MP apanhou o rasto a 6 milhões das “luvas” de Granadeiro

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Os investigadores da Operação Marquês acreditam ter detectado o rasto de parte dos milhões de euros que Henrique Granadeiro, ex-presidente da Portugal Telecom (PT), terá recebido em “luvas” do chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

O jornal Correio da Manhã noticia que o Ministério Público rastreou seis milhões de euros das alegadas contrapartidas financeiras de 24 milhões de euros que Granadeiro terá recebido do Grupo Espírito Santo (GES).

Estas supostas “luvas” de 24 milhões terão sido pagas através da Espírito Santo Enterprise, o chamado “saco azul” do GES. Ora, os tais 6 milhões agora rastreados pelo MP terão sido recuperados por Granadeiro para uma conta em Portugal, conforme salienta o jornal.

O CM afiança que o MP chegou a esta conclusão “através de uma operação de triangulação de verbas entre a Suíça, o Reino Unido e Portugal”.

Este dado constará da solicitação enviada pelos investigadores à Procuradoria-Geral da República para adiar o prazo de inquérito, até à dedução de acusação na Operação Marquês, nota o CM.

Nesse documento de 14 de Março, o MP alega que, “em face das últimas diligências realizadas, foi possível, em data recente, identificar uma conta bancária, em Portugal, onde se mostra que o arguido Henrique Granadeiro fez chegar cerca de seis milhões de euros através de uma operação de triangulação de fundos de origem ilícita”, conforme cita o diário.

Estes supostos movimentos ocorreram entre “uma conta identificada junto do Banco Pictet, a conta de uma entidade do Reino Unido, que se revelou ser a Portville, e a pessoa do arguido Henrique Granadeiro”, salienta o MP.

Entretanto, o jornal Sol avança que o ex-presidente da PT fez “um contrato falso” com uma empresa de advogados de Portugal para “pagar “luvas” ao ex-chefe da Casa Civil de Lula da Silva”, José Dirceu.

Granadeiro é arguido no âmbito da Operação Marquês por suspeitas de corrupção passiva por, alegadamente, ter recebido dinheiro do GES para beneficiar o grupo em negócios da PT, nomeadamente com as brasileiras Oi e Vivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E os outros rasto, de tantos milhões nas offshores, ñ interessa apanhar?. Claro que todos sabemos que isto ñ vai dar em nada, enquanto a justiça estiver como está.

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …