Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostravam as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali.

Este está a ser considerado um recorde mundial para o maior número de bebés que nasceram “de uma só vez” e que sobreviveram ao parto e às horas seguintes.

Halima Cisse esperava dar à luz “apenas” sete bebés, mas, durante o parto, percebeu que as ecografias realizadas em Marrocos e no Mali deixaram passar dois dos irmãos. Os bebés (cinco meninas e quatro meninos) nasceram através de uma cesariana.

Em março, quando a equipa médica que acompanhou Cisse disse que a jovem precisava de cuidados especializados, Bah Ndaw, o atual Presidente do país, pediu que esta fosse levada para Marrocos, onde foi acompanhada até ao fim da gravidez.

Agora, a ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby, garante que “a mãe e os bebés estão bem”, acrescentando que a jovem continua a ser seguida pelo médico maliano que a acompanhou até Marrocos. A mãe e os bebés devem voltar a casa dentro de algumas semanas, referiu a ministra.

A grande preocupação dos médicos era a saúde de Cisse e as hipóteses de sobrevivência dos bebés.

Os casos de gestação de nove bebés são extremamente raros e as complicações médicas em nascimentos múltiplos deste tipo geralmente significam que um ou mais poderão não sobreviver.

Em fotografias partilhadas nas redes sociais, é possível ver a jovem de 25 anos a sorrir e a comemorar o nascimento com os médicos e com os nove filhos sempre por perto, mantidos em fila nas incubadoras do hospital.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o marido de Cisse, que ficou no Mali com a filha mais velha do casal, disse que tem mantido contacto constante com a esposa e que não está preocupado com o futuro.

O ministro da Saúde marroquino, Rachi Koudhari disse não ter conhecimento de qualquer caso do nascimento de nove crianças num só parto, num dos seus hospitais.

O primeiro caso conhecido de uma gravidez com nove bebés aconteceu em 1971, em Sydney, na Austrália, mas nenhum sobreviveu ao parto. Outro grupo de bebés nasceu em 1999 na Malásia, mas nenhum viveu mais do que algumas horas.

Em 2009, Nadya Suleman, de 33 anos, atraiu as atenções do mundo ao dar à luz oito bebés na Califórnia, nos EUA. Suleman deu à luz o maior número de bebés de “uma só vez” no mundo. Todos sobreviveram ao parto.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …