Mourinho: “Na final do Euro 2020, ficou um penálti por assinalar para a Inglaterra”

José Sena Goulão / Lusa

José Mourinho

Treinador português viu uma falta de Bonucci sobre Sterling, no duelo com a Itália. José Mourinho acredita numa Inglaterra ainda mais forte, nos próximos torneios.

A Inglaterra beneficiou de uma grande penalidade muito discutida na meia-final do Europeu 2020 mas, na final, houve uma grande penalidade por assinalar a favor dos ingleses. A opinião é de José Mourinho, que viu uma falta de Leonardo Bonucci sobre Raheem Sterling, no início da segunda parte do jogo com a Itália.

E acredita que essa controvérsia contra a Dinamarca influenciou este momento da final: “Para mim, foi mais penálti aí do que o que foi assinalado na jogada do Sterling, no prolongamento da meia-final. Se não tivesse sido assinalada aquela contra a Dinamarca, e se não tivesse chegado toda aquela pressão depois dessa decisão, possivelmente teria sido assinalada essa grande penalidade na final – ficaria 2-0 para a Inglaterra e estaríamos a falar de uma história completamente diferente”.

Duas bolas em campo, no penálti para a Inglaterra: o que diz a regra?

O treinador da Roma viu uma Itália a dominar a bola na segunda parte, enquanto a Inglaterra defendeu com um bloco baixo “durante demasiado tempo”. Mourinho não acredita que o bloco baixo tenha sido uma indicação da equipa técnica inglesa: “A Itália é que tinha sempre a bola, sempre a passar, a esconder a bola. Tirou o seu ponta-de-lança e jogaram com mais um médio”.

A Inglaterra perdeu mas Mourinho acredita que tem um futuro repleto de conquistas, porque tem uma base de futebolistas jovens e muito bons. Neste artigo de opinião publicado no jornal The Sun, o ex-treinador do Chelsea elogia o trabalho feito nas academias dos clubes ingleses, que melhorou muito desde a sua chegada a Londres, em 2004.

José Mourinho espera que os jovens ingleses tenham muitas oportunidades nas equipas da Premier League e destaca um jogador: Dane Scarlett. Tem 17 anos, “ainda é muito jovem, mas vai ser fenomenal”, disse Mourinho sobre o avançado do Tottenham, que até pode ser já convocado para o Mundial 2022.

O treinador português gosta de ver mais jovens ingleses dotados e bem trabalhados, como Jadon Sancho, Marcus Rashford, Mason Greenwood, Phil Foden, Jack Grealish e James Maddison: “Olhamos para a média de idades da seleção inglesa no Euro 2020 e vemos que nenhum jogador vai falhar o Mundial 2022 por causa da sua idade. Até diria que mais de metade vai jogar em dois ou três Europeus e em dois ou três Mundiais”.

Mourinho destacou mais um jovem: Jude Bellingham. O médio do Borussia Dortmund só participou em três jogos do Europeu, mas o treinador da Roma acha que, em vez da dupla de médios-centro ser formada por Kalvin Phillips e Declan Rice, o futuro a curto prazo passará por Rice e Bellingham. O jovem do Borussia é mais do que um médio posicional, sabe construir melhor e é uma ameaça maior para a baliza adversária.

Bukayo Saka foi o último jovem a ser elogiado por José Mourinho, que “só pode melhorar” nos próximos anos. Um jogador “multi-funcional”, que deverá ser bem aproveitado no Arsenal.

“Há muitas razões para ter esperança na seleção de Inglaterra. Após mais 16 meses de conhecimento e experiência para Gareth Southgate e para os seus jogadores, os ingleses poderão cantar ‘It’s Coming Home’ no Qatar, no próximo ano”, finalizou José Mourinho.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …