Afinal, não estava constipada há décadas. Tinha um dente no nariz

Uma mulher chinesa de 57 anos sofreu durante décadas com o que parecia uma constipação perpétua, com o nariz sempre congestionado, e acreditava que tinha uma forma aguda de rinite. Mas, afinal, tinha um dente a crescer-lhe no nariz.

O caso foi identificado no Hospital do Povo da Província de Hunan, na China, e é relatado pelo jornal The Daily Mail, que conta que a mulher sofria de congestionamento e inflamação nasal e hemorragias há décadas.

A mulher acreditava que se tratava de uma forma de rinite aguda, mas quando finalmente foi ao hospital para resolver o problema, descobriu que o mal não se devia a uma constipação perpétua. Era antes um dente que tinha nascido na sua cavidade nasal.

Os médicos do Hospital do Povo da Província de Hunan começaram por detectar um objecto na cavidade nasal, depois de ter sido feita uma radiografia ao crânio da mulher. Inicialmente, foi diagnosticado como “um objecto estranho ou algum tipo de pedra”.

Quando os médicos tentaram remover o objecto, descobriram que se tratava, afinal, de um dente totalmente formado, incluindo a raiz e a coroa. Para o extrair foi preciso cortar várias camadas de membrana. Desde a delicada cirurgia, a mulher deixou de sentir os sintomas de congestionamento habitual.

Os casos dos chamados dentes supra-numerários ou extra afectam cerca de 4% da população, conforme repara o site Live Science, que cita um estudo publicado em 2011 no Journal of Conservative Dentistry.

Estes dentes supra-numerários são duas vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres e tendem a crescer ao lado dos restantes dentes superiores, segundo o mesmo estudo.

Mas, por vezes, formam-se ao contrário e em vez de crescerem para baixo na boca, crescem para cima, em direcção ao nariz. Contudo, os dentes que se formam completamente na cavidade nasal são muito raros, e a genética pode ter influência nestas situações inusitadas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.