“Mulher-Fantasma” assombra parque público (e a culpa é do vento)

Os nova-iorquinos andam assombrados com o que dizem ser uma mulher-fantasma esculpida numa árvore, num parque público. Mas não há aqui nada de sobrenatural, é tudo fruto da mãe natureza.

Quem passar distraído pelo Parque Durand-Eastman, localizado entre Rochester e Irondequoit, no Estado de Nova Iorque, nos EUA, ficará assustado com o que parece uma imagem fantasmagórica de uma mulher a sair do tronco de uma árvore.

Mas afinal, não há razões para temores e é apenas, um efeito destruidor da mãe natureza, mais propriamente de uma vaga de ventos fortes.

Os visitantes do parque associam o espectro esculpido na árvore à chamada “White Lady” (“Dama de Branco”) ou “Senhora do Lago”, uma velha lenda que remonta ao Século XIX.

Conta essa lenda que o fantasma de uma mulher divaga pelo parque à procura da sua filha que foi assassinada por um grupo de bandidos ou pelo namorado. Também se diz que essa mulher-fantasma terá morrido devido ao desgosto ou que se terá suicidado com o desespero pela perda da filha.

A história é tão famosa que até deu origem ao filme “Lady in White” (1988), realizado por Frank LaLoggia e com um elenco de actores pouco conhecidos.

Ao longo dos anos, houve várias pessoas a dizerem ter visto essa mulher-fantasma no parque e agora, esta escultura na árvore vai “reacender o interesse” e levar “uma nova geração de procuradores de espectros” ao parque, prevê o director do Departamento que gere o espaço, Larry Staub, em declarações ao Democrat & Chronicle.

Mas é certo que não há nada de fantasmagórico na imagem da árvore. “Posso assegurar que é natural”, assegura Larry Staub, sublinhando que foi o vento que arrancou parte da madeira da árvore, esculpindo nela, por coincidência, a “Dama de Branco”.

O que é certo no entanto é que muitos visitantes continuam a aparecer no parque para tirar fotografias e fazer vídeos da insólita imagem – e os adeptos das teorias da conspiração certamente que descartam qualquer tese de coincidência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …