/

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

3

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostravam as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali.

Este está a ser considerado um recorde mundial para o maior número de bebés que nasceram “de uma só vez” e que sobreviveram ao parto e às horas seguintes.

Halima Cisse esperava dar à luz “apenas” sete bebés, mas, durante o parto, percebeu que as ecografias realizadas em Marrocos e no Mali deixaram passar dois dos irmãos. Os bebés (cinco meninas e quatro meninos) nasceram através de uma cesariana.

Em março, quando a equipa médica que acompanhou Cisse disse que a jovem precisava de cuidados especializados, Bah Ndaw, o atual Presidente do país, pediu que esta fosse levada para Marrocos, onde foi acompanhada até ao fim da gravidez.

Agora, a ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby, garante que “a mãe e os bebés estão bem”, acrescentando que a jovem continua a ser seguida pelo médico maliano que a acompanhou até Marrocos. A mãe e os bebés devem voltar a casa dentro de algumas semanas, referiu a ministra.

A grande preocupação dos médicos era a saúde de Cisse e as hipóteses de sobrevivência dos bebés.

Os casos de gestação de nove bebés são extremamente raros e as complicações médicas em nascimentos múltiplos deste tipo geralmente significam que um ou mais poderão não sobreviver.

Em fotografias partilhadas nas redes sociais, é possível ver a jovem de 25 anos a sorrir e a comemorar o nascimento com os médicos e com os nove filhos sempre por perto, mantidos em fila nas incubadoras do hospital.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o marido de Cisse, que ficou no Mali com a filha mais velha do casal, disse que tem mantido contacto constante com a esposa e que não está preocupado com o futuro.

O ministro da Saúde marroquino, Rachi Koudhari disse não ter conhecimento de qualquer caso do nascimento de nove crianças num só parto, num dos seus hospitais.

O primeiro caso conhecido de uma gravidez com nove bebés aconteceu em 1971, em Sydney, na Austrália, mas nenhum sobreviveu ao parto. Outro grupo de bebés nasceu em 1999 na Malásia, mas nenhum viveu mais do que algumas horas.

Em 2009, Nadya Suleman, de 33 anos, atraiu as atenções do mundo ao dar à luz oito bebés na Califórnia, nos EUA. Suleman deu à luz o maior número de bebés de “uma só vez” no mundo. Todos sobreviveram ao parto.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.