Mourinho rejeita falar da Bola de Ouro por manter suspeitas de irregularidades

Tsutomu Takasu / wikimedia

José Mourinho (foto: Tsutomu Takasu / wikimedia)

José Mourinho (foto: Tsutomu Takasu / wikimedia)

O treinador José Mourinho reiterou esta sexta-feira as suspeitas de irregularidades nas votações para os prémios anuais da FIFA, escusando-se, por isso, a comentar a possibilidade de o futebolista Cristiano Ronaldo vencer a Bola de Ouro de 2013.

“Na última época provei com um treinador e um jogador que os votos eram falsos e, para mim, não preciso de mais provas, um é suficiente”, respondeu o técnico do Chelsea à agência Lusa, durante uma conferência de imprensa no campo de treinos do Chelsea, em Cobham, a sul da capital inglesa.

“Um jogador disse publicamente que o voto dele foi alterado e um treinador disse que o voto dele foi alterado. A partir desse momento, para mim a Bola de Ouro não existe”, enfatizou Mourinho.

Em março, em entrevista à RTP, o técnico denunciou ter havido manipulação de votos, o principal motivo por não ter marcado presença na Gala da FIFA de 2012, em Zurique.

“Se estou arrependido [de não ter ido à gala de entrega da Bola de Ouro]? Não. Claro que foi a decisão certa. Quando me ligaram mais de uma, duas, três pessoas a dizer ‘eu votei em ti’ e o voto foi para outro, resolvi não ir”, contou então em entrevista à RTP.

Entretanto, a FIFA negou qualquer manipulação na votação para o melhor treinador de futebol de 2012, prémio atribuído ao espanhol Vicente del Bosque.

Num curto esclarecimento enviado à agência Lusa, a FIFA garantiu que “a lista de votos está correta”, negando ter havido qualquer privilégio ao selecionador de Espanha ou intenção de prejudicar o na altura treinador do Real Madrid.

Na mesma semana, o avançado Pandev disse ter sido um dos que contactou José Mourinho dando conta de alegadas irregularidades.

“Votei em Mourinho, sempre em Mourinho, e depois algo estranho aconteceu”, disse o jogador, que foi orientado pelo português no Inter de Milão.

Segundo a lista divulgada pela FIFA, o “capitão” da seleção da Macedónia votou em Del Bosque para melhor treinador, escolhendo de seguida Roberto Mancini, do Manchester City, e Jurgen Kloppp, do Borussia Dortmund.

Na altura, José Mourinho, então treinador do Real Madrid, criticou também o facto de Cristiano Ronaldo não ter sido eleito melhor jogador de 2012, uma distinção que recaiu no argentino do FC Barcelona Lionel Messi, pela quarta vez consecutiva.

O português Cristiano Ronaldo, o argentino Leonel Messi e o francês Franck Ribéry são os três finalistas do prémio Bola de Ouro 2013, que será entregue a 13 de janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …