Mulher apanhada (e despedida) após ser confundida com mãe de Anselmo Ralph

Anselmo Ralph / Facebook

Anselmo Ralph em concerto.

Anselmo Ralph em concerto.

A semelhança física de uma mulher portuguesa com a mãe do cantor angolano Anselmo Ralph, e uma mentira de perna curta, valeram-lhe o despedimento. Isto porque três revistas cor-de-rosa publicaram fotos dela num concerto do músico quando tinha dito no trabalho que ia a uma consulta médica.

O caso é divulgado pelo jornal Público que cita uma deliberação da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), depois de a mulher despedida ter feito queixa das revistas que publicaram fotografias suas num concerto de Anselmo Ralph.

As revistas TV Mais, Flash e TV Guia publicaram imagens de Sandra Marisa do Céu, uma mulher portuguesa, como se ela fosse a mãe de Anselmo Ralph.

O problema é que as fotografias foram tiradas num concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 2016. Nesse dia, Sandra Marisa do Céu tinha dito à entidade empregadora que não podia ir trabalhar porque ia a uma consulta médica.

Apanhada no concerto pelo patrão, que a reconheceu nas fotografias das revistas, a mulher acabou por ser despedida.

Em consequência disso, ela apresentou queixa na ERC contra as três publicações, acusando-as de terem desrespeitado “os direitos à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar”, conforme se pode ler na deliberação divulgada pela Entidade.

Sandra Marisa do Céu acusa os jornalistas das revistas de “mau profissionalismo” por, sem conhecimento de causa, assumirem “uma mentira como sendo realidade, sem sequer terem o cuidado e a diligência de, pelo menos, se informarem” de quem ela “era ao certo e de quem era a verdadeira mãe do cantor Anselmo Ralph”.

A queixosa argumenta que, depois da publicação das imagens, “tem «vivido sempre  em  sobressalto»,  pois  já  foi  «abordada  por  desconhecidos  na  rua»  que  lhe  fazem perguntas  acerca  do  cantor”, conforme cita a ERC.

“A  situação  alterou  a  sua  vida, deixando-a nervosa e afectando o seu desempenho profissional”, escreve-se ainda na deliberação, onde se cita Sandra Marisa do Céu a lamentar que até o filho tem sido “questionado,  na  escola,  «em  tom  de chacota», sobre a suposta relação familiar com Anselmo Ralph”.

A decisão da ERC dá razão à queixosa, considerando “a inobservância do rigor informativo e, em consequência desta falta, a violação do direito à imagem” de Sandra Marisa do Céu.

A queixa contra a TV Mais acabou contudo, por ser arquivada, uma vez que a revista publicou um pedido de desculpas à visada na edição seguinte à publicação das imagens.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desta notícia retiro várias coisas.
    O que esta Sra faz é o pão nosso de cada dia, quando menos trabalharem melhor….acredito que sim com salários medíocres, mas também os há quem simplesmente não fazem puto e ainda por cima querem receber.
    O patrão da Sr faz parte dos grupo de pessoas que gosta de estar a par da vida alheia contribuindo para revistas cor de rosa que são atrocidades da sociedade.
    As pessoas que abordam a Sra na rua, tbm fazem parte de um grupo muito grande que temos na sociedade que são aquelas que não têm vida própria nem autoestima, e entao acham que a vida dos famosos e os famosos são especiais e toca de invadir a privacidade da vida dessas pessoas…ditas famosas.
    Se ser famoso já por si acarreta montes de problemas…..ser parecido a eles mesmos ou à própria mãe vai dar ao mesmo…lol

  2. E onde está a justificação do médico como teria ido à consulta, lá diz o velho ditado: apanha-se mais depressa um mentiroso do que um cocho e desta vez a senhora sofria era duma doença de música que lhe custou caro!.

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …