Mulher exilada por estar menstruada e os dois filhos morrem no Nepal

Uma mulher e os dois filhos morreram isolados numa aldeia remota do Nepal devido a uma tradição religiosa hindu que obriga mulheres a exilarem-se durante a menstruação.

A mulher de 35 anos e os dois filhos, de nove e 12 anos, foram encontrados mortos por familiares, na quarta-feira, numa pequena cabana em Bajura, a cerca de 400 quilómetros a noroeste da capital, Katmandu.

O chefe do distrito de Bajura, Chetraj Baral, acredita que os três morreram enquanto dormiam devido à inalação de fumo. A mulher tinha acendido uma fogueira para se manter e aos seus dois filhos jovens quentes em temperaturas amargas no inverno. Cobertores na cabana estavam parcialmente queimados e a mãe foi encontrada com queimaduras nas pernas.

A cabana, construída para as mulheres da família praticarem o chamado “Chhaupadi”, não tinha janelas nem ventilação. A tradição religiosa hindu “Chhaupadi”, praticada na parte ocidental do Nepal, proíbe as mulheres de estarem em contacto com outras pessoas durante o período de menstruação.

Sob a prática antiga, ligada ao hinduísmo, as mulheres que têm o período ou que acabaram de dar à luz são vistas como impuras ou como portadoras de má sorte e podem ser forçadas a dormir em cabanas ou estábulos de gado.

Elas são proibidas de tocar em gado e homens, não têm acesso a alguns alimentos e podem ser impedidos de ir à casa de banho das instalações da casa, forçando-as a caminhar longas distâncias das suas aldeias.

Em 2005, o Supremo Tribunal do país proibiu a prática, hoje punível com pena de prisão. Ainda assim, nos últimos dois anos, pelo menos quatro mulheres morreram no Nepal em situações semelhantes – pelo menos uma adolescente morreu depois de ser mordida por uma cobra.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eles consideram que mulheres menstruadas, trazem azar… Aqula, cumpriu a tradição, para que não houvesse azar… Os filhos morreram. .. nem quero imaginar a calamidade, caso ela estivesse por perto!

RESPONDER

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …