Mulher apanhada (e despedida) após ser confundida com mãe de Anselmo Ralph

Anselmo Ralph / Facebook

Anselmo Ralph em concerto.

Anselmo Ralph em concerto.

A semelhança física de uma mulher portuguesa com a mãe do cantor angolano Anselmo Ralph, e uma mentira de perna curta, valeram-lhe o despedimento. Isto porque três revistas cor-de-rosa publicaram fotos dela num concerto do músico quando tinha dito no trabalho que ia a uma consulta médica.

O caso é divulgado pelo jornal Público que cita uma deliberação da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), depois de a mulher despedida ter feito queixa das revistas que publicaram fotografias suas num concerto de Anselmo Ralph.

As revistas TV Mais, Flash e TV Guia publicaram imagens de Sandra Marisa do Céu, uma mulher portuguesa, como se ela fosse a mãe de Anselmo Ralph.

O problema é que as fotografias foram tiradas num concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 2016. Nesse dia, Sandra Marisa do Céu tinha dito à entidade empregadora que não podia ir trabalhar porque ia a uma consulta médica.

Apanhada no concerto pelo patrão, que a reconheceu nas fotografias das revistas, a mulher acabou por ser despedida.

Em consequência disso, ela apresentou queixa na ERC contra as três publicações, acusando-as de terem desrespeitado “os direitos à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar”, conforme se pode ler na deliberação divulgada pela Entidade.

Sandra Marisa do Céu acusa os jornalistas das revistas de “mau profissionalismo” por, sem conhecimento de causa, assumirem “uma mentira como sendo realidade, sem sequer terem o cuidado e a diligência de, pelo menos, se informarem” de quem ela “era ao certo e de quem era a verdadeira mãe do cantor Anselmo Ralph”.

A queixosa argumenta que, depois da publicação das imagens, “tem «vivido sempre  em  sobressalto»,  pois  já  foi  «abordada  por  desconhecidos  na  rua»  que  lhe  fazem perguntas  acerca  do  cantor”, conforme cita a ERC.

“A  situação  alterou  a  sua  vida, deixando-a nervosa e afectando o seu desempenho profissional”, escreve-se ainda na deliberação, onde se cita Sandra Marisa do Céu a lamentar que até o filho tem sido “questionado,  na  escola,  «em  tom  de chacota», sobre a suposta relação familiar com Anselmo Ralph”.

A decisão da ERC dá razão à queixosa, considerando “a inobservância do rigor informativo e, em consequência desta falta, a violação do direito à imagem” de Sandra Marisa do Céu.

A queixa contra a TV Mais acabou contudo, por ser arquivada, uma vez que a revista publicou um pedido de desculpas à visada na edição seguinte à publicação das imagens.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desta notícia retiro várias coisas.
    O que esta Sra faz é o pão nosso de cada dia, quando menos trabalharem melhor….acredito que sim com salários medíocres, mas também os há quem simplesmente não fazem puto e ainda por cima querem receber.
    O patrão da Sr faz parte dos grupo de pessoas que gosta de estar a par da vida alheia contribuindo para revistas cor de rosa que são atrocidades da sociedade.
    As pessoas que abordam a Sra na rua, tbm fazem parte de um grupo muito grande que temos na sociedade que são aquelas que não têm vida própria nem autoestima, e entao acham que a vida dos famosos e os famosos são especiais e toca de invadir a privacidade da vida dessas pessoas…ditas famosas.
    Se ser famoso já por si acarreta montes de problemas…..ser parecido a eles mesmos ou à própria mãe vai dar ao mesmo…lol

  2. E onde está a justificação do médico como teria ido à consulta, lá diz o velho ditado: apanha-se mais depressa um mentiroso do que um cocho e desta vez a senhora sofria era duma doença de música que lhe custou caro!.

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …