//

Mulher apanhada (e despedida) após ser confundida com mãe de Anselmo Ralph

3

Anselmo Ralph / Facebook

Anselmo Ralph em concerto.

Anselmo Ralph em concerto.

A semelhança física de uma mulher portuguesa com a mãe do cantor angolano Anselmo Ralph, e uma mentira de perna curta, valeram-lhe o despedimento. Isto porque três revistas cor-de-rosa publicaram fotos dela num concerto do músico quando tinha dito no trabalho que ia a uma consulta médica.

O caso é divulgado pelo jornal Público que cita uma deliberação da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), depois de a mulher despedida ter feito queixa das revistas que publicaram fotografias suas num concerto de Anselmo Ralph.

As revistas TV Mais, Flash e TV Guia publicaram imagens de Sandra Marisa do Céu, uma mulher portuguesa, como se ela fosse a mãe de Anselmo Ralph.

O problema é que as fotografias foram tiradas num concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 2016. Nesse dia, Sandra Marisa do Céu tinha dito à entidade empregadora que não podia ir trabalhar porque ia a uma consulta médica.

Apanhada no concerto pelo patrão, que a reconheceu nas fotografias das revistas, a mulher acabou por ser despedida.

Em consequência disso, ela apresentou queixa na ERC contra as três publicações, acusando-as de terem desrespeitado “os direitos à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar”, conforme se pode ler na deliberação divulgada pela Entidade.

Sandra Marisa do Céu acusa os jornalistas das revistas de “mau profissionalismo” por, sem conhecimento de causa, assumirem “uma mentira como sendo realidade, sem sequer terem o cuidado e a diligência de, pelo menos, se informarem” de quem ela “era ao certo e de quem era a verdadeira mãe do cantor Anselmo Ralph”.

A queixosa argumenta que, depois da publicação das imagens, “tem «vivido sempre  em  sobressalto»,  pois  já  foi  «abordada  por  desconhecidos  na  rua»  que  lhe  fazem perguntas  acerca  do  cantor”, conforme cita a ERC.

“A  situação  alterou  a  sua  vida, deixando-a nervosa e afectando o seu desempenho profissional”, escreve-se ainda na deliberação, onde se cita Sandra Marisa do Céu a lamentar que até o filho tem sido “questionado,  na  escola,  «em  tom  de chacota», sobre a suposta relação familiar com Anselmo Ralph”.

A decisão da ERC dá razão à queixosa, considerando “a inobservância do rigor informativo e, em consequência desta falta, a violação do direito à imagem” de Sandra Marisa do Céu.

A queixa contra a TV Mais acabou contudo, por ser arquivada, uma vez que a revista publicou um pedido de desculpas à visada na edição seguinte à publicação das imagens.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Desta notícia retiro várias coisas.
    O que esta Sra faz é o pão nosso de cada dia, quando menos trabalharem melhor….acredito que sim com salários medíocres, mas também os há quem simplesmente não fazem puto e ainda por cima querem receber.
    O patrão da Sr faz parte dos grupo de pessoas que gosta de estar a par da vida alheia contribuindo para revistas cor de rosa que são atrocidades da sociedade.
    As pessoas que abordam a Sra na rua, tbm fazem parte de um grupo muito grande que temos na sociedade que são aquelas que não têm vida própria nem autoestima, e entao acham que a vida dos famosos e os famosos são especiais e toca de invadir a privacidade da vida dessas pessoas…ditas famosas.
    Se ser famoso já por si acarreta montes de problemas…..ser parecido a eles mesmos ou à própria mãe vai dar ao mesmo…lol

  2. E onde está a justificação do médico como teria ido à consulta, lá diz o velho ditado: apanha-se mais depressa um mentiroso do que um cocho e desta vez a senhora sofria era duma doença de música que lhe custou caro!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.