Mulher que nasceu homem é a primeira transgénero a amamentar o seu bebé

 

Uma mulher transgénero norte-americana, de 30 anos, tornou-se a primeira a ser capaz de amamentar um bebé. Ela passou por um tratamento experimental de três meses e meio, incluindo hormonas, um remédio para as náuseas e estimulação mamária, passando a produzir 227 gramas de leite por dia.

Com 30 anos de idade, esta mulher transgénero (que nasceu com um corpo de homem, mas que se identifica como mulher) quis amamentar o seu filho depois de a companheira, que estava grávida, ter decidido que não queria passar por essa experiência.

A mulher, que já estava a fazer tratamentos hormonais femininos há seis anos, que permitiram que os seus seios estivessem completamente desenvolvidos, mas não tinha feito nenhuma cirurgia de mudança de sexo, decidiu então procurar tratamento médico no Centro de Medicina e Cirurgia Transgénero do Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque.

O novo tratamento de lactação a que se sujeitou incluiu a ingestão de progesterona, um tipo de estrogénio, e de espironolactona, que é usada para bloquear os efeitos da testosterona.

Assim, conseguiu alimentar o seu bebé exclusivamente com o leite da mama durante seis semanas. É a primeira vez que tal acontece com mulheres transgénero,  segundo revela um estudo publicado o mês passado na revista Transgender Health.

Produzir leite

A produção de leite nas mulheres que acabaram de dar à luz é causada pela hormona prolactina que não está disponível num qualquer medicamento feito em laboratório. Como alternativa, os médicos usaram um remédio para as náuseas chamada domperidona que possibilitou a produção do leite materno.

A mulher transgénero tomou o medicamento juntamente com doses crescentes de estrogénio, progesterona e espironolactona. Ao mesmo tempo, começou a usar uma bomba de mama para estimular os seus seios.

Em apenas um mês de tratamento, ela conseguiu produzir algumas gotículas de leite. Após três meses, a produção aumentou para 227 gramas de leite materno por dia.

Quando o bebé nasceu, ela conseguiu amamentá-lo exclusivamente durante seis semanas. Neste período, um pediatra confirmou que o bebé estava a crescer e a desenvolver-se de forma saudável e sem problemas.

Após esse período, a criança passou a ser alimentada também com leite de uma fórmula infantil, já que, embora a produção de leite materno fosse significativa, ainda está abaixo da média que um bebé com 5 dias de idade consome, que ronda as cerca de 500 gramas.

O bebé, que agora tem seis meses, ainda continua a ser amamentado como parte da sua dieta alimentar, refere a BBC.

Espantoso, mas não surpreendente

O especialista Joshua Safer, do Centro Médico de Boston, explica à New Scientist que este caso é “algo muito importante”. “Muitas mulheres transgénero procuram ter tantas experiências de mulheres não-transgénero quanto possível, por isso posso imaginar que isto será extremamente popular”, refere.

Mas Safer confessa que não está assim tão surpreendido com o caso. “Quando trato mulheres transgénero, vemos um bom desenvolvimento mamário”, refere, considerando que não há motivos para as células não produzirem leite como ocorre nas mulheres não-transgénero.

“Para todos os efeitos, a estimulação mamária por si só pode ser suficiente“, acrescenta Safer, notando que não se pode saber até que ponto as hormonas ingeridas ajudaram.

O que é certo é que se o tratamento se provar seguro e eficaz, poderá beneficiar não só os bebés de outras mulheres transgénero, mas também mulheres que adoptam ou as que têm dificuldades em amamentar.

Alguma cautela

Todavia, o leite materno produzido pela mulher transgénero ainda não foi avaliado para que os médicos confirmem se possui a mesma mistura de componentes que é encontrada no leite de novas mães gestacionais.

Desta forma, a prática ainda não pode ser recomendada, destaca Madeline Deutsch, da Universidade da Califórnia. Neste momento, o impacto a longo prazo desse leite no bebé – inclusive em medidas subtis como o Quociente de Inteligência – é desconhecido.

A própria Deutsch é uma mulher transgénero, com um bebé de seis meses que está actualmente a ser amamentado pela sua esposa, que foi a mãe gestacional. “Estou muito triste por não ser capaz de amamentá-lo e, ao mesmo tempo, não pensei em fazê-lo pelos motivos referidos”, salienta.

ZAP // BBC / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …