Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York, no Reino Unido, encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica.

Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho degradados no solo, que permitiram à equipa de arqueólogos concluir que as frutas presentes nas ânforas eram uvas usadas na produção de vinho.

O primeiro assentamento muçulmano no sul de Itália foi em Mazara, fixado em 827. A Sicília passou a ser controlada a partir de 902 e o Emirado da Sicília durou de 965 até 1061, tendo sido a principal base muçulmana em Itália.

Enquanto Itália era (e é) um país reconhecido pela sua produção de vinhos, os muçulmanos não eram (nem o são agora) um povo que, por regra, consuma álcool. No entanto, foram capazes de ver o potencial da região e apostaram na comercialização de vinho.

“O álcool não desempenhou – e ainda não desempenha – um papel importante na vida cultural da sociedade islâmica, por isso estávamos muito interessados na questão de como é que essa comunidade medieval prosperou numa região dominada pelo vinho”, explicou Martin Carver, professor do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, citado pelo portal HeritageDaily.

Aliás, os muçulmanos “não apenas prosperaram, como construíram uma base económica sólida que lhes deu um futuro muito promissor, sendo a indústria do vinho um dos elementos centrais do seu sucesso”, acrescentou Carver.

Antes da ocupação islâmica, o vinho na Sicília era maioritariamente importado, sendo mais focado no consumo do que na produção. As novas evidências sugerem que a comunidade islâmica virou a atenção para a produção e exportação de vinho.

Apesar disso, não há evidências de que os membros desta comunidade realmente consumiam o vinho que produziam e comercializavam.

Os comerciantes islâmicos parecem ter feito um rebranding do vinho siciliano, usando um tipo particular de ânfora que os investigadores agora podem rastrear por todo o país e pelo mundo para identificar as rotas comerciais.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …