Movida a energia solar, a cidade do futuro ganha corpo em Abu Dhabi

(dr) masdar.ae

Vista aérea de Masdar

Vista aérea de Masdar

Bem no meio do deserto há um lugar onde o calor é extremo – 63° graus ou mais, no verão. E foi exactamente por causa da temperatura que foi construída em Masdar, Abu Dhabi, uma das maiores fábricas de energia solar do mundo.

Masdar é uma cidade que está a ser construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A sua principal característica é a sustentabilidade, incluindo o objectivo de se tornar neutra em emissões de CO2, vai acolher uma universidade, a Masdar Institute of Science and Technology, e várias empresas.

A central de energia solar  de Masdar tem 2.5 km2 de área e uma imensa plantação de espelhos de prata, capazes de produzir luz e água quente para 20 mil habitações.

Parece pouco, num país de 9 milhões de habitantes, mas é só o início de um projecto estratégico. Os Emirados estão a investir em fontes energéticas renováveis.

As energias renováveis não vão substituir o petróleo, que os árabes têm de sobra para mais 100 anos pelo menos. O que pretendem é diversificar e poluir menos – uma aposta no futuro.

Para recolher melhor a luz, os espelhos parabólicos estão todo o dia em movimento, acompanhando o sol de nascente a poente. Da fábrica sai energia limpa.

Foi esta preocupação com o planeta que levou o Abu Dhabi a tirar do papel a fantástica cidade sustentável de Masdar. E 10% do planeado está pronto.

 

 

Um traçado urbanístico ousado, que deixa os carros de fora: na cidade só se anda a pé ou de bicicleta. As ruas são bem estreitas para que um prédio faça sombra no outro. É perfeito para o deserto.

Os revestimentos das paredes isolam o calor e a direcção dos ventos foi estudada para criar corredores de brisas. Uma torre de 45 metros de altura suga o ar quente do alto e transforma-o em vento ameno em baixo.

Por enquanto, há poucos moradores, quase todos alunos do Masdar Institute, o mais importante centro de investigação do país, voltado para o estudo de energias alternativas, sustentabilidade e meio ambiente, e grande importador de talentos.

A cereja no topo do bolo desta pequena cidade fantástica é o seu automóvel: totalmente automático, sem piloto, usado apenas para ir até o estacionamento, circula por baixo da terra, sozinho. Simplesmente genial.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …