//

“Caso clínico raro e incomum”. Mulher chora lágrimas de sangue durante menstruação

A jovem de 25 anos dirigiu-se às urgência hospitalares quando percebeu que os seus olhos estavam a derramar lágrimas de sangue. O acontecimento coincidiu com o facto da mulher estar em período menstrual, sendo que este foi o segundo episódio nos últimos dois meses. O caso aconteceu na Índia.

O ciclo menstrual pode ser muito doloroso para muitas jovens e adultas, mas esta é a primeira vez que os médicos se deparam com uma situação assim.

Segundo o Live Science, por vezes a menstruação pode desencadear sangramento cíclico fora do útero. Esse sangramento incomum pode ser desencadeado por alterações hormonais e menstruação, de forma semelhante à endometriose.

Embora as lágrimas da mulher parecessem alarmantes, quando os médicos a examinaram, descobriram que os seus olhos não estavam com nenhum problema e as lágrimas de sangue não eram acompanhadas de dores de cabeça, tonturas ou outros sintomas de um problema de saúde.

Também não havia qualquer sinal de anormalidade na vias nasais, glândulas lacrimais ou nas próprias lágrimas de sangue, disseram os investigadores na revista BMJ Case Reports.

BMJ Case Reports.

 

Após a análise, os médicos perceberam que a jovem estava com um problema menstrual onde existe um “sangramento cíclico em órgãos extrauterinos durante a menstruação”. Além dos olhos, esta situação pode causar sangramento do nariz, orelhas, pulmões, mamilos, intestinos “e até mesmo da pele”.

De acordo com os especialistas, alguns tipos de tecido ocular são afetados por alterações hormonais. Por exemplo, a curva e a espessura da córnea podem variar “durante as diferentes fases do período menstrual, gravidez e lactação”, o que também pode explicar por que razão a menstruação da mulher desencadeou um sangramento nos olhos.

Os médicos trataram a jovem com anticoncecionais orais e, após três meses de terapia hormonal não houve mais nenhum incidente de sangramento adicional.

“Este é um caso clínico raro e incomum”, referiram os médicos, acrescentando que não havia nada semelhante descrito em qualquer literatura científica recente.

No entanto, sublinham que são necessárias mais pesquisas para entender exatamente o que causou as lágrimas de sangue e para determinar como a condição pode ser tratada de forma eficaz a longo prazo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.