Afinal, não estava constipada há décadas. Tinha um dente no nariz

Uma mulher chinesa de 57 anos sofreu durante décadas com o que parecia uma constipação perpétua, com o nariz sempre congestionado, e acreditava que tinha uma forma aguda de rinite. Mas, afinal, tinha um dente a crescer-lhe no nariz.

O caso foi identificado no Hospital do Povo da Província de Hunan, na China, e é relatado pelo jornal The Daily Mail, que conta que a mulher sofria de congestionamento e inflamação nasal e hemorragias há décadas.

A mulher acreditava que se tratava de uma forma de rinite aguda, mas quando finalmente foi ao hospital para resolver o problema, descobriu que o mal não se devia a uma constipação perpétua. Era antes um dente que tinha nascido na sua cavidade nasal.

Os médicos do Hospital do Povo da Província de Hunan começaram por detectar um objecto na cavidade nasal, depois de ter sido feita uma radiografia ao crânio da mulher. Inicialmente, foi diagnosticado como “um objecto estranho ou algum tipo de pedra”.

Quando os médicos tentaram remover o objecto, descobriram que se tratava, afinal, de um dente totalmente formado, incluindo a raiz e a coroa. Para o extrair foi preciso cortar várias camadas de membrana. Desde a delicada cirurgia, a mulher deixou de sentir os sintomas de congestionamento habitual.

Os casos dos chamados dentes supra-numerários ou extra afectam cerca de 4% da população, conforme repara o site Live Science, que cita um estudo publicado em 2011 no Journal of Conservative Dentistry.

Estes dentes supra-numerários são duas vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres e tendem a crescer ao lado dos restantes dentes superiores, segundo o mesmo estudo.

Mas, por vezes, formam-se ao contrário e em vez de crescerem para baixo na boca, crescem para cima, em direcção ao nariz. Contudo, os dentes que se formam completamente na cavidade nasal são muito raros, e a genética pode ter influência nestas situações inusitadas.

ZAP // LiveScience

PARTILHAR

RESPONDER

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …