Afinal, não estava constipada há décadas. Tinha um dente no nariz

Uma mulher chinesa de 57 anos sofreu durante décadas com o que parecia uma constipação perpétua, com o nariz sempre congestionado, e acreditava que tinha uma forma aguda de rinite. Mas, afinal, tinha um dente a crescer-lhe no nariz.

O caso foi identificado no Hospital do Povo da Província de Hunan, na China, e é relatado pelo jornal The Daily Mail, que conta que a mulher sofria de congestionamento e inflamação nasal e hemorragias há décadas.

A mulher acreditava que se tratava de uma forma de rinite aguda, mas quando finalmente foi ao hospital para resolver o problema, descobriu que o mal não se devia a uma constipação perpétua. Era antes um dente que tinha nascido na sua cavidade nasal.

Os médicos do Hospital do Povo da Província de Hunan começaram por detectar um objecto na cavidade nasal, depois de ter sido feita uma radiografia ao crânio da mulher. Inicialmente, foi diagnosticado como “um objecto estranho ou algum tipo de pedra”.

Quando os médicos tentaram remover o objecto, descobriram que se tratava, afinal, de um dente totalmente formado, incluindo a raiz e a coroa. Para o extrair foi preciso cortar várias camadas de membrana. Desde a delicada cirurgia, a mulher deixou de sentir os sintomas de congestionamento habitual.

Os casos dos chamados dentes supra-numerários ou extra afectam cerca de 4% da população, conforme repara o site Live Science, que cita um estudo publicado em 2011 no Journal of Conservative Dentistry.

Estes dentes supra-numerários são duas vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres e tendem a crescer ao lado dos restantes dentes superiores, segundo o mesmo estudo.

Mas, por vezes, formam-se ao contrário e em vez de crescerem para baixo na boca, crescem para cima, em direcção ao nariz. Contudo, os dentes que se formam completamente na cavidade nasal são muito raros, e a genética pode ter influência nestas situações inusitadas.

ZAP ZAP // LiveScience

PARTILHAR

RESPONDER

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …