/

Facebook faz “mudanças significativas”. Está a pensar nos jovens adultos

Rawpixel

Facebook

“O futuro do Facebook”: rede social pensa nos próximos 20 anos e foca-se na próxima geração das redes sociais.

O Facebook é para todos mas a rede social tem claramente um foco: segurar os jovens.

É um resumo que se pode tirar do texto de Tom Alison, director da rede, que escreveu sobre o futuro do Facebook.

A pensar nos jovens adultos, o Facebook fez “mudanças significativas”.

Os focos são dois: construir a próxima geração de redes sociais social para jovens adultos e aproveitar novos recursos de produtos que a Inteligência Artificial (IA) proporciona.

O Facebook tem visto muitos jovens “fugir” para o Instagram ou para o TikTok.

Agora tenta cativá-los: ajudar no momento de sair de casa dos pais ao encontrar móveis no Marketplace, melhorar o que aparece nos reels e nos grupos onde estão, ligar a comunidades locais e pequenas empresas, ou encontrar a sua “alma gémea” no Facebook Dating.

As mudanças

As recomendações que aparecem no feed e nos reels foram aprimoradas. Com ajuda essencial da IA, as tecnologias que elaboram essa classificação foram actualizadas.

A arquitectura do site é nova: apreende grandes conjuntos de dados de forma muito eficiente e permite “melhorias significativas” no Facebook Reels.

Em 2025, esta tecnologia de recomendações mais avançada vai chegar a mais produtos, como todos os vídeos e todas as recomendações de feed.

O Facebook também garante que está a construir “uma das melhores colecções do mundo” de modelos abertos, ferramentas e recursos para IA generativa – com a Meta Llama.

E dá um exemplo: “Imagina que encontra uma receita de cheesecake de morango no Facebook. Com apenas um clique, pode perguntar à Meta AI como fazer uma versão dessa receita sem laticínios e receberá uma resposta instantaneamente”.

A exploração de vídeos também foi melhorada, com novas funcionalidades técnicas e com interesses mais adequados ao utilizador. E a partilha de vídeos passa a ser mais rápida, seja no Facebook ou no WhatsApp.

Com tantas mudanças, não há qualquer referência ao metaverso. Seria o centro da Meta, anunciou Mark Zuckerberg há uns tempos, como lembra o Engadget.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.