MP suspeita que José Sócrates e Manuel Pinho estão a combinar estratégias

8

Miguel A. Lopes / Lusa

O Ministério Público suspeita que José Sócrates e Manuel Pinho estão a combinar estratégias quanto à defesa no âmbito do processo EDP/CMEC.

José Sócrates tem visitado e trocado mensagens com Manuel Pinho, avança o Correio da Manhã, revelando que o Ministério Público (MP) suspeita que o ex-primeiro-ministro e o seu antigo ministro estão a combinar estratégias.

O antigo ministro da Economia do Governo de José Sócrates, Manuel Pinho, foi alvo de buscas domiciliárias em maio, no âmbito do processo EDP/CMEC. Já este mês, o MP fez novas buscas, desta vez na sua quinta em Gondizalves, Braga, na qual o ex-governante está a cumprir prisão domiciliária.

O ex-ministro foi constituído arguido no âmbito do caso EDP em 2017, por suspeitas de dois crimes de corrupção passiva para ato ilícito de titular de cargo político, fraude fiscal e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo.

O telemóvel apreendido durante as buscas à Quinta do Assento, em Gondizalves, mostra que Sócrates e Pinho trocaram mensagens escritas e documentos através do WhatsApp mais de uma centena de vezes.

Além disso, sublinha o Correio da Manhã, em outubro e novembro, os dois falaram por chamada telefónica 23 vezes. Uma dessas chamadas aconteceu precisamente no dia em que Manuel Pinho foi alvo da segunda busca domiciliária.

Alexandra Pinho, esposa de Manuel Pinho, também é suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais, tendo alegadamente ajudado o marido a branquear o dinheiro que ganhou através dos pagamentos que Ricardo Salgado fazia.

Pinho considera que as recentes buscas foram uma “manobra de diversão” e diz que os inspetores estavam embaraçados por terem de levar algumas garrafas de vinho barato. Além das garrafas, foram ainda apreendidos quadros, fotografias, tacos de golfe e uma máquina de flippers.

“Faço questão de dizer que os agentes que acompanharam o procurador foram corretíssimos e estavam embaraçados com a ideia de terem de levar umas garrafas de vinho barato, um jogo de flippers em segunda mão e uma estatueta de barro. Isto não lembra mesmo a ninguém”, disse o ex-ministro, na altura.

O Ministério Público avançou com o pedido de arresto da totalidade dos 26 mil euros brutos — cerca de 17 mil euros líquidos — da pensão do antigo ministro de José Sócrates, que já foi decretado pelo juiz Carlos Alexandre.

O caso está relacionado com os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), no qual Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção e participação económica em negócio para a manutenção do contrato das rendas excessivas, no qual, segundo o MP, terão corrompido o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade.

O processo tem ainda como arguidos o administrador da REN e antigo consultor de Manuel Pinho, João Conceição, o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade, Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado.

ZAP //

8 Comments

  1. Bela seita que para aqui vai. Ainda faltam lá uns quantos ou alguém acredita que estes dois fizeram o que fizeram sem os outros terem conhecimento. Seria bom que todos os elementos do Governo de então, sentassem os seus rabinhos no banco dos réus. É impossível que não tivessem conhecimento. Só têm duas hipóteses: ou também participaram e são co-autores ou preferiram fazer vista grossa e são cúmplices.

    • O Costa por exemplo que no tempo do maior corrupto português, bebeu as lições destes dois, aprendeu rápido como se gama em Portugal!! Metem-se os comparsas nas autarquias do país, o respectivo autarca arranja grandes negociatas com outros amigalhaços e patos-bravos prontos para saquearem os terrenos das freguesias pertença dos portugueses, com contrapartidas misturadas com milhões de euros e, metade é para o bolso do autarca e outro tanto para o partido onde o PS é perito. Lembro-me do ex de Vila do Conde que o desgraçado do Fábio Coentrão como era jogador serviu-se dele para aplaudir o sr- Sócrates e a contrapartida era deixar que o Fábio e família abrisse um bar que há muito pretendido mas não seria para qualquer um. Tiveram azar porque ambos os gajos perderam que na eleição central quer depois na regional!

    • “Artistas como estes não há muitos. Felizmente…!”
      Estás muito errado. Andas mesmo muito distraído. Em Portugal não há é outra coisa.

  2. Esta situação de suspensões já cheira a bruxaria, não quero acreditar que a justiça funcione de suspensões tipo CMTV TVI etc , não me parece que sejam formas dignas de um sistema de justiça, acredito que o sistema de suspeitas, de bufos, seja uma coisa morta e enterrada, há ilegalidades julguem e punam em conformidade, esta situação já cheira mal, começa até já motivar desconfiança ao processo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.