MP apanhou o rasto a 6 milhões das “luvas” de Granadeiro

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Os investigadores da Operação Marquês acreditam ter detectado o rasto de parte dos milhões de euros que Henrique Granadeiro, ex-presidente da Portugal Telecom (PT), terá recebido em “luvas” do chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

O jornal Correio da Manhã noticia que o Ministério Público rastreou seis milhões de euros das alegadas contrapartidas financeiras de 24 milhões de euros que Granadeiro terá recebido do Grupo Espírito Santo (GES).

Estas supostas “luvas” de 24 milhões terão sido pagas através da Espírito Santo Enterprise, o chamado “saco azul” do GES. Ora, os tais 6 milhões agora rastreados pelo MP terão sido recuperados por Granadeiro para uma conta em Portugal, conforme salienta o jornal.

O CM afiança que o MP chegou a esta conclusão “através de uma operação de triangulação de verbas entre a Suíça, o Reino Unido e Portugal”.

Este dado constará da solicitação enviada pelos investigadores à Procuradoria-Geral da República para adiar o prazo de inquérito, até à dedução de acusação na Operação Marquês, nota o CM.

Nesse documento de 14 de Março, o MP alega que, “em face das últimas diligências realizadas, foi possível, em data recente, identificar uma conta bancária, em Portugal, onde se mostra que o arguido Henrique Granadeiro fez chegar cerca de seis milhões de euros através de uma operação de triangulação de fundos de origem ilícita”, conforme cita o diário.

Estes supostos movimentos ocorreram entre “uma conta identificada junto do Banco Pictet, a conta de uma entidade do Reino Unido, que se revelou ser a Portville, e a pessoa do arguido Henrique Granadeiro”, salienta o MP.

Entretanto, o jornal Sol avança que o ex-presidente da PT fez “um contrato falso” com uma empresa de advogados de Portugal para “pagar “luvas” ao ex-chefe da Casa Civil de Lula da Silva”, José Dirceu.

Granadeiro é arguido no âmbito da Operação Marquês por suspeitas de corrupção passiva por, alegadamente, ter recebido dinheiro do GES para beneficiar o grupo em negócios da PT, nomeadamente com as brasileiras Oi e Vivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E os outros rasto, de tantos milhões nas offshores, ñ interessa apanhar?. Claro que todos sabemos que isto ñ vai dar em nada, enquanto a justiça estiver como está.

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …