Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Yasin Akgul / AFP

Fotografia aérea tirada a 8 de junho de 2021 na costa de Caddebostan do Mar de Mármara, na Turquia

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior.

Debaixo das ondas marinhas, cortinas de lama pendem em lençóis, com as flores a esgotar os níveis de oxigénio no oceano, sufocando a vida aquática e ameaçando a indústria pesqueira da Turquia.

O Presidente, Recep Tayyip Erdogan, prometeu salvar as costas de Istambul da “calamidade do muco“, alertando que é necessário “agir sem demora”, numa altura em que as autoridades turcas já despachavam barcos de limpeza e vários trabalhadores com camiões equipados com mangueiras para sugar o muco ao longo da costa.

A proliferação de algas surgiu, pela primeira vez nas águas turcas, em 2007, mas o surto deste ano é o pior já registado.

Segundo o Telegraph, a matéria orgânica flutuante é secretada por uma população de fitoplâncton em expansão, cujo crescimento descontrolado foi alimentado por um cocktail rico em nutrientes de esgoto, escoamento agrícola e outra poluição, de acordo com um comité académico formado pelo Conselho de Educação Superior da Turquia.

O Presidente turco atribui a culpa deste “flagelo” ao despejo de águas não tratadas de cidades como Istambul, com 16 milhões de habitantes.

Murat Kurum, ministro do Ambiente e Planeamento Urbano do país, reconheceu que o muco marinho é um problema sério e garantiu que o Governo planeia tornar todo o Mar de Mármara numa área protegida, adotar estratégias para reduzir a poluição e melhorar o tratamento das águas residuais de cidades costeiras.

A pesca excessiva, a acidificação dos oceanos e o impacto de espécies invasoras são fatores que estão inter-relacionados, mas os especialistas acreditam que as águas mais quentes associadas às mudanças climáticas estão a aumentar a proliferação desta gosma.

“O impacto do aumento da temperatura do mar devido às mudanças climáticas também desempenha um papel importante”, disse publicamente Erdogan.

Investigadores do Instituto de Ciências Marinhas da Universidade Técnica do Oriente Médio da Turquia avisaram, recentemente, que a temperatura do Mar de Mármara aumentou, em média, 2 a 2,5 graus Celsius nas últimas duas décadas.

Entre os esforços de limpeza imediatos e os efeitos de longo prazo das mudanças climáticas, a Turquia está à procura de soluções para melhorar o tratamento das águas e reduzir a poluição, de modo a amenizar a crise no Mar de Mármara, em muito impulsionada pela ação humana.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …