MP apanhou o rasto a 6 milhões das “luvas” de Granadeiro

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Os investigadores da Operação Marquês acreditam ter detectado o rasto de parte dos milhões de euros que Henrique Granadeiro, ex-presidente da Portugal Telecom (PT), terá recebido em “luvas” do chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

O jornal Correio da Manhã noticia que o Ministério Público rastreou seis milhões de euros das alegadas contrapartidas financeiras de 24 milhões de euros que Granadeiro terá recebido do Grupo Espírito Santo (GES).

Estas supostas “luvas” de 24 milhões terão sido pagas através da Espírito Santo Enterprise, o chamado “saco azul” do GES. Ora, os tais 6 milhões agora rastreados pelo MP terão sido recuperados por Granadeiro para uma conta em Portugal, conforme salienta o jornal.

O CM afiança que o MP chegou a esta conclusão “através de uma operação de triangulação de verbas entre a Suíça, o Reino Unido e Portugal”.

Este dado constará da solicitação enviada pelos investigadores à Procuradoria-Geral da República para adiar o prazo de inquérito, até à dedução de acusação na Operação Marquês, nota o CM.

Nesse documento de 14 de Março, o MP alega que, “em face das últimas diligências realizadas, foi possível, em data recente, identificar uma conta bancária, em Portugal, onde se mostra que o arguido Henrique Granadeiro fez chegar cerca de seis milhões de euros através de uma operação de triangulação de fundos de origem ilícita”, conforme cita o diário.

Estes supostos movimentos ocorreram entre “uma conta identificada junto do Banco Pictet, a conta de uma entidade do Reino Unido, que se revelou ser a Portville, e a pessoa do arguido Henrique Granadeiro”, salienta o MP.

Entretanto, o jornal Sol avança que o ex-presidente da PT fez “um contrato falso” com uma empresa de advogados de Portugal para “pagar “luvas” ao ex-chefe da Casa Civil de Lula da Silva”, José Dirceu.

Granadeiro é arguido no âmbito da Operação Marquês por suspeitas de corrupção passiva por, alegadamente, ter recebido dinheiro do GES para beneficiar o grupo em negócios da PT, nomeadamente com as brasileiras Oi e Vivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E os outros rasto, de tantos milhões nas offshores, ñ interessa apanhar?. Claro que todos sabemos que isto ñ vai dar em nada, enquanto a justiça estiver como está.

RESPONDER

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …