Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York, no Reino Unido, encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica.

Foram ainda encontrados cacos encharcados de vinho degradados no solo, que permitiram à equipa de arqueólogos concluir que as frutas presentes nas ânforas eram uvas usadas na produção de vinho.

O primeiro assentamento muçulmano no sul de Itália foi em Mazara, fixado em 827. A Sicília passou a ser controlada a partir de 902 e o Emirado da Sicília durou de 965 até 1061, tendo sido a principal base muçulmana em Itália.

Enquanto Itália era (e é) um país reconhecido pela sua produção de vinhos, os muçulmanos não eram (nem o são agora) um povo que, por regra, consuma álcool. No entanto, foram capazes de ver o potencial da região e apostaram na comercialização de vinho.

“O álcool não desempenhou – e ainda não desempenha – um papel importante na vida cultural da sociedade islâmica, por isso estávamos muito interessados na questão de como é que essa comunidade medieval prosperou numa região dominada pelo vinho”, explicou Martin Carver, professor do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, citado pelo portal HeritageDaily.

Aliás, os muçulmanos “não apenas prosperaram, como construíram uma base económica sólida que lhes deu um futuro muito promissor, sendo a indústria do vinho um dos elementos centrais do seu sucesso”, acrescentou Carver.

Antes da ocupação islâmica, o vinho na Sicília era maioritariamente importado, sendo mais focado no consumo do que na produção. As novas evidências sugerem que a comunidade islâmica virou a atenção para a produção e exportação de vinho.

Apesar disso, não há evidências de que os membros desta comunidade realmente consumiam o vinho que produziam e comercializavam.

Os comerciantes islâmicos parecem ter feito um rebranding do vinho siciliano, usando um tipo particular de ânfora que os investigadores agora podem rastrear por todo o país e pelo mundo para identificar as rotas comerciais.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é dos países mais atrasados na vacinação dos jovens

Numa altura em que cerca de 90% das pessoas nos grupos etários acima dos 60 anos já estão completamente vacinadas contra a covid-19, Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos …

Sporting pode pagar até 12,5 milhões de euros por Ugarte

O negócio da venda de Manuel Ugarte ao Sporting pode chegar até aos 12,5 milhões de euros por 80% dos seus direitos desportivos. Sporting CP e FC Famalicão continuam a negociar os moldes pelos quais se …

Insolvência da Groundforce não cessa contratos e salários vão ser pagos

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa declarou a Groundforce insolvente quase três meses depois de o pedido ter dado entrada. O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) esclareceu esta quarta-feira que a insolvência …

Machu Picchu é mais antigo do que se pensava

Um novo estudo acaba de revelar que a cidadela Inca no topo da montanha de Machu Picchu, no Peru, foi construída e ocupada por volta de 1420-1530 d.C., décadas antes do que se pensava. Machu Picchu …

Karsten Warholm é um recordista olímpico e mundial chateado com a Nike

Atleta norueguês acredita que a tecnologia incorporada pela gigante norte-americana contribui para a descredibilização do atletismo, já que dá aos atletas uma sensação de corrida semelhante a um trampolim. “A melhor corrida da história olímpica.” “Uma …

Incêndios da Grécia e da Turquia podem chegar em breve a Portugal

As labaredas vistas na Grécia e na Turquia neste verão podem chegar nas próximas duas semanas a Portugal, que deverá registar um aumento de 20 graus nas temperaturas. Uma onda de calor que dura há vários …

Caso Ihor Homeniuk. Cinco seguranças arguidos por omissão de auxílio

Depois da constituição de novos arguidos em Julho, sabe-se agora que cinco seguranças estão a ser acusados de omissão de auxílio ao cidadão ucraniano que morreu no aeroporto de Lisboa. O caso do cidadão ucraniano que …

Afinal, os filmes da Disney não são tão tóxicos como se pensava

Crianças que cresceram a acompanhar filmes da Disney, com princesas como personagens principais, podem não construir estereótipos de género negativos face às mulheres, tal como se acreditava. Ao longo dos últimos anos, o ressurgimento do movimento …

A Coreia do Norte está disposta a conversar com os EUA. Mas primeiro quer combustível, fatos e licor

O regime de Kim Jong-un está disposto a regressar às negociações nucleares com os Estados Unidos, mas com condições. De acordo com a agência de espionagem da Coreia do Sul, citada pelo The Wall Street Journal, …

PSD considera "achincalhante" rever normas sobre declarações de rendimento dos juízes

O PSD manifestou-se esta quarta-feira surpreendido com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), depois de ter obrigado a revisão das normas que regulam a apresentação de declarações de rendimentos dos juízes, considerando a …