormonas, um remédio para as náuseas e estimulação mamária, passando a produzir 227 gramas de leite por dia.

Com 30 anos de idade, esta mulher transgénero (que nasceu com um corpo de homem, mas que se identifica como mulher) quis amamentar o seu filho depois de a companheira, que estava grávida, ter decidido que não queria passar por essa experiência.

A mulher, que já estava a fazer tratamentos hormonais femininos há seis anos, que permitiram que os seus seios estivessem completamente desenvolvidos, mas não tinha feito nenhuma cirurgia de mudança de sexo, decidiu então procurar tratamento médico no Centro de Medicina e Cirurgia Transgénero do Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque.

O novo tratamento de lactação a que se sujeitou incluiu a ingestão de progesterona, um tipo de estrogénio, e de espironolactona, que é usada para bloquear os efeitos da testosterona.

Assim, conseguiu alimentar o seu bebé exclusivamente com o leite da mama durante seis semanas. É a primeira vez que tal acontece com mulheres transgénero,  segundo revela um estudo publicado o mês passado na revista Transgender Health.

Produzir leite

A produção de leite nas mulheres que acabaram de dar à luz é causada pela hormona prolactina que não está disponível num qualquer medicamento feito em laboratório. Como alternativa, os médicos usaram um remédio para as náuseas chamada domperidona que possibilitou a produção do leite materno.

A mulher transgénero tomou o medicamento juntamente com doses crescentes de estrogénio, progesterona e espironolactona. Ao mesmo tempo, começou a usar uma bomba de mama para estimular os seus seios.

Em apenas um mês de tratamento, ela conseguiu produzir algumas gotículas de leite. Após três meses, a produção aumentou para 227 gramas de leite materno por dia.

Quando o bebé nasceu, ela conseguiu amamentá-lo exclusivamente durante seis semanas. Neste período, um pediatra confirmou que o bebé estava a crescer e a desenvolver-se de forma saudável e sem problemas.

Após esse período, a criança passou a ser alimentada também com leite de uma fórmula infantil, já que, embora a produção de leite materno fosse significativa, ainda está abaixo da média que um bebé com 5 dias de idade consome, que ronda as cerca de 500 gramas.

O bebé, que agora tem seis meses, ainda continua a ser amamentado como parte da sua dieta alimentar, refere a BBC.

Espantoso, mas não surpreendente

O especialista Joshua Safer, do Centro Médico de Boston, explica à New Scientist que este caso é “algo muito importante”. “Muitas mulheres transgénero procuram ter tantas experiências de mulheres não-transgénero quanto possível, por isso posso imaginar que isto será extremamente popular”, refere.

Mas Safer confessa que não está assim tão surpreendido com o caso. “Quando trato mulheres transgénero, vemos um bom desenvolvimento mamário”, refere, considerando que não há motivos para as células não produzirem leite como ocorre nas mulheres não-transgénero.

“Para todos os efeitos, a estimulação mamária por si só pode ser suficiente“, acrescenta Safer, notando que não se pode saber até que ponto as hormonas ingeridas ajudaram.

O que é certo é que se o tratamento se provar seguro e eficaz, poderá beneficiar não só os bebés de outras mulheres transgénero, mas também mulheres que adoptam ou as que têm dificuldades em amamentar.

Alguma cautela

Todavia, o leite materno produzido pela mulher transgénero ainda não foi avaliado para que os médicos confirmem se possui a mesma mistura de componentes que é encontrada no leite de novas mães gestacionais.

Desta forma, a prática ainda não pode ser recomendada, destaca Madeline Deutsch, da Universidade da Califórnia. Neste momento, o impacto a longo prazo desse leite no bebé – inclusive em medidas subtis como o Quociente de Inteligência – é desconhecido.

A própria Deutsch é uma mulher transgénero, com um bebé de seis meses que está actualmente a ser amamentado pela sua esposa, que foi a mãe gestacional. “Estou muito triste por não ser capaz de amamentá-lo e, ao mesmo tempo, não pensei em fazê-lo pelos motivos referidos”, salienta.

ZAP // BBC / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …