Mulher de 60 anos vai poder usar óvulos de filha morta para gerar o próprio neto

truette / wikimedia

-

Uma mulher de 60 anos venceu uma batalha judicial no Reino Unido para ter acesso aos óvulos congelados de sua filha morta e, assim, poder dar à luz o próprio neto.

A “senhora M”, como tem sido identificada, tinha entrado com recurso contra a decisão do órgão regulador britânico de negar a transferência dos óvulos, armazenados em Londres, para uma clínica dos Estados Unidos, onde seriam fecundados com o sémen de um doador.

Agora, é possível que se torne a primeira mulher do mundo a ficar grávida a partir dos óvulos de uma filha morta.

A filha de 28 anos, que faleceu há cinco anos devido a um cancro de intestino, decidiu congelar os óvulos em 2008, quando ficou a saber que sofria da doença, e terá pedido à mãe que gerasse os seus bebés.

O Tribunal Superior britânico tinha rejeitado o pedido no ano passado, mas a mãe pôde recorrer da decisão.

O órgão responsável pela regulação desse tipo de procedimento no Reino Unido, a Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana (HFEA, na sigla em inglês), afirmara em 2014 que o material não poderia ser libertado porque a filha não tinha deixado um documento de consentimento do uso dos seus óvulos.

Durante os capítulos mais recentes do processo, os advogados da mãe argumentaram que a senhora M queria realizar os desejos da filha ao criar uma criança gerada a partir dos óvulos congelados.

Consentimento

Em junho de 2015, durante a análise do processo no Tribunal Superior britânico, a mãe afirmou que a filha estava desesperada para ter filhos e lhe pediu: “carrega os meus bebés”.

Os advogados da mulher e do seu marido alegaram que a filha ficaria “devastada” se soubesse que os seus óvulos não poderiam ser usados.

Contudo, o juiz entendeu que o órgão regulador teve razão ao dizer que a jovem não tinha deixado o “consentimento necessário” e afirmou que a negativa não apresentava nenhuma violação aos direitos humanos da família.

Embora a filha tivesse concordado que os seus ovos poderiam continuar armazenados para serem usados após a sua morte, ela não informou num formulário separado como gostaria que o material fosse utilizado.

Chance de sucesso

O magistrado Colman Treacy, do Tribunal de Recurso, afirmou que a documentação do caso o deixou com dúvidas sobre haver razões “suficientemente fortes” para permitir que o recurso fosse adiante.

No entanto, depois de ouvir as argumentações no tribunal, concluiu tratar-se “um caso passível de debate e com uma probabilidade real de sucesso”.

“O julgamento de hoje pelo Tribunal de Recurso reafirma a necessidade do consentimento informado, mas conclui que existem provas suficientes dos desejos da filha da apelante”, anunciou a HFEA.

O órgão disse que vai reconsiderar o caso o mais breve possível.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …