Stéphanie Sá da Silva certificou a tradução de uma carta endereçada a David Neeleman no âmbito de uma compra de aviões para a TAP que ficou a 20% acima do preço de mercado.
O nome da mulher de Fernando Medina é mencionado num negócio da TAP para a compra de 53 aviões Airbus A330, A321 e A320. De acordo com o Correio da Manhã, Stéphanie Sá da Silva é referida na tradução de uma carta da BOC Aviation endereçada a David Neeleman.
Em causa está uma carta da BOC Aviation para a DGN Corp, detida por Neeleman, em junho de 2015. Stéphanie Sá da Silva assinou a certificação da tradução da carta e rubricou todas as páginas. Na altura, a esposa de Medina era advogada no escritório Cuatrecasas, que assessorou Neeleman na privatização da TAP.
Stéphanie Sá da Silva chegou a entrar na TAP em 2019, onde assumiu as funções de diretora jurídia, mas abandonou o cargo quando Fernando Medina foi nomeado Ministro das Finanças em 2022.
O negócio de compra de aviões em causa custou cerca de 3,2 mil milhões de euros à TAP. Uma auditoria apurou que a transportadora está a pagar um valor 20% acima do preço de mercado e que terá sido lesada em quase 450 milhões de euros. Tanto Medina como Pedro Nuno Santos, que era o Ministro das Infraestruturas quando foi conhecida a auditoria, reemeteram o relatório para o Ministério Público.
Em resposta ao Correio da Manhã, a esposa de Fernando Medina garante que não interveio em “nenhum aspeto da negociação da transação referida, nem nos aspetos de natureza geral, nem em quaisquer outros”.
“A ‘tradução de uma carta’ a que faz referência – e é nessa base que coloca as suas perguntas – é unicamente isso. A certificação de uma tradução ou a tradução de uma carta não implica o envolvimento no seu conteúdo”, garante.
São casos de Familygate’s sem fin a vista , Onde é que este Governo vai parar , é que não faço ideia . É simplesmente alucinante a dimensão da “podridão” que existe no Universo “Pulhitico” deste pequeno País .
Este Medina tem tanta coisa para explicar… Mas diz sempre que não tem conhecimento de nada. Não sabia das comunicações às embaixadas russa, da coreia do norte…, Não sabia das vigarices que reinavam na CML, não sabia do passado da Alexandra 500k… obviamente que também não sabia o que o Sócrates andava a fazer, muito embora fizesse parte do seu governo e tivesse como adjunto o Rui Pedro Soares!!! Enfim…
Onde chega a maledicência ! A mulher do Medina certificou uma tradução . E depois? O que é que ela tem a ver com os negocios escuros da TAP?
Já não se pode ser tradutora Digam lá que empregos se podem ter