Mourinho rejeita falar da Bola de Ouro por manter suspeitas de irregularidades

Tsutomu Takasu / wikimedia

José Mourinho (foto: Tsutomu Takasu / wikimedia)

José Mourinho (foto: Tsutomu Takasu / wikimedia)

O treinador José Mourinho reiterou esta sexta-feira as suspeitas de irregularidades nas votações para os prémios anuais da FIFA, escusando-se, por isso, a comentar a possibilidade de o futebolista Cristiano Ronaldo vencer a Bola de Ouro de 2013.

“Na última época provei com um treinador e um jogador que os votos eram falsos e, para mim, não preciso de mais provas, um é suficiente”, respondeu o técnico do Chelsea à agência Lusa, durante uma conferência de imprensa no campo de treinos do Chelsea, em Cobham, a sul da capital inglesa.

“Um jogador disse publicamente que o voto dele foi alterado e um treinador disse que o voto dele foi alterado. A partir desse momento, para mim a Bola de Ouro não existe”, enfatizou Mourinho.

Em março, em entrevista à RTP, o técnico denunciou ter havido manipulação de votos, o principal motivo por não ter marcado presença na Gala da FIFA de 2012, em Zurique.

“Se estou arrependido [de não ter ido à gala de entrega da Bola de Ouro]? Não. Claro que foi a decisão certa. Quando me ligaram mais de uma, duas, três pessoas a dizer ‘eu votei em ti’ e o voto foi para outro, resolvi não ir”, contou então em entrevista à RTP.

Entretanto, a FIFA negou qualquer manipulação na votação para o melhor treinador de futebol de 2012, prémio atribuído ao espanhol Vicente del Bosque.

Num curto esclarecimento enviado à agência Lusa, a FIFA garantiu que “a lista de votos está correta”, negando ter havido qualquer privilégio ao selecionador de Espanha ou intenção de prejudicar o na altura treinador do Real Madrid.

Na mesma semana, o avançado Pandev disse ter sido um dos que contactou José Mourinho dando conta de alegadas irregularidades.

“Votei em Mourinho, sempre em Mourinho, e depois algo estranho aconteceu”, disse o jogador, que foi orientado pelo português no Inter de Milão.

Segundo a lista divulgada pela FIFA, o “capitão” da seleção da Macedónia votou em Del Bosque para melhor treinador, escolhendo de seguida Roberto Mancini, do Manchester City, e Jurgen Kloppp, do Borussia Dortmund.

Na altura, José Mourinho, então treinador do Real Madrid, criticou também o facto de Cristiano Ronaldo não ter sido eleito melhor jogador de 2012, uma distinção que recaiu no argentino do FC Barcelona Lionel Messi, pela quarta vez consecutiva.

O português Cristiano Ronaldo, o argentino Leonel Messi e o francês Franck Ribéry são os três finalistas do prémio Bola de Ouro 2013, que será entregue a 13 de janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …